quarta-feira, 17 de setembro de 2008

UMA HOMENAGEM DE CAIR O QUEIXO
MEU NOME NO ESTAÇÃO KAFÉ, DE SANTA CRUZ DO RIO PARDO
Estive ontem no Estação Kafé, um posto de combustível em Santa Cruz do Rio Pardo, logo depois do famoso Paloma (rodovia Bauru/Ipaussu km 316), na inauguração do lindo projeto férreo, instalado por eles defronte o empreendimento, com locomotiva, vagão de passageiros, réplica de estação que existiu na cidade e um armazém transformado em salão de eventos e museu. O negócio é de encantar a todos que por lá resolvem dar uma paradinha. Fui convidado junto com o pessoal aqui da Cultura de Bauru e quando chego lá, tomo um susto e quase tenho um troço. Uma placa de agradecimento com os nomes das pessoas que contribuiram para o projeto e meu nome lá gravado. Suei frio, me segurei nas calças, aguentei firme e só não sai pulando entre os convidados, pois me dariam como louco. Agradeci pessoalmente os simpáticos e entusiastas proprietários (Antonio, Zezé e Cássia, além do engenheiro Roberval), mas não fiz nada mais do que minha obrigação. Quando vieram até Bauru me pedir alguma ajuda, o fiz desinteressadamente, indiquei pessoas, sugeri nomes, contribui da forma como sempre faço. O que presenciei ontem me fez tomar ciência de que são nesses pequenos detalhes, que são feitas as diferenças dessa vida.

Aproveito para falar um pouco daquele posto com estação de trem. Quem gosta de ferrovia não tem como não se encantar com aquilo tudo. Ali foi ressaltado o café, no desenvolvimento da cidade e a ferrovia, como propulsora do seu progresso. O viajante ali pode andar num pequeno trecho, guiado pela locomotiva Sinha Moça, de 1907, sentar-se nos bancos, imaginar a paisagem pela janela e desfrutar do restaurante ao lado. E mais que isso tudo, tive a rara possibilidade de rever a melhor fotógrafa da região, a Eglea, da Porta Retratos, que continua em plena atividade, cheia de gás e irradiando uma luz própria, como sempre soube muito fazer. Fiquei encantado com tudo e acho que ainda não acordei do sonho. A ficha ainda não caiu. Pudera...

4 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns, meu chapa.
Você merece.
Dani

Ivy Wiens disse...

Olá, Henrique!!! A admiração é recíproca! Estou sempre lendo o Mafuá e aprendo muito sobre a história de Bauru, sobre as pessoas que vivem aqui, muitas vezes isoladas, mas com tanto p/ nos ensinar!!! Aprendo tb sobre cidadania, cultura regional e política! Vixe!!!! Que escola!!!!

Vamos juntos nessa luta, que é de TODOS! Beijão carinhoso!

Anônimo disse...

Henrique,
Além de prazeroso ler o que escreve, é sentir a paixão que coloca naquilo que faz, desnudando-se e não medindo esforços para ajudar quem o precisa. O reconhecimento é natural!!!
Um abração,
luiza

Christian Steagall-Condé disse...

Homenagem mais do que justa!

Em muitos casos, o crédito vale mais que dinheiro.

Acho que é bem esse o caso... ;)

Estou em processo de pré-restauro de uma Locomotova à Vapor de 1910 e queria os contatos dos proprietários do Estação Kafé, caso possa me enviá-los, obrigado.