sexta-feira, 10 de julho de 2015

CARTAS (144)


MISTURANDO ÁGUA COM VINHO*

Beijemos os vermelhinhos todos!!!
*Uma carta enviada para os jornais, não publicada neles, mas saindo aqui e agora:

Algo está um tanto “fora da nova ordem mundial”, como cantava Caetano décadas atrás. Hoje a confusão está institucionalizada no cenário brasileiro, comprovando bem esse sentimento. Uma confusão de conceitos pra lá de racionais. Nas missivas nos jornais, discussões via redes sociais e na boca dos que se dizem contrariados com o rumo dos acontecimentos, eis a palavra chave para desmerecer, provocar e até incitar o lado oposto: “Seu comunopetista! Vá pra Cuba. Adote um menor infrator!”. Tudo assim, junto e misturado. Dá para entender? Não.

Primeiro porque, se bem me lembro, até bem pouco tempo atrás e para mim algo sem mudanças, ser taxado de comunista não deve ser demérito para ninguém. Já juntar a sigla com algo relacionado ao PT, demonstra desconhecimento do que é o comunismo e também o que venha a ser (ou o que foi um dia) o PT. O PT nunca foi comunista, nem o comunismo merece a pecha de ser o pior regime do mundo. Juntar os dois, claro, um sacada desmiolada de quem quer confundir, misturar as bolas ou até, o que acho mais racional, sabe da não possibilidade de junção das duas coisas, mas a repete, pois aposta na ignorância dos do lado de lá. Quer é confundir, ampliar a esbórnia geral.

Acusações hoje feitas dessa forma estão se tornando triviais. Uma pena, pois isso, em primeiro lugar demonstra o empobrecimento cultural de um povo. Desconhecer o que venha a ser o Marxismo, a importância do estudo da teoria criada por Marx é o mesmo que proibir Foucault num universidade católica, como ocorreu recentemente em São Paulo. Medo de que? Ainda de Cuba? Acho que isso demonstra uma coisa. O Capitalismo não deve ser tão convincente assim, pois do contrário não existiria tanta ojeriza no trato com o adversário.
Laicos e incorruptíveis (sic)...

O fato é um só, tratando tudo com esse visceral ódio reinante nas ruas chegaremos ao pior dos mundos. Corrupção como todos bem sabem não é exclusividade de um ou de outro político ou partido, mas de quase todos. Alguém em sã consciência acredita que destruindo o PT, estaremos eliminando a corrupção do cenário nacional. E os escândalos que estão sendo jogados propositalmente para debaixo do tapete, numa espécie de grande conluio nacional, tudo para demonizar uns e endeusar os demais, tão os mais cruéis e danosos que os no limbo. No em curso, se ocorrer, só a mudança de um danoso por outro de iguais ou até piores características.

Sempre assim se pensou por aqui em relação às questões sociais, esquerda, conquistas dos menos favorecidos, inclusão desses no seio de consumo? Hoje já penso que sim e o que faltava era isso dos meios disso tudo aflorar. Mais do que expostos, quando vejo sendo repetidas essas barbaridades, nítido um caminhar para trás. Tudo é motivo de aplausos destes com o confuso discurso, desde as ações de Cunha presidindo a Câmara à criminalização de menores, ou o dedo em riste também para tudo, desde a ciclovia paulistana ou mesmo para a um pré-sal totalmente liberado para companhias estrangeiras. É algo muito além do ódio. Daí misturar Comunismo e PT, talvez o menor dos males diante de tantas outras barbaridades. Pioramos e pioraremos mais e mais, se tudo não for estancado já.

Nenhum comentário: