quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

CENA BAURUENSE (48)

CUBANO FÉRRER, LIVING ENERGY E BLOG DO NORUSCA
Show no SESC Bauru com Fernando Férrer (sobrinho do famoso Ibrahim, do Buena Vista Social Clube) e Orquestra. Casa mais do que lotada, transbordando de gente e de empolgação. Antes do início algo a animar alguns e desagradar outros. Uma aula de salsa bem na frente do palco e o público sendo convidado a dançar, impedindo a visão de todos os que estavam sentados nas mesas, principalmente os mais idosos. A dança continuou até o fim do show e na insistência foi chamada por muitos de “Aeróbica”, pois diversificou demais o ritmo caribenho. Quem queria somente ver/enxergar o show, teve que buscar outras alternativas, pois com a frente totalmente tomada, o visual do palco só era alcançado pelas laterais. Não seria mais adequado ter postado a dança no meio do salão ou no fundo? Férrer, que esteve em Bauru ano passado, fazendo parte como convidado da Orquestra Lyra Latina (em 01/04), animou todos os presentes. Trouxe uma banda mesclada de brasileiros e alguns cubanos, mesclando também no purismo do ritmo, com introdução da batida mais abrasileirada na forma de apresentação do repertório. Aos puristas, que esperavam só pura salsa, causou um certo espanto, mas o público de uma forma geral dançou e se divertiu o tempo inteiro. O ponto alto desse tipo de evento no SESC, além da boa música que irradiava por todos os poros é o congraçamento entre os presentes e a possibilidade de reencontros. Revi muita gente, conheci um outro tanto e participei de algo salutar no quesito cultural, o encontro de pessoas em torno de boa música, algo diferente do que se ouve na programação de muitas rádios AMs, FMs e até TVs. Desse jeito, vamos mudando os gostos musicais introduzidos à fórceps pela indústria cultural e introduzindo outros ritmos. Valeu! Como grande surpresa (lá tudo é possível), revejo minha professora de Geografia, nos tempos do Ginásio na EE Madureira, lá no Vista Alegre, anos 70 e conto ter sido ela uma das culpadas de ter cursado História anos depois. Eu, o filhão, Marcão, Nilma, Adalberto, Lázaro, Ralinho, Denise, Vinagre, Madê, mana Helena, Cristina Romão e tantos outros, estivemos por lá.

Uma outra novidade das mais salutares é a abertura na sexta, lá na Galeria Angelina W. Messemberg, junto ao Teatro Municipal de Bauru , com direito a coquetel, da exposição LIVING ENERGY, de uma pessoa que conheci a pouco tempo, aprendendo a admirar muito. Fui ano passado ver a fala do Férrez (nosso poeta marginal e revolucionário da periferia) lá no SESC e numa oficina de grafitagem lá estava o LUIZ GUSTAVO MARTINS, um dos expoentes dessa arte em Bauru. Fez questão de me mostrar sua arte e até trouxe para casa uma grafitagem sua num papel craft. Falou muito do seu trabalho e da falta de espaço para expor a extensão do mesmo. E não é que a Galeria de Arte bauruense abre suas exposições deste ano com a do Luiz. Não só estarei, como levarei alguns amigos comigo. Prestigiar o trabalho de um autêntico artista de nossas ruas, muitas vezes confundido com pichadores, é algo salutar. A abertura será sexta, 15/01, 20h com coquetel e tudo. Bola mais do que dentro.

Recebi a dica e vibrei com a iniciativa do REYNALDO GRILLO, lá de New Jersey EUA, em abrir um novo blog, só para falar do time do nosso coração, o NOROESTE. O endereço virtual é http://www.blogdonorusca.blogspot.com/ e no timaço de colaboradores estão J. F. Tidei de Lima, Marco Antonio Machado, Nelson Brandino, Paulo Sérgio Simonetti, Marco A. Buono, José Souto, além do próprio Reynaldo. Um timaço, que com o passar do tempo e dos embates, deve ser depurado ou até dilatado. Como amante do nosso Norusca estarei acompanhando tudo o que pintar lá. De início uma pauleira em cima do atual presidente, o dono da grana dentro do clube (faltou mostrar a alternativa para o caso dele sair. Qual será?) e muita informação sobre o primeiro jogo, ontem, lá em Osasco (a foto à direita é deles e foi tirada no jogo de ontem, lá em Osasco). Num e-mail, ele explica algo sobre o blog: "Depois de muita enrolação eu me meti a fazer um blog sobre o Noroeste com a ajuda de alguns noroestinos. O Tidei e o Marco Antonio ainda não escreveram... O Simonetti deixou eu pegar os textos que ele escreve sobre o Noroeste... Os demais são torcedores. Estamos aí pra meter bronca. Como voce mesmo disse... A mídia de esportes de Bauru tem mêdo do Damião e aquela curriola dele. Com certeza muita gente tá com o nariz torcido". Domingo estarei lá no campo junto dessa e de outras galeras. Uma pena, o Reynaldo estar tão longe e só acompanhar tudo via internet, mas vejam só, um blog noroestino feito lá nos States...
Abaixo um curto vídeo do show do Fernando Férrer, no SESC, só para sentir como foi o clima:

5 comentários:

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Puta som, né? Mas estava tão lotado que não vi você e nem a minha própria mãe que estavam por lá.
Abração!
W.Leite

Anônimo disse...

Henrique

Vejo ali numa foto o Ralinho e a Denise, ambos do Salsaloca, uma banda bauruense tocando muito salsa e música caribenha. Eles estavam na boca do garagarejo e promovem um som dos melhores aqui na cidade.

Maria Amélia

Anônimo disse...

JOSÉ SOUTO

Valeu Henrique, pelos comentários sobre o blog do Norusca, criado pelo Reynaldo Grillo.
Sou um torcedor do Norusca,vou colaborar, com textos no blog, análisando os jogos que assitir nos estádios e também enviando fotos, somente isto.
Não quero atacar a Diretoria e Presidencia do Noroeste, enfim não concordo com aquelas faixas expostas em Osasco. Sou um torcedor sensato e moderado, Bauruense, residente em São Paulo.

Anônimo disse...

FUI ontem lá na abertura da exposição do Luiz no Teatro e fiquei encantado com o que vi. Ele pinta muito bem e tudo com spray. Só não vi o Secretário de Cultura. Tinha muita gente por lá, inclusive você. Conta se vc gostou do que viu?

Flávio Pinto - grafiteiro

Anônimo disse...

amigo Henrique

O cara da última foto é a cara do Jorge Aragão. Achei que fosse ele e só depois percebi que era muito parecido.

Um abraço e boas festas e shows para você

Fausto