segunda-feira, 20 de julho de 2015

BAURU POR AÍ (116)


JUNTANDO MIUDEZAS (OU GRANDIOSIDADES?) NO INÍCIO DE MAIS UMA SEMANA...

1.) AS IMAGENS QUE MUDAM O MUNDO...
Cliquem a seguir antes de ler o texto abaixo: http://www.bbc.com/news/world-europe-33591332
Congresso/Conferência da FIFA, o atual presidente Blatter, envolvidíssimo até a medula e que dizia até dias atrás que renunciaria ao seu cargo, não o fez e tenta com um novo golpe continuar no poder. Os dirigentes das entidades nacionais do mundo vão para lá votar e ouvi-lo, saber do futuro do mundo da bola. O do Brasil, Del Nero não vai por um simples motivo, medo de ficar por lá preso, detido como Marin. Já dizia meu finado avô: "Quem tem tem medo". A reação desse jovem diante da imprensa do mundo todo é a mesma que devemos ter diante desses dirigentes de nosso quarteirão, bairro, cidade, estado, país e os mandarins do mundo quando em desacordo com um mínimo de bom senso. O mundo capitalista perdeu a vergonha na cara e cada vez mais prega o poder de uns poucos sobre os demais, um poder oligarquico, onde os ricos podem cada vez mais tudo e pobres cada vez menos. A reação tem que ser essa mesma, constrangê-los ao máximo, deixá-los todos numa situação vexatória, seja o cara do chorume aqui, o que quer fazer o Mercadão na Estação da NOB e não no abandonado defronte a Feira do Rolo, o governador que rebaixa o percentual do Nota Fiscal Paulista, o colunista do InformaSom que aprova e diz para as entidades se prepararem, pois tudo pode terminar. Faz a crítica aos que se beneficiam, nunca ao que cria a coisa e depois volta atrás, acaba com tudo, desde isso, Casas de Cultura e tudo o mais. Basta de Eduardos Cunhas fazerem tudo da pior forma possível, desses partidos todos, desde um que um dia confiei a todos os outros, sem tirar nem por, todos enlameados e fazendo o jogo da barganha ou da sustentação, da sobrevivência dentro desse cruel estado de coisas onde o capitalismo desagua hoje suas fezes. Pessoas como esse jovem da foto não podem mais praticar seus atos isoladamente e sim, em grupo, mais e mais gente afrontar esses detratores da vida humana, inviabilizadores do bem estar social, da vida coletiva.
Que atitude teria, simples zé mané e diante da possibilidade de me encontrar, por exemplo com Angela Merkel? Faria o mesmo que esse jovem, teria a mesma atitude, a mesma reação, o mesmo grito irado, pois o que acabou de fazer com a Grécia é próprio da degradação da raça humana. A proposta de agora em diante é desconsertar cada vez os tais poderosos de plantão, estejam onde estiverem e sejam eles quem forem, o de minha aldeia, os que um dia estiveram do meu lado, os que nos apunhalam mesmo se dizendo amigos e os declaradamente surrupiadores e gananciosos ladravazes de grana, os que endeusam o "deus dinheiro", como acima de tudo e todos. A minha homenagem da semana vai para esse jovem aí do vídeo pela coragem. A cena pode e deve ser repetida daqui por diante, mais e mais.

2.) O MIÓ FECHOU
Quer coisa mais triste para um final de semana que o fechamento da casa de amigos do outro lado de balcão? O Mió - Restaurante dos amigos Milton Epstein e Ozéias Correia fecha definitivamente suas portas e lá na frente, passando pela manhã pela rua vejo uma placa indicando que tudo é irreversível: o prédio está à venda. Triste e mais triste por saber que ficamos sem as deliciosas polentas e a casa fecha as portas com um bom movimento. Vida que segue...

3.) VISITA ILUSTRE E GANHO UM PRESENTE
Fiz aniversário em junho e hoje ganho mais um presente. A professora que tanto admiro, Vera Lucia Tamião veio me visitar e confabulamos no portão do mafuá (fico tão desconsertado que nem a convido para entrar). Por fim algo além da conversa (que já era um baita de um presente), veio me trazer um mimo, um livrão, um catatau que queria tanto ler, o "BRASIL: UMA BIOGRAFIA", obra recém lançada pela Cia das Letras, autoria das historiadoras Lilia M. Schwarcz e Heloisa M. Starling, uma espécie de biografia não autorizada desse intrépido Brasil. Vou mergulhar na leitura em breve, não agora, pois com meu mestrado em plena ebulição, outras me aguardam com mais urgência. Mas já na espiada inicial, na apresentação uma frase de Guimarães Rosa me chama muito a atenção: "O livro pode valer pelo mundo que nele não deveu caber". Escrevo tanto e deixo tanta coisa de fora. E esse país precisando de tanta inclusão, revisão e conexão. Vera é um amor de pessoa e me fez a seguinte dedicatória: "Para você amigo Henrique, em retribuição a sua amizade e cumplicidade, sempre". Babei e tasquei-lhe um baita abracito no meio da calçada. Fico um bocadinho mais apaixonado por ela, mas nem sei como isso será possível, pois já possuia morada mais que certeira em meu coração. Tentei fazer um selfie com ela e acho que o resultado foi satisfatório. Viva Vera!

4.) COMO MEUS AMIGOS ME ADORAM: 
“PENSAMENTO DO DIA - VOLTANDO ESTAVA DO CENTRO DA CIDADE, VINDO PELA DUQUE DA CAXIAS, QUANDO TIVE QUE PARAR DEVIDO AO FECHAMENTO DO SEMÁFORO. PARADO ESTAVA, QUANDO UM ANCIÃO ATRAVESSAVA A AVENIDA, TODO PARAMENTADO COM SUA BOINA BEGE. ISSO SE DEU POR VOLTA DAS 14h30min. CHAMEI-O, MAS SUA AUDIÇÃO NÃO FOI CAPAZ DE PERCEBER MINHA VOZ. CERTAMENTE DEVIDO AO AVANÇADO DA IDADE. ESTÁ PERDOADO SENHOR Henrique Perazzi de Aquino. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKK”, Oscar Fernandes da Cunha, professor e amigo desse HPA. Eis minha singela resposta para ele: "Chego em casa leio isso e vou até o banheiro limpar meus ouvidos. Lá se foram seis cotonetes, três para cada ouvido. Dá próxima vez não precisará gritar"
.
5.) UMA HISTORINHA PARA ENCERRAR O DIA E DESLIGAR O COMPUTADOR
Meu amigo do peito, Marcos Paulo Resende é o dito Comunista em Ação e só anda nas ruas (e nas lutas) com suas surradas camisetas vermelhas com símbolos como Che, Foice e Martelo, URSS, Mao, etc. Circulando pelas ruas é abordado por um senhor, mesmo não o conhecendo e esse faz questão de lhe dizer naquele tom recheado de muito ódio: "Você deve estar contente, pois o país está caminhando a passos largos para o Comunismo, né?". Marcão não se dá mais ao cuidado de discutir com quem enxerga comunismo nos governos petistas e em ações sociais como Mais Médicos, Bolsa Família ou qualquer outro. Sabe que o ódio reinante impede até o raciocínio, daí vira para o cidadão e simplesmente lhe responde com cara de bravo: "Sim, estamos e sua casa certamente será uma das primeiras que iremos expropriar pela causa e suas filhas serão todas tornadas escravas sexuais para nosso usufruto". Virou as costas e deixou o estático senhor de boca aberta (e babando) no meio da rua.

Nenhum comentário: