segunda-feira, 27 de junho de 2011

INTERVENÇÕES SUPER-HERÓI BAURUENSE (05)

O ONIBUS SOBE NOVAMENTE E NINGUÉM SE MANIFESTA? GUARDIÃO, SIM!!!
O cálculo do preço das passagens de ônibus em Bauru é uma verdadeira “caixa preta”, ou seja, algo que nem os conselheiros do Conselho do Transporte Coletivo conseguem decifrar. Os empresários do setor, os donos do rico empreendimento nada fazem para facilitar isso. Ou melhor, fazem sim, no sentido de dificultar ou manter tudo em sigilo absoluto. Nem uma Audiência Pública na Câmara de Vereadores, convocada pelo vereador Roque Ferreira PT conseguiu esclarecer a contento os motivos de o valor cobrado ser esse. Uma coisa ficou mais do que clara: o preço da passagem possibilita um altíssimo lucro para os donos do lucrativo negócio. Guardião demonstra isso usando dados transpirados nessa audiência. E se empresários ganham muito e o serviço deixa a desejar, ninguém fará nada? Parece que não, mas Brasil afora começa a vicejar algo novo, um alento no quesito manifestações de rua contra os abusos.

Citei aqui dias atrás que a reunião dos participantes da Marcha da Liberdade, ocorrida em Bauru dia 18/06, foi quase toda organizada e reunida via internet, sem a mediação de partidos ou sindicatos. Fiquei cheio de contentamento ao comprar minha revista semanal, a Carta Capital, sábado passado e lá estar estampado em sua capa “#protesto”, exatamente sobre esse assunto. “Trincheiras na web – Sem partidos ou sindicatos, os brasileiros voltam às ruas em grandes manifestações convocadas pela internet”, resume o texto, demonstrando ser mais do que possível fazer política sem intermediários.

E o que isso teria a ver com o aumento da passagem do ônibus urbano de Bauru? Tudo, afirmo. Está chegando o momento de algo assim ocorrer em Bauru e se o usuário, amordaçado por tantos outros problemas a atormentar sua vida e os geradores de manifestações não estejam lá interessados em agitações, que isso possa ocorrer gerado por outros meios. Na charge dessa semana, algo instiga sobre essa real possibilidade. Guardião, agindo em todas as frentes, promove duas ações. Uma divulgando sua charge nos pontos de ônibus da região central de Bauru e outra espalhando-a via internet, por todos os meios disponíveis, para aguçar o negócio da revolta via web. Por trás de tudo, claro, eu, esse mafuento blogueiro e Leandro Gonçalez (http://www.desenhogoncalez.blogspot.com/ ). Instigar também é papel do Guardião.

PS.: Amanhã tem início na cidade a I Mostra Internacional de Bonecos de Bauru, algo grandioso idealizado por Mariza Basso e Kyn Jr, mestres nesse ofício. Amanhã destrincho tudo por aqui, tim-tim por tim-tim.

13 comentários:

Anônimo disse...

Oi, Henrique, td bem? Minha mãe esta aqui e comentou sobre a epidemia de dengue de Bauru , eu pensei o seguinte, poderia rolar uma acao de protesto colocando na Av Comendador jode da Silva Martha, que me parece o dodói do prefeito, uma cruz para cada obito de dengue na cidade, uma cruz de outra cor para obitos por leishmaniose e uma ponta espetada pra cada caso de dengue - isso vai lembrar que a dengue mata, esperando so a outra parte de cruz. Acha que é possivel ou a prefeitura pode processar por ser area dela?Seria ua forma de pressao pacifica, o que vc acha?

Marcia Nuriah

Anônimo disse...

Muito bom Henrique.


Abraços. Juliano Maurício de Carvalho

Mobile

Anônimo disse...

Caro Henrique - recebi sua msg sobrre as INDAGAÇOES. Valeu a pena. Saudações socialistas- Isaias

Anônimo disse...

Com a sua autorização, O Pensador irá repassar os e-mails de O Guardião.

O nosso povo é muito (bota muito nisso) acomodado e conformado..
SÓ UMA GUERRA DE VERDADE VAI MUDAR OS RUMOS DO NOSSO PAÍS.

BASTA de fazerem TODOS de idiotas...


O Pensador

Anônimo disse...

HENRIQUE,
estamos encostados na PAREDE,
de NORTE A SUL, de LESTE A OESTE...
Ontem, com a entrevista do Toledinho, lembrei de minhas conversas com o amigo MÁRCIO LEITE TOLEDO, assassinado pelos companheiros. O meu ex-aluno "chinelo nele" conversou comigo, mas não disse tudo em respeito a memória de um grande amigo...o melhor filho do "Paizinho"...
Abraços.
MURICY

Anônimo disse...

É fácil, pede pra mostrar todos os financiadores de campanha e entenderá o porque disso tudo. O conselheiro "socialista" do prefeito poderia pedir ao mesmo para esclarecer toda a caixa preta.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação

Anônimo disse...

Afinal, quem são os tais empresários das empresas de onibus de Bauru? Uns dizem ser um só, outros dizem serem três. Quantos afinal?

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Meus senhores, falo de Henrique, Leandro e até mesmo desse Super \Herói:

Vocês estão sonhando longe demais. Estão em Bauru, coração do estado de São Paulo. Os estudantes ou estão de férias escolares ou entrando nela ou mesmo num período de final de semestre ou até num de provas de final de semestre. Dos sindicalistas atuais não esperem nada, pois a pre3ocuapção deles é nem outra. Os tempos são outros. Não haverá mobilização nenhuma, motivada nem por super-herói e nem por jesus cristo. Vamos todos reclamar baixinho e pagar o preço que nos cobram, calados e resolutos. A vida é essa só nos resta viver, diria a cantora que o senhor citou ontem.

Aurora

Anônimo disse...

Enquanto tiver autoritarismo, abuso de poder e refletir na minha cidade, não vou descansar. Eu acredito na união de propósitos, uniformidade de pensamentos, palavras e feitos. Eu sou o GUARDIÃO.

Anônimo disse...

Não é só o onibus não, os pedágios todos estarão mais caros nesses dias. E a Rondon anda uma bosta, cheia de buracos.

Renato, o Camelô onde seu filho compra games

Anônimo disse...

vergonha henrique esse aumento abusivo que vai causar serios transtornos financeiro aos moradores dos bairros. tem gente que toma 3 onibus. vamos a luta companheiro.
Gilberto Truijo

Anônimo disse...

"O (des)governador está em Tupã inaugurando não-sei-quê (como sempre) e tá nem aí pros aumentos que já estão aí."

ANA LELLIS

Anônimo disse...

As três empresas que operam em Bauru (Baurutrans, Grande Bauru e Cidade sem Limites)são do grupo Constatino, proprietário da Gol, Alameda, e tantas outras empresas de transporte em Bauru.
Tudo que estava dentro dos limites institucionais nosso mandato realizou. De fato, a falta de mobilização que só pode ser construída se as direções das entidades que representam os trabalhadores e a juventude se dispuserem a construí-la, o que hoje é pouco provável. Mas não entregamos os pontos. Solicitamos cópias dos três contratos de concessão e vamos trabalhar para verificar o que podemos utilizar para denunciá-los.

Roque