quarta-feira, 3 de setembro de 2008

RETRATOS DE BAURU (35)

FÁBIO PARIDE PALLOTTA, UM IMENSO PROFESSOR
Esse é dos grandes e não tem como contestar. Fábio Pallotta é professor de História, daqueles que faz história. Diante dos seus quase dois metros de altura, desde que me conheço por gente ministra aulas por essa região oeste do estado de SP (e olha que não sou novo). Há uns dez anos atrás cruzava sempre com ele lá por Jaú, hoje, como sempre, continua dando aulas na escola da família, a Guedes de Azevedo, mas continua sua rotina pelos cursinhos da região, agora do outro lado, em Garça. Dedicado como nunca, bate bola nas onze, com uma vitalidade de dar gosto (não deve ter chegado aos 50). Preside a Associação Amigos dos Museus de Bauru e participa de tudo o que se refere à preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Quando o assunto são nossas ferrovias, Fábio transforma-se no Super-Fabião e vira bicho bravo. Defensor fervoroso dessa parte de nossa história voltada para os trilhos, ultimamente está em estado de graça, pois após uma longa labuta, acaba de concluir sua tese, com um tema voltado para a Bauru dos anos 30, mais ferroviária do que nunca. Semana passada, quando de uma visita dele e seus alunos do Fênix ao MISB - Museu da Imagem e do Som de Bauru, tirei algumas fotos dele, lá do alto de uma escada, falando aos pupilos. Fui conferir e não deu outra, pela vestimenta daquela manhã e os gestos, muita coincidência com o gesto histórico de Lênin em 1920, em plena Revolução Russa. Comparem e me digam se, naquele momento, o dito cujo, mesmo sem querer, quase repetiu o gesto famoso (Lênin versava sobre Revolução, Fábio sobre o amor aos trilhos)? Fábio é de luta, histórica e, principalmente, ferroviária.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fui aluno do grande Fabião em Jaú e ele sempre gostou de levar os seus alunos, para visitas extra aulas. Acho que aí em Bauru, sua terra, com os trens ao lado, ele acaba se empolgando mais ainda. Foi um dos meus grandes professores. Contador de história como poucos.
Geraldo José de Jaú

Anônimo disse...

Olá Henrique.
Achei muito legal essa brincadeira que você fez.
Ficou legal no blog.
Eu gostaria que você me mandasse as fotos.
Obrigado mais uma vez.
Estou pensando em fazer um projeto com mais algumas pessoas para a presentar aos prefeitáveis sobre a Estação Central ser nossa com recursos federais. Vamos agitar o Nilson, a Rosio, a Lídia Possas, o João Francisco, o Ricardo da Portobello, enfim todos que pudermos pra ver se agora sai alguma coelho desse mato.
Abraços do
Fabio Pallotta

Unknown disse...

E é que achei o primo Fábio??? Grande abraço para ti! Venâncio

Unknown disse...

Oi Fabio
Graças à tecnologia hoje é possivel encontrar amigos distantes na internet. Eu fui sua contemporânea na faculdade de direito, sua fã no polo aquatico, e uma companheira em um dos muitos bailes de debutantes de Bauru no tênis clube. Levei um susto com seu "caozinho", se não me engano o nome era Apolo, enfim tenho ótimas lembranças da época que morei em Bauru. Muito tempo depois esbarro no seu nome na internet. Muito legal ver você professor inspirando a moçada. Me escreve qq dia desses, vou adorar! Um beijo grande.
Eliana
eliana.dasilva@gmail.com