quinta-feira, 10 de junho de 2010

CHARGES ESCOLHIDAS À DEDO (27)

COPA DO MUNDO: OVERDOSE DE FUTEBOL E ALGO SOBRE BRASIL E ARGENTINA
Não se espantem. Torço nessa Copa para o Brasil, mas vislumbro algo a olhos vistos, o time da Argentina está mais redondo que o nosso. Foram horrorosos nas Eliminatórias e agora, adentram o Mundial renovados e com um futebol de encher os olhos. Estou à beira dos 50 anos e deixei há muito de torcer por um time só no futebol. Continuo mais noroestino do que nunca (disso não abro mão), mas não me verão mais enlouquecido pelo Corinthians como dantes. Quero é ver uma boa partida e é isso que busco assistir. Percebendo jogos ruins, sendo até do meu time, mudo de canal e vou à busca de outra coisa mais interessante para fazer. Nessa Copa farei o mesmo. Adentro a mesma com um pé atrás com o nosso selecionado. Dunga começou mal quando convocou um time previsível. A falta de ousadia me faz deixar de torcer apaixonadamente como dantes. O time dificilmente irá empolgar e como quero sofrer pouco, desde já antecipo não desfraldar a bandeira com o afinco do passado. Ao contrário de Dunga, não tenho compromisso com a coerência, mas sim com o sonho de sempre buscar o melhor. Não suporto essa previsibilidade e um treinador que não tenha um time que não me provoque, não me instigue, não me mostre outras perspectivas. Como eu posso torcer por um time comandado por um cara com a mentalidade do Dunga, mesmo sendo a seleção do meu país? Estou na defensiva. Gosto é da irreverência, como a dos flamenguistas quando da não convocação do Adriano (Ele foi ao Mundial, ao supermercado...). No blog Buteco do Edu (http://www.butecodoedu.blogspot.com/ ), algo que faço questão de reproduzir aqui. Nosso time está evangélico demais pro meu gosto, religioso até a medula e chato, uns carolas, que até no batuque fazem questão de ficar naquele sambinha de igreja. Vejam o vídeo que o Buteco do Edu na Copa coloca no ar, mudando duas coisinhas do original, o grito de “evangélico” e “corno”, para resposta às perguntas “A gente é o que?”: http://www.youtube.com/watch?v=HUP9ZVVUqRs&feature=player_embedded . Além disso, Eduardo Goldenberg deixou registrado algo, que não escreveria melhor: “Eu, ufanista até a medula, creio no Brasil de chuteiras. Creio no Brasil de chuteiras e torço para que se concretizem as profecias de Nelson Rodrigues. Torço para o Brasil campeão da Copa do Mundo de 2010. Torço para que o presidente Lula receba os campeões no Palácio do Planalto no início de julho e fature com o troço, que há de ser capaz de fomentar a campanha de Dilma Roussef, que não é boba e vai dar seu jeito de aparecer abraçada a Felipe Melo, ele que - ainda segundo o ficcionista - dará nome à era que será perpetuada depois da grande final. Torcer contra o Brasil, dizer que vai torcer contra o Brasil, ou ainda dizer que não será possível torcer pelo Brasil, é uma postura verde-marina demais pro meu gosto com gosto de sangue na boca”. Estou com o mesmo espírito.

Nossos comerciais de TV, o das cervejarias ficam só instigando uma rivalidade idiota. Não sabem fazer outra coisa. A cerveja Quilmes argentina produziu neste ano um comercial lindo, diferente da besteirada de provocações entre eles e nós. Vejam se não é de arrepiar. Imaginem tendo como pano de fundo o nosso time e nossas perdas. Cliquem para assisti-lo, já legendado: http://www.youtube.com/watch?v=Pw7uor392dY . Por isso não me espantei ao ver meu amigo Marcão Resende, sempre de vermelho, abrindo mão na véspera da Copa, para ostentar no peito uma camisa dos hermanos (os motivos são os mesmos que os meus). Mostra-se corajoso e de saco cheio das previsibilidades dunguisticas. Gosto de torcer do meu jeito e de gente que reflete sobre futebol de forma inteligente. Tem dias que estou com uma vontade louca de escrever e em outros, encontro textos que refletem muito bem a minha forma de encarar as coisas e não me envergonho de copiá-los (citando sempre a fonte). Faço isso mais uma vez aqui, com o comentário de um tal de Flávio, num dos textos sobre futebol lá do blog do Edu: “Uma das coisas que eu mais amo no futebol brasileiro é o nosso compromisso com a beleza do jogo. Somos capazes de aplaudir adversário craque e vaiar o próprio time quando só tem bagre. Essa palhaçada da imprensa de que torcedor tem que SEMPRE apoiar o seu time é uma tremenda babaquice. Passamos a "argentinizar" a nossa relação com futebol. Agora só falta nós acharmos que somos mais machos que todo o mundo. Outra coisa: não gosto de evangélico, ainda mais na seleção. Não quero jogador para casar com a minha filha, quero jogador campeão do mundo. E tenho certeza que o João Saldanha desceria a lenha nessa porcaria de "Brasil, ame-o ou deixe-o" futebolístico”. Nesses momentos sinto uma falta danada de uma cara como João Saldanha (leio hoje o Sócrates e o Kfouri), que certamente pensaria mais ou menos do mesmo jeito e mais que isso, colocaria a boca no trombone. Taí um livrinho bom para ler durante a Copa: www.quemderruboujoaosaldanha.com.br/ . Vamos ver no que dá essa Copa...

9 comentários:

Anônimo disse...

Não consigo torcer contra o Brasil, mas confesso, não coneguiria vestir uma camisa com o nome do Kaká nas costas. Tem coisas interessantes no seu texto.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

torço para um bom espetáculo
de futebol ,mas,nao posso deixar de torcer para o Maradona se dar bem como tecnico,um cara que tem Fidél e Che tatudo na pele, que quando precisou de ajuda medica para emagrecer e se livrar das droga procurou Cuba quando podia ir a qualquer outro centro medico do mundo,e disse que os jogadores argentinos nao são pressionados, pois ganham milhoes para jogar,mas os trabalhadores sim, esses trabalham e mal tem para comer.
lazaro carneiro

Mafuá do HPA disse...

Não, não e não, mil vezes não. Não torcerei na Copa do Mundo pelos minúsculos kaka, dunga, kleberson, robinho, felipe melo, josué e demais guardiões das muralhas de Jericó. Sinto muito, mas por esses eu não torço. Nem tampouco torcerei pela marca esportiva, pelos bancos, cervejas e guaranás, patrocinadores da entidade que comanda o nosso futebol de um jeito que faz a Camorra parecer a Associação Cristã de Moços.

Mas eu torcerei [e como torcerei, meu pai] pela camisa amarela - que já foi branca e vez por outra azulece- e suas tantas estrelas; de número igual as do cruzeiro que Diogo Cão viu no céu ao cruzar o equador, pouco antes de aportar no gigantesco Congo.

Torcerei porque ela, a camisa, é feito manto de santo, vestimenta de orixá, cocar de caboclo, capa de exu, terno de malandro, roupa de marujo e farda de capitão de guerrilha - estandartes da terra que eu amo.

[Que o pastor jorginho não nos ouça, mas jogador do escrete, quando não é o próprio Deus encarnado, como o crioulo Edson Pelé, é feito cavalo de santo - mero instrumento do mistério que nos fez povo, nas fronteiras da bola.]

O manto canarinho esconde segredos e é terrível para os mortais, sucumbidos ao seu peso de toneladas de histórias. É feito o aze de palha da costa do deus da varíola, a quem agora canto nesse opanijé fora de hora: Atotô, Ajubero! Proteje essa seleção, que não te conhece e te rejeita, nas esquinas do teu continente negro.

Laroiê, Elegbara! Te peço um milagre, que rogar não custa: tem como conceder, zombeteiro, àquele bando de carolas que te acham o demônio, o poder e a ginga do teu jogo de malandro, dono dos dribles mais desconcertantes? Não tem, né... Era você, meu compadre, que baixava nos gramados no corpo do teu cavalo Manoel, o passarinho Garrincha, e dava a volta ao mundo com a bola no pé, como Mangangá bailava na roda de capoeira ao toque de São Bento Grande.

Ela, a farda canarinho, [amarrotada, vendida, bonita, feia, diferente, moderna, tradicional, mal trajada, rota, suada, intacta...] é alma que vaga na hora grande, assombração no Recife Velho, dança de pretos mortos na Pedra do Sal, entidade encantada nas esquinas africanas do Brasil e nas vielas brasileiras da África mãe. Por isso - por ela - eu torço, reverente.

A camisa-entidade é folha de mariwo, baobá de tronco forte, bandeira cravada no Humaitá, canário da terra, pomba do Divino, lança de caboclo, lançamento de Didi, bala no peito de Marighella, bola no peito de Pelé e gol...

A amarelinha, quando adentra as quatro linhas, é a veste enfeitiçada de panos coloridos dos Egunguns, ancestrais conduzidos pela senhora dos ventos, a dona dos nove espaços dos gramados, Orum onde forjei minha maneira de sonhar o Brasil, vento da minha mãe, búfalo da floresta.

Bate no chão teu ixan sagrado! Bate e traz todos eles, Oyá, traz todos eles, Iansã, arrepia o vento dos Egunguns bailando com mil bolas, que é por eles que eu rezo e torço, como faço desde menino:

Chama Friedenreich; chama Marcos Carneiro de Mendonça; chama Leônidas; chama Preguinho; chama Fausto; chama Domingos da Guia; chama Danilo; chama Ademir Queixada; chama Zizinho; chama Barbosa; chama Friaça; chama Castilho; chama Everaldo; chama Vavá; chama Didi; chama Heleno; chama Tesourinha; chama Orlando Peçanha; chama Mané Garrincha; chama Mané Garrincha; chama Mané Garrincha; chama, chama,chama...

Luiz Antonio Simas, retirado do blog Histórias Brasileiras

Anônimo disse...

É ridículo, terrivel, horripilante. Torcer contra a pátria e vestir camisa da argentina mostra o quanto mau caráter é a pessoa.
Os esquerdopatas querem sempre ser do contra, são pessoas frustradas com a vida, o Sócrates é um bobo invejoso, não ganhou nada e inveja os que vencem. Tomara que a seleção do Dunga vença a copa e cale a boca destes criticos ridiculos.

Anônimo disse...

Pera lá:
Alguém alguém falou aqui em torcer contra a pátria?
Aliás, torcer contra a pátria é só vestir o verde-amarelo durante a Copa, não lutar dignamente por uma Brasil melhor e ainda fazer preselitismo disso.
A discussão aqui é sobre a medriocridade de uns, como dunga, kaká...
Já vestir a camisa do irmão ao lado e não a nossa, sei lá, não faria isso, mas respeito, pois ando puto com nosso time, por mais que a tv globo insista em apregoar que somos os imbatíveis.
veremos, né.
Paulo Lima

Anônimo disse...

olá Sr.Henrique!cresci numa familia numerosa com 4 irmãos e dois primos que meus pais cuidaram;nessas circunstâncias vivi futebol,não que entenda muito,mas...admiro muito Messi sem dúvida faz história no futebol mundial como um dos melhores jogadores que esse mundo produziu e vejo que o Barcelona fez um trabalho incrível investindo tudo que investiu,mas dai a SELEÇÃO DA ARGENTINA estar com toda essa bola,se me permite,na minha humilde opinião não vejo tudo isso não,mas como copa é copa e muito acontece,vamos conferir nos jogos "sérios".abraços cordias.Karina.

Mafuá do HPA disse...

É isso aí, Karina deixa a bola rolar e nós, os 200 milhões de técnicos vamos começar a nos desentender. O gostosos mesmo é gostar de futebol e viajar no tema.
Abracitos a todos que proponham a discussão do assunto.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

VERGONHA

Anônimo disse...

vamos lá Sr. Henrique!dou a mão a palmatória...Argentina com um timão mas ainda não entrosado!só não deu pra entender por que o Milito entrou só 10' antes de acabar,coisas de Dieguito!Holanda promete,Inglaterra perdidinha,Alemanha mais redonda!Itália meio perdida ainda,mas a caminho.na minha opinião de leiga foi o que pude ver.vejamos nosso time hoje e depois os outros especialmente a Espanha grande promessa.abraços cordiais!Karina