quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

UMA DICA (51)

FAUSTO RETRATANDO SUA ALDEIA EM CARICATURAS
Fausto Bergocce (http://www.faustocartoon.com.br/) é daqueles a seguir rigorosamente um dos preceitos mais difundidos pelo poeta Fernando Pessoa, quando apregoa que "da minha aldeia vejo quando da terra se pode ver no Universo..../ Por isso a minha aldeia é grande como outra qualquer/ Porque eu sou do tamanho do que vejo/ E não do tamanho da minha altura...". O chargista, cartunista e ilustrador, natural de Reginópolis, paraíso e reduto caipira paulista, uma pequena cidade encravada no coração do interior de São Paulo, não se cansa de enaltecer a sua "aldeia" natal, onde nasceu e mantém laços eternos. Faz questão de voltar sempre que pode, convivendo maravilhosamente com todos e dali extraindo temas para produção de sua arte.

Um desses retornos, talvez um dos mais significativos ocorrerá com a abertura da exposição "Reginópolis e sua gente através das caricaturas do Fausto", retratando cinquenta e dois personagens da vida cotidiana da cidade. São trabalhos produzidos em grafite e nanquim, onde Reginópolis está mais do que inserida, é parte integrante e viva da imortalidade que ele já proporciona para sua cidade, com as citações contínuas feitas ao longo de sua carreira. E os homenageados estão nos mais diversos segmentos, desde o social e político, como comerciantes, personagens históricos e tipos populares, movimentando a cidade em todas suas vertentes.

Não me canso de escrever do amigo Fausto aqui no mafuá. Nossas idéias batem em muita coisa, principalmente na defesa de Cuba, mas não na questão dos malefícios/benefícios do atual governo e no fim das ideologias. Muita discussão pela frente, como manda o figurino. De Reginópolis, seu rincão, ele por onde ande sempre faz questão de citar sua origem. Origem essa homenageada neste momento de forma sublime e uma marca imortal na vida da cidade de Reginópolis, fundada em 1948. Reginópolis estará toda representada e homenageada nessa exposição, que terá abertura às 19h, dia 30/01/2010, sábado, com um coquetel no Clube Ipê, permanecendo aberta à visitação até o dia 06/fevereiro.

Fausto está desde ontem aqui em Bauru. Circulo com ele no finalzinho da tarde pela redação dos jornais e ouço algo sobre a importância do que acaba de produzir: "Na exposição estarão retratados 1% da população de minha cidade". Rimos disso, só possível porque sua Reginópolis tem pouco menos de cinco mil habitantes. Seria um horror fazer o mesmo da cidade onde mora, Guarulhos ou daqui de Bauru. Levaria anos e anos. No começo da noite, junto da amiga Zezé, vamos ver o Noroeste (ganhou de 1 x 0 do Pão de Açucar e já é vice-líder da AII) lá no Alfredão e cervejamos no Bar do Totó, ali ao lado e na sede da Sangue Rubro, antes e depois da contenda. Ainda da exposição, ficam vocês, meus poucos mas fiéis leitores, desde já avisados e devidamente convocados pro furdunço. Eu, já me encontro em concentração para lá marcar presença. Hoje, às 11h ele estará na rádio Veritas FM, no Conexão Brasil, do Wellington Leite, hablando disso tudo e mais um pouco.

OUTRA COISA: Abro os jornais de ontem e lá está algo a me chamar a atenção, "Estudantes de Bauru ficam ilhadas no Peru". Na primeira página do JC uma foto de Verônica Lima, que faz pós-graduação na Unesp de Bauru e não têm como sair de Machu Picchu em função das fortes chuvas. Conheci Verônica, ainda estudante em 2006, participando ativamente do OLA - Observatório Latino-Americano, sempre engajada e vibrante em tudo que faz. Diante disso gostaria de indagar-lhe: "Não se apoquente, menina, o socorro virá, mas enquanto isso, aproveite, pois ficar ilhada em Machu Picchu deve ser muito mais contagiante do que o confinamento aqui em Bauru. Nem de tédio, muito menos da convivência com um dos mais ricos e vislumbrantes locais desse planeta, terá falta, já daqui, não faça tanta força para voltar. Sabe muito bem como se processam as coisas por essas plagas". E cai o pano rapidamente.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique,

Escrever sobre o trabalho do Fausto é fascinante....
Mas conhecê-lo pessoalmente,é tudo de bom.
Uma pessoa inteligente,talentosa,culta e nos surpriende pela sua simplicidade de viver.
Sucesso Fausto ,hoje e sempre...

Um abraço.

Maria José