quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

FRASES DE UM LIVRO JÁ LIDO (22)
"RUA DOS ARTISTAS E ARREDORES" - ALDIR BLANC (Edit. Codecri RJ, 1981)
Não me canso de repetir, Aldir é meu preferido. Li quase tudo o que saiu dele por aí, desde as letras de músicas, os livros, os textos nos Pasquins, depois na Bundas, no Jornal do Brasil e num blog, que ele não atualiza de jeito nenhum. Caço coisas dele para ler e para ouvir. Na ausência, releio. Esse livro (a capa original não é essa aí não, ela tem traço do Mariano) foi um de crônicas publicadas no velho e insubstituível O Pasquim, na sua fase áurea. Tenho a coleção quase completa dos livros da Codecri (a do rato que ruge) aqui no mafuá. Espanto traças deles, pois não quero perdê-los por nada nesse mundo. É uma briga. Na primeira e na segunda separação, fiquei com os livros e discos. Leiam essas frases e me digam se não tenho razão: Aldir é mesmo du cacete.

- "A Maria da Ave é Nossa Senhora, uma mistura de Deus e Super-Mãe com a voz da Dalva de Oliveira".
- "Esses meus avós são tão mágicos que só existem aos domingos".
- "Aconteceu com a liberdade a mesma coisa que acabou com a PRK-30: ficou sem patrocinador".
- "...a memória da classe média diminui junto com a queda do seu poder aquisitivo".
- "...o que é o amor sem um par de coxas, e vice-versa".
- "Uma escuridão mais impenetrável que livro caixa de sociedade arrecadadora".
- "A infância é uma idade da qual são permitidas só algumas das infantilidades dos adultos".
- "A mocidade é em tequinicolor. Depois a gente vai vivendo em preto-e-branco mesmo".
- "O sujeito que tem um bom câncer não tem motivo para ser neurótico".
- "Balão depois que apaga, ainda leva tempo pra cair" (sobre o fim do amor).
- "Rua sem time não é rua de respeito".
- "Me lembro como se fosse hoje!, é sempre um excelente começo pra contar mentira".
- "Todo escândalo de adultério deve comportar uma trégua pro cafézinho".
- "Meu chapinha, sem documentos você não existe" (um guarda para um infrator).
- "Tira a mão do meu saco que eu não sou Papai Noel".
- "Toda vez que um policial balança o cassetete pra moçada e diz uma coisa parecida com 'vamos circular, não há nada pra ver'. é batata: tem, no mínimo, um cara estendido no chão".
- "A mulher que é mulher tem que criar culpa, remorso, arrependimento na besta do marido. Aliás, todo marido, por mais malandro, por mais vivido, deve ser uma besta, como o lar".
- "...pobre quando vê nota de cinquenta pra cima, trata logo de se livrar dela, antes que os hôme arranjem alguma acusação em seu vasto repertóriio".
- "O brasileiro é católico protestante. Vaí à igreja, reza, reza, reza, não dá nada certo. Aí, ele entra no centro espírita e protesta pra cacete".
- "Essa é mais velha do que botar a culpa no comunismo internacional".
- "Buscamos sempre um pouco de paz e sossego, coisas que sempre ansiamos e que, uma vez encontradas, dão um tédio desgraçado".
- "A mulher do vizinho é um ser místico. Antes de ser mulher, ela é do vizinho. Isso provoca sentimentos obscuros".

Um comentário:

Anônimo disse...

frasista melhor que esse eu não conheço.
acaba de lançar um livro só com suas frases e tiradas, iguais a esse que vocês postou aqui.
não me lembro o nome. Vc sabe?
ri muito com algumas das frases.
Paulo Lima