sexta-feira, 24 de julho de 2015

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (85)


“RADAR INTELIGENTE NÃO PASSA DE ARAPUCA PARA LAÇAR POBRE”


A novidade da semana em Bauru é uma operação policial já dando muito que falar. Negativamente para o lado do povão, é claro. Começou assim como quem não quer nada, mas querendo e muito. É a tal “Radar inteligente”, feita com um aparelhinho, que ao ler a placa do veículo passando na rua revela todas suas entranhas, seus segredinhos são todos revelados, expostos em praça pública. Ou seja, em fração de segundos sabe-se tudo do carro, atrasos todos, desde IPVA, multas, licenciamento e o escambau. Tem quem esteja endeusando isso tudo, até como algo moralizador, rejuvenescedor de nossas ruas, Guardião, o super-herói bauruense anda é desconfiado de umas coisinhas e revela tudo a seguir.

“Tem cheiro de algo estranho no ar. Vejo Bauru toda cercada pelas tais operações envolvendo o tal RI – Radar Inteligente. Para mim poderia desde já receber outro nome, ALCAGUETE. Ontem ouço no Informa Som da 94FM, que nas marginais paulistana de Pinheiros e Tietê, de janeiro até junho desse ano já são mais de 300 mil multas. Isso só nas duas avenidas. Na rádio Auri-Verde, hora do almoço, uma senhora reclama dos abusos e diz estarem penalizando os pobres. É exatamente isso. Está mais do que claro, isso tudo é mais uma das tantas arapucas montadas para laçar pobre. Só param carro velho. Crise pelo ar, governador revendo seus planos arrecadatórios e rebaixando a Nota Fiscal Paulista e bolando sempre algo novo para aumentar o caixa. A ficha caiu. Claro, não daria para bolar aumento para os ricos, pois esses não pagariam mesmo, daí a grande sacada é penalizar mais um pouco o pobre, esse paga tudo”
, argumenta Guardião.

Nisso tudo, levanta a bola para algo mais e também envolvendo Bauru. “No caso bauruense, o grande Judas é a EMDURB, pois essa comprou os tais equipamentos e os doou para a Polícia Militar executar o serviço sujo. Estamos vendo a arrecadação do município e do Estado subir que é uma belezura. No JC de ontem, 23/7, na manchete a grande sacada até então oculta, ‘Um carro sem licenciamento a cada 5 minutos’. O pobre, já danado dos pés à cabeça, tendo seu meio de locomoção recolhido ao pátio, faz novos empréstimos, aumenta seu endividamento, quita tudo, entra cada vez mais no vermelho, mas ajuda o prefeito Rodrigo e o governador Alckmin a saírem dele. E a PM, como sempre, executora sem pestanejar, crava mais essa no costado do “zé povinho”, sem dó e piedade no coração do orçamento já depauperado dos desprovidos de grana. Expliquem como quiserem isso tudo, mas o tal do radar é mero caçador de pobre, descarado dedo duro e disso não tenho a menor dúvida”, encerra o papo Guardião e sai voando com seu potente e supersônico pelas vicinais, desvios, atalhos e becos (carro de super-herói paga IPVA?) que ele conhece muito bem.

Cheiro de coisa mandada no ar ou de como se resolvem perdas orçamentárias nesse país.
OBS.: Guardião é obra artística do traço do Leandro Gonçalez, com pitacos escrevinhatórios do mafuento HPA.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Carminha Fortuna Henrique, posso lhe dizer uma coisa, conheço gente que mora em condomínio de luxo e tem muitos licenciamentos atrasados, basta o "RI" ser democrático que as coisas vão ficar mais justas(?)
12 min · Descurtir · 1

Silvio Carlos de Oliveira Reflexo da péssima administração dos nossos governantes.
O pobre sempre vai pagar o pato.
9 min · Descurtir · 1

Silvio Selva as duas melhores soluções para fugir dos radares em geral: Não ter carro, como eu faço, ou pagar as dívidas e multas que ele proporciona, como faz minha irmã. Se todos fizerem algo assim, acaba-se coma "indústria da multa"....
8 min · Descurtir · 1

Luiz Nicola Então dane-se o "andar correto"? Não aprendi assim.