quarta-feira, 14 de novembro de 2018

ALGO DA INTERNET (146)


COM O FIM DO “MAIS MÉDICOS”, QUEM SOFRE É A POPULAÇÃO CARENTE – CUBANOS SE VÃO E A HISTÓRIA DO MÉDICO CUBANO QUE ESTEVE NA CASA DE MEU AMIGO
Eis a notícia, cada dia uma nos costados do povão mais pobre, o que infelizmente foi iludido e votou naquele que hoje lhe crava a estaca sem dó, muito menos piedade: https://noticias.uol.com.br/…/cuba-abandona-programa-mais-m…

O que dizer dos Mais Médicos e da presença dos médicos cubanos no Brasil?

Eu já escrevi isso aqui e publiquei em meu blog, o Mafuá do HPA vários textos sobre o assunto. Eis o link deles em quatro páginas de escritos variados e múltiplos: https://mafuadohpa.blogspot.com/search…

Triste pelo que estão a fazer deste país, um dia altaneiro e hoje, arremedo do que de pior temos no planeta. Para enaltecer a importância da presença dos médicos cubanos entre nós, reconto aqui uma história que faço questão de repetir por onde vá, pois trata-se de uma comparação bem simples e esclarecedora do que vem a ser a enorme diferença entre o tratamento dado aos pacientes dos médicos cubanos e os brasileiros envolvidos com a questão pública.

Meu amigo Chico Cardoso, o artesão das locomotivas de madeira, com sua residência e espaç ode criação localizados lá no Gasparini. Um dia teve um problema de saúde e foi buscar ajuda no Posto de Saúde local. Quem o atendeu foi um dos tantos médicos cubanos instalados na cidade. Teve o tratamento iniciado e assim seguiu por certo tempo. Quando já se achava bom o abandonou e sem avisar o Posto. Passou um tempo, estava ele todo tranquilão lá em sua casa, campainha toca, foi atender e levou o maior susto. Era o médico cubano, o que o acompanhava no tratamento no Posto de Saúde do bairro.

- Seu Chico, vi aqui saber o que aconteceu com o senhor, por quer não foi mais no tratamento? Não estava sendo bem atendido? Faltou alguma coisa? Como está hoje?

Ele ficou mais que desconsertado, pediu para o médico entrar e conversaram em sua sala sobre o seu problema e a partir daí, resolveu não só voltar ao tratamento, como espalhar a notícia com o justo reconhecimento pelo que via acontecer ali diante dos seus olhos pela primeira vez em sua vida. Para mim comentou dias depois:

- Henrique, eu nunca esperava receber a visita do médico em minha casa para me questionar como estava minha saúde. Foi algo que, pelo que entendo da medicina como é praticada no país, algo surreal, impossível de acontecer. Pois o cubano não só veio, como me atendeu ali na minha sala. O cara não só me surpreendeu como ficamos amigos. Como não me apaixonar por gente assim, por essas pessoas trabalhando sem se importar com o lugar, os meios, condições, mas sim com a gente, como o semelhante ali na sua frente. Eu sou um defensor não só da vinda deles, mas da continuidade para sempre deles atuando juntos do médicos brasileiros, até para ir fazendo com que nos enxergue além do dinheiro.

Ponto final. Eles se vão. Quem perderá?

BOLSONARO NÃO QUER O GINÁSIO DE ESPORTES COM VERBA DO SISTEMA "S" EM BAURU
Bauru está atenta até demais para os clamores de quem se servirá do novo Ginásio de Esportes, sendo bancado pelo SESI/SENAI, através de propaganda do Sr Paulo Skaf, o do fiasco do pato amarelo, também patrocinador do time de volêi feminino da cidade. Nada contra o Ginásio para 5 mil pessoas, mas para isso poresionaram acintosamente o prefeito para que conseguisse área ao lado do local da construção, viabilizando o estacionamento do novo empreendimento. Tudo bem que ele comerá parte do Horto Florestal, mas pelo visto, a causa conta com a unanimidade na cidade (poucos se lembram da frase de Neolson Rodrigues). A rádio Velha Klan alardeando do prefeito ser um "banana" se não conseguisse a área, fez com que o mesmo desapropriasse em tempo record e o decreto nesse sentido já saiu públicado do Diário Oficial do município.

Quando tudo parece estar resolvido, ninguém se atenta para ditos do futuro presidente Bolsonaro lançando farpas para todos os lados, despreparo mais do que evidente e num deles o faz contra o investimento do sistema S, justamente de onde virá a grana, a bufunda para a obra em Bauru. Bolsonaro não quer ver ninguém do Sistema S promovendo ações de investimento com Cultura ou seja lá o que for durante o seu período no poder. Como vai ficar a grana vinda para essa obra? O prefeito correu tanto, mas ninguém até agora ousou criticar o cara que vai comandar o país, pedindo de joelhos para ele só colocar em prática o que diz, após a verba daqui estar garantida. Dizem nas quebradas da cidade, ser esse o motivo pelo qual Skaf vai acabar se safando de gastar a grana em Bauru e ainda sairia por cima, como o cara que quis fazer, mas foi impedido por forças superiores.

Pegar no pé do prefeito é simples, os caras da Velha Klan o fazem a todo instante, mas não ousaram ainda pegar no pé daquele que chega, o novo manda-chuva, numa subserviência beirando as raias do servilismo mais vil. Os próximos capítulos dessa novela serão de um sabor assim inenarável. Só vendo...

Eu como gosto de misturar alhos com bugalhos, provoco e peço a leitura do que vem a seguir, até como norma de conduta doi que vem pela aí: https://www.revistaforum.com.br/o-sistema-s-posto-em-xeque…/

Nenhum comentário: