quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

UMA AMIGA DO PEITO (33)

FÁTIMA PAVANATO: REENCONTRO COM ELA, AS COISAS DO MARCELO E DR. ÂNGELO MONAQUEU
Gosto muito de falar de minhas amizades e de estar com os amigos todos, principalmente nas saídas por aí. Falo de todos eles com grande entusiasmo. Nem todos podem ser considerados "do peito", aqueles verdadeiramente amigos, os que estão ao nosso lado em todos os momentos. Mas como gostaria que assim fosse, incluo todos numa só categoria. Tenho meus momentos de reclusão aqui no mafuá (gosto muito deles), mais do que necessários, mas estar ao lado de pessoas queridas é sempre muito bom. Faço disso uma festa, momentos raros para serem eternizados.

Semana passada dei uma passadinha rápida na casa da amiga (essa amiga mesmo) FÁTIMA PAVANATO, a ex-esposa do Marcelo, que dirigiu o Alfinete em Pirajuí até bater com a dez, numa morte besta e rápida. Depois da ida prematura dele, ela aguentou o baralhado no jornal até quando deu, depois passou-o para frente, tentou outras coisas em Pirajuí e sentiu a necessidade de cair fora. E o fez, ela e seus cachorros. Todos aportaram aqui em Bauru e nem bem chegou já estava trabalhando. Gerencia a cozinha de um restaurante dos bons nos Altos da Cidade e vive a vidinha do jeito que ela deve ser levada. Curte demais seu cantinho, cheio de recordações do passado, sózinha como acha que deve ser sua vida. E como gosto de conversar com a Fátima. Falamos sempre muito do Marcelo e ela acaba me presenteando com algumas coisas dele. Ela havia me dito para passar lá e escolher algo dele. Ganho um rádio, desses de válvula, funcionando, que instalarei com o máximo prazer aqui no mafuá e um quadro com uma caricatura dele. "Não posso mais ter esse quadro aqui, pois onde estiver aqui em casa, ele parece estar me olhando, direcionando o olhar para mim", me diz. Trouxe no embornal e junto vieram emprestados três livros que havia lido anos atrás, emprestados pelo Marcelo. Eram uma espécie de xodó dele, tive que fazer leitura rápida e devolver. São três obras do Dr Ângelo Monaqueu, reunidas pelo fiel depositário do legado deste, o professor universitário Omar Khouri (também de Pirajuí, radicado em Sampa). Na parede, um quadro com emolduradas recordações do Marcelo e num bilhete, já quase apagado, uma frase: "Eu não acredito em religião/ Mas tenho FÉ". Comemos um peixe assado, bebericamos cerveja e poetamos juntos, quando leio em voz alta para risos de ambos, uma poesia escolhida de forma aleatória de um dos livros: "Encontro, comovido, no sanduba, um pelo de xana./ Separo-o, acarinho-o e isto me inflama./ Num átimo, porém, sou levado a livrar-me do caco:/ -Seria aquilo um pelo de saco?!". Prometo reler os três e publicar as barbaridades todas da mente mais do que sã do Omar, investido (ou seria revestido, tomado?) do Monaqueu por aqui. Trago os presentes, venho rindo no caminho de volta, lendo os livros enquanto dirijo e em estado de graça fico, por poder compartilhar da amizade de gente dessa laia, tão boníssimas como a Fátima. Esqueço até que ando duro.

4 comentários:

Anônimo disse...

HENRIQUE

Ângelo Monaqueu eu nunca ouvi falar, mas já gostei da amostragem do que produz. Fale dele e publique mais, pois o mundo de hoje está muito carola. Falta sem-vergonhice para nós todos.

Luciana

Anônimo disse...

Buenas Henrique!
... sem palavras!
Tenho certeza que o Marcelo adorou este seu "post".
Quanto a Fátima, dizer que é e sempre será A MULHER - um "pé de boi".
...e uma cozinheira de mão cheia!

Abraços!
ACPavanato

Mafuá do HPA disse...

cara Luciana

Aguarde novidades do Manaqueu por aqui.

Em breve frases impublicáveis dele, mas que aqui serão não só publicadas, como recomendadas e referendadas.

Concordo que o mundo ficou muito mais carola. Pois, nós que ainda não o somos, tentemos deixá-lo mais palatável.

Compareça sempre...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Quero estar presente neste próximo encontro!
Gostei muito do texto, HPA!
Vou mostrar para minha mãe logo, logo...
Grande abraço!

Pedro Pavanato
Designer Gráfico
pedropavanato.com