terça-feira, 21 de maio de 2019

RETRATOS DE BAURU (226)


ESSA SENHORA ME COMOVE...
Eu já escrevi dela algumas vezes por aqui. Ela anda muito pela cidade e poucos a notam. Perto dos 70 anos, ela é cuidadora de idosos e faxineira, mora só e resiste ao seu modo e jeito, tentando passar desapercebida diante de tantas cabeças distorcidas no mundo atual. Paro sempre para um bate papo e saber das novidades, de como tem conseguido tocar o barco adiante e ela me conta histórias duras, outras alegres, mas todas carregadas de algo bem dela, um amor pela vida e pelas escolhas que fez na vida. Ela é mais uma mulher trans, umas das poucas que conseguiu chegar até sua idade intacta, incólume e com uma bagagem de força incrível. Nesse dia dessas fotos estava perto do terminal rodoviário, primeiro parou para descansar perto do Bauruzinho, permaneceu por ali um bom tempo e depois voltou a caminhar. Faz muito isso, me diz ser melhor do que ficar em casa, trancada e olhando para as paredes. Ela sai, circula pela cidade, na maioria dos lugares a pé, vida regrada, com poucos amigos, mas fiéis, como certa feita me relatou. Ela me comove, me chama a atenção pela solidão com que a vejo pelas ruas de Bauru. Poucas vezes a vejo conversando com outras pessoas e isso me fez se aproximar e puxar conversa. Histórias como a dela, de como tiveram a coragem de dar o salto, seguir pelo caminho que sua cabeça lhe indicava é dessas para enternecer, me fazer parar o carro no meio fio e ir cumprimentar, dar um aperto de mão e querer saber se está tudo bem. Ela sempre me diz, "tudo bem" e pouco fala, mas seus olhos tem histórias que gostaria de um dia relatar, até para perpetuar algo feito com sangue, suor e lágrimas, mas também com alegria, perseverança e esperança. Todos temos muita esperança, de dias melhores, de dar a volta por cima, de vencer barreiras, de fazer sucesso, de ser vistos e principalmente de não ser desprezado. Eu, sempre que a vejo, paro e a reverencio, pois sei que por detrás do que vemos, tem alguém que batalha muito para continuar tendo a altivez demonstrada nessas fotos.

Nenhum comentário: