terça-feira, 29 de junho de 2010

UMAS FRASES (53)

E CADA UM ESCOLHEU UMA
Tenho por hábito ir registrando nas minhas agendas anuais frases em cada página. Faço isso desde os anos 90. E guardo minhas agendas velhas numa caixa aqui no mafuá. Todo começo de ano publico lá n'O Alfinete as mais significativas de cada ano. Agora com o advento dos meus 50 anos juntei algumas delas, umas sessenta, reproduzi em folhas de sulfite, escritas com pincel atômico. Garimpei em apenas duas agendas, as do ano passado e retrasado. Pendurei todas num varal no meio do salão e elas chamaram bastante a atenção. Todos os que estiveram na feijoada deram belas paradas para ler algumas delas. Agradei e na hora que o pessoal começou a ir embora, alguém me pediu para levar uma que havia achado muito significativa. Concordei e pedi para tirar uma foto dele junto da frase. Daí em diante muitos outros repetiram o feito e eu cliquei quase todos. Nas fotos espalhadas alguns desses registros.

Das que trouxe de volta para casa, deixo aqui registradas mais algumas:
- "As revoluções são a locomotiva da história", Karl Marx
- " A crise financeira é branca e de olhos azuis", presidente Lula
- "Não há conquista popular com parlamentares conservadores", Cláudio Abramo
- "A primeira condição para modificar a realidade consiste em conhecê-la", Eduardo Galeano
- "Se você treme de indignação perante a injustiça do mundo, então somos companheiros", Che Guevara
- "A gente vai contra a corrente", Chico Buarque de Hollanda
- "Pior que o fim do mundo, para mim é o fim do mês", Zeca Baleiro
- "Jornalismo é publicar alguma coisa que alguém não quer que seja publicado", Cidinha Campos
- "O brasileiro não faz história, ele é espectador", Raul Seixas
- "Alca, Alca, al carajo", Hugo Chávez
- "Sempre imaginei que o paraíso fosse uma espécie de livraria", Jorge Luis Borges
- "Não vim ao mundo para me resignar", Máximo Gorki
- "A esquerda quando começa a contar dinheiro, vira direita", Carlito Maia
- "Não basta que todos sejam iguais perante a lei. É preciso que a lei seja igual perante a todos", Salvador Allende
- "Se você não se atrasar demais, posso te esperar por toda a minha vida", Oscar Wilde
- " Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho", Fidel Castro
- "Não existe nada que me envergonhe de ser um professor. Eu sou um professor. Ensinar é absolutamente fundamental", Paulo Freire
- "Vaia de bêbado não vale" Tom Zé
- "Já vivemos sufocados pela ditadura, hoje vegetamos na dita mole", Aldir Blanc
- "Não fiquem lendo muito. Vivam, namorem. A natureza nos deu órgãos maravilhosos para comer, cheirar, amar. É gostoso", Darcy Ribeiro
A festa foi no sábado, hoje é terça e meu celular toca. Era uma pessoa me perguntando o que fiz das frases, pois gostaria de ficar com elas. Ainda bem que não joguei nada fora...

3 comentários:

Unknown disse...

Amigo, que criatividade!!!! Tirei o chapéu mais uma vez para você. O que se pode esperar da comemoração de um cara inteligente como você? Pena que fiquei sem nenhuma frase. Grande abraço. Iraci

Anônimo disse...

A frase do Freud sobre religião ficou ilegível. Transcreva ela para nós...

Daniel

Mafuá do HPA disse...

O cartaz com a frase que o advogado João Bráulio está segurando e que depois levou embora diz:

" Quanto mais os frutos do conhecimento se tornam acessíveis aos homens, mais acelerado é o declínio da crença religiosa", SIGMUND FREUD.