segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (17)

ALGO SOBRE UM E MEU CONTATO COM OUTRO DOS "GAROTINHOS"
Essa história e os documentos que publico aqui são lembranças que me ocorreram após a visita feita na casa de Tito Madi, em Copacabana, no Rio, na última quinta, 23/12. Falávamos do Garotinho, ex-governador carioca (que ambos deixamos de gostar há muito tempo) e logo a seguir do outro, o locutor da rádio Globo AM RJ. Tenho um história com eles e a conto aqui. Sempre gostei de ouvir rádio. Sempre ouvi as transmissões esportivas de duas rádios cariocas, a Tupi, primeiro com Doalcei Camargo (mariliense, por sinal, já falecido), depois com Luiz Penido. Na Globo, narração de José Carlos Araújo, mais conhecido como Garotinho, com um jeito gostoso de narrar uma partida de futebol. Quase na mesma época ouço pela primeira vez de um prefeito de uma cidade interiorana do Rio, Campos, também Garotinho. Falante e com uma conversa envolvente, me deixei levar, chegando a acreditar na sua ladainha. Certa vez apareceu até no programa "As dez mais", que nas terças à noite, Saroldi apresentava na hoje extinta JB AM. O cara me enganou, assim como quase todo o Rio de Janeiro.

Enganou tanto, que em 11/09/1994 enviei carta (sempre escrevi muito, enviei cartas aos borbotões e a maioria guardei) para o Garotinho da rádio Globo quando este se insurgiu contra o outro. Havia ouvido na rádio: "Garotinho só tem um e o verdadeiro não é candidato a nada". Havia entendido aquilo como uma briga entre o candidato e o radialista, que fazia a defesa do grupo Globo, contrário à candidatura do ex-prefeito de Campos. Garotinho, o candidato concorria ao governo pelo PDT brizolista, que sempre admirei (Brizola foi apunhalado por muitos, dentre eles, esse que vos falo e Cesar Maia). Casquei a moleira no Garotinho da rádio, tudo pelo lado nefasto que sempre visualizei nos noticiários produzidos pela TV do sr Roberto Marinho. Estava bem recente o caso Proconsult, quando a TV Globo tentou engambelar Brizola, sem sucesso.

Fui duro e a carta foi e voltou em 26/09/1994 com a resposta assinada pelo próprio José Carlos Araújo. Foi educado e cortês. Explicou que é Garotinho, com marca registrada no INPI e tudo muito antes do surgimento do outro, que inclusive havia sido seu estagiário na rádio Nacional. Fico sabendo que o Garotinho político estava movendo uma ação (infrutífera, por sinal) de tomar a marca, ou seja, a utilização do nome Garotinho de forma exclusiva. Essa confusão de fato ocorreu no início, com pessoas ligadas ao Garotinho da rádio associando o nome deste ao outro. Depois, ao longo do tempo isso foi dissipado. O que resta é que o Garotinho continua narrando na mesma rádio até hoje (ainda o ouço, quando posso - continuo ouvindo mais a Tupi) e o outro Garotinho foi governador do estado, depois elegeu sua mulher também governadora e hoje, ela é a prefeita de Campos e ele acaba de se eleger, com expressiva votação para Deputado Federal. Traiu Brizola, o PDT, o Rio, mas continua com expressiva votação entre os evangélicos. Como muitos sabem, morou aqui em Bauru na adolescência e hoje nutro asco por tudo o que já representou na política (seu blog na internet: http://www.blogdogarotinho.com.br/ ). O blog do radialista é http://colunas.radioglobo.globoradio.globo.com/platb/blogdogarotinho/

O registro feito aqui faz parte de meus velhos arquivos, que pouco a pouco quero ir publicando aqui no mafuá (essa a razão da existência desse blog). É uma forma de ir mostrando um pouco de onde estive desde que atuo nessa vida. "São tantas coisas", diria Roberto. Essa uma delas.
OBS.: Cliquem nos textos e os lerão ampliados.

3 comentários:

Anônimo disse...

[DATA VENIA}

Lula diz que vai decidir sobre Battisti.
Vai faltar o Dantas
em http://www.conversaafiada.com.br

PRECONIZA MATUTO!
... Até o reino mineral já tem conhecimento, há muito, de que o escritor Cesare Battisti ficará por estas plagas - com direito a referendo triunfal concedido pelo ínclito presidente Lula! Coitados dos pulsos do Gilmar Mendes & [infame] Cia!
A [vampiresca] direitona terrorista: cada vez mais anêmica!...

EM TEMPO DE LIBERDADE: só quero ver a cara funesta dos jornalistas-colegas dos barões/patrões da grande MÉRDIA nacional divulgando a notícia de que no governo Lula os Direitos Humanos são respeitados!...

[O 'Merdal' Pereira & a Cristiana Lôbo irão infartar coletivamente (sic)]

Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias e libertárias,

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

[DATA VENIA II]


[O presidente Lula já teria desencadeado os primórdios da Ley dos Medios! O PIG está cortando os pulsos – “a hemorragia é linda”!]
###############################
Governo Lula põe publicidade em 8.094 veículos de comunicação
FERNANDO RODRIGUES
DE BRASÍLIA
28/12/2010 - 03h40

Quando Luiz Inácio Lula da Silva tomou posse, em janeiro de 2003, apenas 499 veículos de comunicação recebiam verbas de publicidade do governo federal. Agora o número foi para 8.094.
Esses jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e *"outros" estão espalhados por 2.733 cidades. Em 2003, eram só 182 municípios.
A categoria "outros" inclui portais de internet, blogs, comerciais em cinemas, carros de som, barcos e publicidade estática, como outdoors ou painéis em aeroportos.
Chama a atenção o aumento do número de "outros". Em 2003, eram apenas 11. Agora, são 2.512. A informação do governo é que a maioria é de sites e blogs.
Lula e sua equipe de comunicação não escondem a simpatia pelo novo meio digital. O presidente foi o primeiro a conceder uma entrevista exclusiva dentro do Planalto para o que a administração petista chama de "blogs progressistas".
Lula da Silva avançou na transparência em relação ao governo do tucano Fernando Henrique Cardoso.
Nunca existiu esse tipo de estatística até 2003...
Tudo somado, Lula gasta R$ 2,310 bilhões por ano com propaganda. Os valores são semelhantes aos do governo FHC, embora inexistam estatísticas precisas à disposição.
**A diferença do petista para o tucano foi a dispersão do dinheiro entre os 8.094 jornais, revistas, emissoras de rádio, de TV e sites. Um espetáculo de 1.522% de crescimento de veículos atendidos.

*os “outros”, leia-se, nós, os sujos!
**o autor da matéria não explicitou se esta ‘diferença’ é algo salutar, legítimo, justo e positivo para o aperfeiçoamento do processo democrático, a descentralização da comunicação estatal, ou não o fez por tibiez e vergonha de defender o modelo de FHC e dos seus patrões/barões: centralizador, corrupto, anacrônico, perverso, antidemocrático, cerceador da liberdade e do pluralismo, “e por aí toca o réquiem da ‘grande’ [e golpista] imprensa”!

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

Anônimo disse...

[DATA VENIA III]

[ Fabio ] Comparato exige referendo para
Congresso aumentar salário
- Por Paulo Henrique Amorim

Desabafa "as tripas" matuto 'bananiense'!

A melhor notícia após a eleição da Dilma Rousseff:
Comparato exige referendo para
Congresso aumentar salário
- Por Paulo Henrique Amorim

Brasil Nação
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo