sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (13)

75 ANOS DO ZIRALDO, EXPO BAURU NA GIBITECA
Os tais 75 anos do artista foram comemorados em 2007 e a feliz idéia de realizar uma ampla exposição comemorando a data redonda foi do cartunista mineiro Rico (http://ricostudio.blogspot.com/), que idealizou a idéia de convidar 75 cartunistas, cada um a seu modo desenhando algo sobre o mestre Zira. E assim foi feito. Fiquei sabendo da exposição quando estive ano passado em Paraguaçu Paulista visitando o Salão de Humor, criação do cartunista e arquiteto Denis Mendes ( http://www.salaodehumordeparaguacu.com.br/novo/) , também Secretário de Turismo da cidade. Um idealista que acabou levando a exposição para lá e também montou um passeio férreo turístico naquela estância. Quando bati os olhos naquilo, vislumbrei a possibilidade de trazê-la para Bauru. Denis gostou e ficou de falar com o Rico. Me colocou em contato e ele topou na hora. Passei tudo para o pessoal da Gibiteca de Bauru, o Nilson e o PH. Logo a seguir chega o CD com a reprodução de cada homenagem. Algo divinal. Tirei uma cópia para mim e deixei uma com a Gibiteca. Nesse começo de ano eles conseguiram montar a exposição. Pelos custos seria muito difícil reproduzir as 75 telas. Daí veio a idéia de uma TV ligada e as imagens irem passando lentamente. Estive por lá e gostei do que vi. Nem sei se ainda continua em exposição, mas valeu tanto pela homenagem ao Ziraldo e pela valorização do trabalho do traço, desenvolvida por esses dois abnegados que lá atuam. Quanto a Ziraldo não tenho nada a acrescentar, pois é um dos meus gurus, desde os áureos tempos d'O Pasquim. Continuo cercando o que publica por aí e seu traço é inconfundível. Fiquei muito contente de ter dado certo a exposição aqui por Bauru.

Nenhum comentário: