quinta-feira, 3 de junho de 2010

CENA BAURUENSE (61)

A CULTURA NO BANCO DOS RÉUS E UMA EXPOSIÇÃO SOBRE OS CRAQUES DAS COPAS DO MUNDO
Hoje, quinta, 03/06, feriado católico, um friozinho lá fora e ao pegar os jornais pela manhã, uma surpresa. Estampado na manchete do BOM DIA, algo clamado por uma legião cada vez mais crescente de pessoas ligadas à cultura municipal: "Servidores cobram saída do Secretário de Cultura - 'É um termômetro de que as coisas não vão bem', admite Rodrigo após receber comitiva contra Pedro Romualdo". Na página 2, em matéria assinada por Bruno Mestrinelli, a sequência com "Servidores se rebelam e pedem saída de Romualdo - Secretário de Cultura é assunto central em reunião fechada com prefeito". Leio e lá a confirmação de que 18 servidores estiveram no Gabinete do Prefeito expondo a situação caótica, catastrófica e de fim de feira a persistir nas hostes culturais da cidade. Se a classe artística não teve coragem suficiente para promover o levante, isso acabou partindo dos próprios servidores, corajosos e encurralados diante de uma situação mais do que insustentável. Escrever mais é chover no molhado, pois até as pedras do reino mineral sabem dos problemas lá existentes e qual a melhor solução para resolvê-los. Esse espaço foi utilizado por inúmeras vezes para expor a situação e agora a solução está novamente no colo do prefeito. A surpresa foi o Jornal da Cidade nada noticiar sobre o ocorrido, nem uma mera nota no Entrelinhas, afinal, acredito ser a essa a grande notícia sobre sultura no dia de hoje.

Circulo pela cidade e algo a ser constatado. Como em todos os anos de Copa do Mundo, as cidades brasileiras se vestem de verde e amarelo. Uma pena isso ocorrer somente nesses períodos. Imagine nosso povo vestindo as cores de sua bandeira e indo às ruas exigindo uma nova ordem política e social? Algo inimaginável num país cada vez mais vivendo sob efeitos de uma letargia paralisante. Mas nem tudo é tão paralisante nesse período. Ressalto aqui o trabalho de um valoroso artista ourinhense, radicado aqui há 8 anos, o Leandro Gonçales, 35 anos, que estará promovendo uma exposição sobre o tema Copa do Mundo e seus craques. Lá serão encontradas caricaturas de jogadores que fizeram a história de vários Mundiais. Gonçales é um eterno batalhador, pois promove sua 11ª exposição e essa sem apoio do poder público, ou seja, sem espaço público para mostrar seu trabalho. De 04 a 18/06 ela estará ocorrendo no próprio estúdio do autor, localizado ali nos fundos da Câmara, Delegacia e Correios, praça D. Pedro II nº 3-13, durante o horário de expediente do cartunista. Com um cartaz cheio de patrocinadores, nem um mero apoio da Cultura municipal. É dessa forma que caminha nosso setor cultural público, totalmente à margem de tudo e de todos, desplugado do mundo real.

Desde quando conheci Gonçales virei seu fã e admirador. Faz uma charge diária para um jornal de Ourinhos e mantém um estúdio, onde ministra aulas de desenho para uma garotada cada vez mais antenada com o traço. Dele acompanho desde o lançamento em 23/11/2009, as tiras publicadas no jornal Segunda-Feira, encartado nesses dias junto ao Jornal da Cidade. Com um traço simples, valorizando as cores, ele tem procurado retratar fatos cotidianos do nosso dia-a-dia. Não só acompanho como declaro aqui colecionar suas tiras. Sim, tenho todas e vou colando em folhas sulfites amarelas (encadernarei no futuro), uma ao lado da outra. Já são 28 tiras e lá tem de tudo, desde brincadeiras com o solteiro prefeito e suas investidas noturnas, até os bares da cidade, a Cultura e outros acontecimentos dessa Bauru. Nelas, além da do prefeito, já vi caricaturas de George Vidal, Norba, Aucione, além dos personagens "Dimas, o andante", "Wartão, Músic Show"e "Luara". Queria vê-lo mais político, mais vibrante, arrojado, cutucando as estruturas, mas sei que a cada semana estará nos reservando uma nova surpresa. E na próxima segunda lá estarei a recortar mais uma e colar no meu álbum de figurinhas.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique - Saiu hoje no Jornal da Cidade essa carta corajosa de um agente cultural da cidade. Que outros se manifestem. A luta tem que continuar, ainda mais agora que a bola foi lançada ao meio de campo.
Aqui quem vos escreve é o Samuel, lá do Gasparini


Caso Pedro Romualdo
Gravíssimo a situação do secretário da Cultura Pedro Romualdo. Não é novidade para ninguém que há muito tempo o secretário tem problemas com funcionários da pasta. Mas chegar ao ponto de quase todos os servidores administrativos realizarem uma reunião com o prefeito para reclamar deixa bem claro que o caminho das políticas para a cultura no município está equivocado, a começar pelo comando da pasta. Realizo eventos na cidade e também já tive problemas com o secretário. Ele infelizmente é inacessível e autoritário, além de não ser sensível à mobilização popular. Faz tempo que nossa cidade está carente de políticas públicas que incentivem e fomentem a cultura e, sabemos, pouco tem sido feito pelo secretário.

O nosso querido prefeito, na medida do possível, vem fazendo um ótimo trabalho na cidade. Entretanto, peca ao nomear alguém despreparado para uma pasta tão importante. Uma cidade sem cultura é uma cidade morta. Necessitamos urgentemente de ações que levantem a auto-estima da população. Queremos viver numa cidade viva.

Há alguns meses, recebi um e-mail onde várias instituições assinavam uma carta de repúdio falando sobre a insatisfação do atendimento dessa pasta, documento esse que seria mais tarde encaminhado ao prefeito. Fica aqui a dica: sem a imprensa fica difícil fazer circular a cultura. Seria interessante que os jornais consultassem os agentes culturais que não vivem sem a Secretaria para realizar suas atividades. Com certeza, eles aumentariam o coro das reclamações dos funcionários da pasta. Isso, contudo, seria vislumbrar apenas a ponta do iceberg.

Marcos Souza - coordenador da Associação Bauru pela Diversidade

Caldeirão Poético disse...

A hora que minhas cartas começarem a sair, as páginas dos jornais terão que ser de aço....
Existem decisões que não podem ser adiadas em alguns secretariados e outros orgãos, pois quanto mais adiar, pior será até para a reputação de outras pessoas, que são do bem, mas estão esperando nós, 'zé-povinho' (sem poder nenhum no momento, mas muito mais aculturados e preparados, esquecermos dos grandes problemas.
Mudança já Rodrigo, as alianças são boas até certo momento...

Mafuá do HPA disse...

Reproduzo aqui, o que o BOM DIA de hoje fala sobre o tema:

Bastidores
BRUNO MESTRINELLI
bruno.mestrinelli@bomdiabauru.com.br Silêncio
O BOM DIA procurou pelo segundo dia seguido o secretário de Cultura, Pedro Romualdo, mas não obteve retorno para que ele comentasse a revolta de servidores da pasta contra sua administração. Mais uma vez ele está na corda bamba após pressão a reunião dos insatisfeitos com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB).


Repercussão
A matéria veiculada no BOM DIA sobre a insatisfação dos servidores da Cultura com Pedro Romualdo repercutiu. O prefeito Rodrigo Agostinho disse ter recebido várias ligações e comentários sobre o assunto. No entanto, afirmou que não tem definição sobre o caso.


Editorial
Crise na Cultura
O secretário de Cultura, Pedro Romualdo (PSB), está longe de ser uma unanimidade, muito pelo contrário.

Desde que o nome dele foi confirmado para a pasta, foi rechaçado pela maioria do setor cultural. “Não é do ramo”, atacam uns. “É autoritário e não dialoga”, retrucam outros.

Apesar de tudo, o presidente do PSB, pelo menos até agora, resiste à onda de insatisfação e se segura no cargo.

As críticas, no entanto, chegaram ao ápice na quarta-feira [conforme mostrou o BOM DIA, na edição de quinta-feira quando funcionários da secretaria se rebelaram e, em audiência com o prefeito Rodrigo Agostinho (PMDB), pediram a cabeça de Pedro Romualdo. As acusações são múltiplas e graves. “Ele não é técnico, não consegue administrar e também não é da área”, disse um funcionário, pedindo anonimato. Suposto assédio moral também está no rol das queixas.

O importante, neste momento, é que o clima de conflito e as desavenças não paralisem a pasta. E Rodrigo só tem dois caminhos à seguir: ou age rápido e demite o secretário, para estancar a crise de relacionamento, ou interfere imediatamente na crise e tenta aparar as arestas.

O que não pode é protelar a questão por um prazo além do razoável. É preciso tratar a cultura com a urgência e prioridade que o setor merece.

E, para tanto, o ideal é que o prefeito tente se libertar das amarras políticas, para o bem da administração pública.

A Cultura, como se sabe, faz parte da cota do PSB, que participou da campanha e faz parte da base de sustentação do chefe do Executivo na Câmara, com uma cadeira.

Suporte legislativo é essencial para garantir a governabilidade.

Mas parece temerário e um contrasenso ter de eventualmente engolir indicações para cargos na administração que não atendam às expectativas e, pior do que isso, gerem problemas.

E o que fazer?
Rodrigo até aqui resistiu aos apelos do setor cultural para alterar o comando da pasta.

Agora, com a ação dos funcionários, parece ter despertado e concluído que “as coisas não vão bem”, conforme declarou ao BOM DIA na edição de quinta-feira.

Que faça algo urgente. E que as coisas fiquem melhor.

Anônimo disse...

valeu HENRIQUE FICOU MUITO MASSA , FICO FELIZ QUE VC ESTEJA COLECIONANDO CADA TIRINHA SEMANAL ESTOU TE DEVENDO VARIAS CARICATURAS SUAS HAHAHAHA VOU FAZER ATÉ EM TIRA ...MEU A SECR. DE CULTURA VAI FICA BRAVA P DEDEL...COM TIGO ...HAHAHAHA ABRAÇOS... SEU BLOG É O MELHOR DE BAURU ...VALORIZA A ARTE A CULTURA QUESTIONA COM SEVERAS PALAVRAS ...PARABÉNS..


GONÇALEZ

Wander Florencio disse...

Aí Hebrique, se vc quiser ver e depois adaptar pro Mafuá esse manifesto:

http://botecodovalente.blogspot.com/2010/06/pra-quem-achou-que-o-boteco-ia-fechar.html

O BOTECO DO VALENTE TÁ NA ÁREA DWE NOVO!!