quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DE ERNESTO VARELA (24)

MEU PITACO SOBRE OS PROBLEMAS NA SEAR E NA SAÚDE
Tem certos assuntos que, dizem é melhor se mostrar isento, sem opinião, passar batido. Meto constantemente a mão em cumbuca e não tenho receio algum de emitir opinião sobre os atuais problemas na SEAR – Administrações Regionais e na Saúde municipal. Vespeiros puros, temas levados à Câmara de Vereadores e com opiniões contundentes e em alguns casos, com entonação de partidarismo explícito.

1.) Na questão da SEAR e da acusação de funcionários em cargo de comissão demitidos pelo secretário Ricardo Oliveira PTB, algumas constatações. Cargo de confiança o nome já diz, está ao sabor do vento e da cabeça do detentor do poder. Muda conforme a inclinação do poder. Não discuto se é errado ou não. Quem o assume deve estar mais do que ciente disso. Atirar só depois que sai é cômodo demais. Por que nada foi ventilado antes? Nenhuma denúncia anônima, nadica de nada. Não coaduno com o modo de governar de Ricardo e nem estou aqui para defendê-lo, mas algo que me preocupa nisso tudo e não vejo essa discussão na pauta do dia. Vi a foto dos demitidos e nela militantes antigos das hostes tucanas, alguns ligados ao vereador Marcelo Borges. Por que esses teriam que continuar no governo? Se o critério é estar afinado com a linha de pensamento do secretário, credito nisso o desligamento. Fazer uso, além disso, extrapola o bom senso. Deixo claro que, tanto a linha adotada pelo PSDB, como a do PTB são para mim o formador do caos administrativo. Mas se a escolha foi essa...
2.) Na questão da Saúde, o negócio é muito mais sério do que a fofoca envolvendo a questão anterior, ou a mera queda de braço por demonstração de poder. Aqui é o modelo que está falido (e lá não estaria?). A Saúde como é tocada nunca terá seus problemas solucionados, tudo é medida paliativa e lá na frente a explosão se repete, cada vez mais forte. Nem cogito a privatização do setor. Por que os médicos que passaram nos concursos não querem assumir? A questão seria só a salarial? Que essa classe é uma das mais unidas, não tenho a menor dúvida. O espírito de corpo, o grau de coesão da tropa de branco é elevado e percebo que nem numa reunião com a Prefeitura não expuseram nenhum dos seus, vieram falar em bloco. Tudo bem que estudam nove anos, gastam muito nesses anos, mas já se encontram acima da média nacional e estão sempre a querer mais. Bauru sempre viveu uma velada situação de forte segmentação médica a impedir a entrada de mais médicos na cidade. Embolo tudo isso e demonstro uma saída, polêmica, mas viável. No Haiti sabe quem está a resolver os problemas médicos de um devassado país? Cuba, sim, os médicos da ilha se predispuseram a pegar pesado, com a mão na massa e num convênio com o governo cubano estão lá atuando desinteressadamente. Quando o negócio não é só grana, não é ela a mola propulsora, a direcionadora e a questão humanitária, a de querer resolver de vez a questão está realmente em jogo, Cuba se faz presente. E por que não?
Jogo essa questão para a do basquete local. Anunciou-se que o time estaria com proposta milionária para a debandada e jogou-se a batata quente para a Prefeitura resolver. Ela fez mais do que deveria (e continua a fazer), mas pelo visto o time continua por aqui. Na Saúde, vejo da mesma forma. Encurralem todos, proponham um convênio com o governo cubano e ouçam o que virá depois. Falarão de “intolerável ingerência externa”, mas toparão sentar-se à mesa de negociação, quando constatarem que a partida pode ser perdida. Mas que não é uma má idéia, isso não é. Passem para frente.

E POR FIM, ALGO A RELEMBRAR UM AMIGO: Leandro Gonçalez, está com algo novo na praça. O seu fanzine pessoal, o "pau de Arara" já está no número 3 e agora lança junto o de um amigo, o "Quanto Vale I". Todos vendidos pela bagatela de R$ 2 reais e na Banca do Orlando, na Rua Primeiro de Agosto, centro de Bauru. Com a cara e a coragem, Leandro imprime tudo em copiadora (numa de boa resolução) e coloca em prática o ditado: Mais vale um gosto que dinheiro no bolso. Semana passada levei até ele o Fausto Bergocce, que de passagem por aqui à caminho de Reginópolis foi até seu ateliê e falamos de tudo um pouco: técnicas do traço, a arte de Lanzellotti e instigando nele a perspectiva de lançar um livro com parte de sua obra. É algo que ajudarei no que for preciso. Leandro faz e acontece.

4 comentários:

Anônimo disse...

caro blogueiro:

Veja bem, numa das fotos publicadas no jornal vejo duas pessoas com ligação umbilical com o vereador Marcelo Borges. Quer seria isso? O cara põe a boca no trombone, faz uma bagunça geral e os caras que foram demitidos tem ligação pessoal com ele, alguns até já trabalharam para ele. Quem cai nisso é bobo da corte.


BJT

Anônimo disse...

Henrique

Sejamos sensatos.
Veja algo:
O irmão Benê, Benedito da Silva é amigo pessoal do Marcelo, já prestou serviço para Pedro Tobias e Marcelo em campanhas passadas, homem muito conhecido nos meios tucanos. Não acredito que entraria de gaiato no navio. Outro ali na foto, o Valdomiro Fonseca, a sogra dele é a dona Cidinha do Azulão do Morro. Tanto ela como a filha todos sabem nos meios políticos que são tucanas e estão sempre ao lado de gente ligada ao tucanato. Que me diriam disso?

Cláudio Garcia

Anônimo disse...

Henrique

Morri de rir com essa historia dos medicos cubanos. Imagina que os medicos bauruenses da Unimed aceitariam algo assim na cidade, diante da cooperativa que eles representam. Nunquinha. Nem eles, nem ninguem, pois nunca deixariam alguem ficar enaltecendo e valorizando Cuba e menospresando o que eles fazem, o juramento que eles fizeram de dignificar a profissão. Caia na real. Não deram nem pelota para o que escreveu.

No outro negocio, o dos tucanos estarem com alguma ligacão com os demitidos da SEAR, algo preocupante, que merece uma investigacão. Existe gente a tentar criar situacões de conflito a todo momento, so para tirar proveito. Fiquem atentos.

Teixeira, funcionãrio publico aposentado

Anônimo disse...

Henricão

Esse povo é vingativo e criador de casos. Cuidado...

Rosana