terça-feira, 22 de setembro de 2015

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (121)


A DEBANDADA DE PETISTAS EM BAURU – DOIS POSICIONAMENTOS E AGORA O MEU

O bicho está pegando. O grupo Esquerda Marxista, capitaneado em Bauru pelo vereador Roque Ferreira decidiu coletivamente pela desfiliação e todos adentrarão ao PSOL. Meu amigo Oscar Fernandes, ex-presidente da legenda na cidade me disse que faria o mesmo nesses dias e permaneceria sem partido. Em Jaú, o então prefeito Rafael Agostini sai e adentra o PSB, hoje em São Paulo com proximidade umbilical com o governo estadual. Em Botucatu, Mário Ielo, o ex-prefeito sai e adentra o PDT, que em SP não possui nada próximo ao partido criado por Brizola. O vereador bauruense Sandro Bussola também anuncia a saída e namora entre DEM e PDT. A volumosa debandada foi mesmo a do grupo comandando pelo ex-vereador Batata. Da saída de Bussola e de Batata comento: falta dona Estela.

Na ENTRELINHAS do JC de hoje, algo sobre a saída de Roque em duas notas. “Ataques - Roque Ferreira (sem partido) usou a tribuna da Câmara Municipal ontem para apresentar as motivações – de cunho ideológico – que levaram à sua saída do PT, mas criticou o ato de desfiliação em massa do último sábado, liderado pelo ex-vereador Batata, e o ex-colega de bancada Sandro Bussola, que, segundo ele, está deixando a legenda “pela direita”. O parlamentar, de mudança para o PSOL, usou termos duros, como “ratos” e “oportunistas”. Disse ainda que militantes que usaram da política para ascender social e materialmente agora deixam o partido festejando”. Na outra nota: “Provocou - Bussola entrou no plenário logo após o discurso de Roque e piscou em sua direção. Minutos depois, subiu à tribuna e, no fim de seu discurso, afirmou, com forte carga de ironia, que gostaria de tecer elogios ao ex-petista, mas lhe faltou tempo”.

Na Tribuna do Leitor do Jornal da Cidade, edição de hoje, “DEBANDADA DOS OPORTUNISTAS”, escrito pela petista (uma que afirma não sair no momento) Tatiana Calmon: “E como era esperado, começa o troca troca de partidos e a tal janela eleitoral nem foi aberta. Leio, com muita alegria, que o grupo do Batata se desfilia do PT. Uma desfiliação em massa. Mais de cem pessoas, foram procuradas em suas casas e assinaram as fichas de desfiliação, e numa festa comunicaram a saída do Partido dos Trabalhadores. Vão tarde! Muito tarde. Puxando pela memória, foi esse mesmo grupo, liderado pelo chamado campo hegemônico ou majoritário, que promoveu há alguns anos o inchaço do partido com suas filiações em massa. Na época, denunciamos, e fomos alvo de piada. Em Bauru, Batata e Estela chegaram a ser expulsos do partido, mas foram reconduzidos a “seus” postos pelo Diretório Estadual. Mas o que aconteceu no PT de Bauru, acontecia em todo o país, filiações em massa, destruição dos núcleos de base, eleições internas viciadas, onde eleitores que nem sabiam o que estava acontecendo iam votar em troca de um vale-churrasco e reconduziam esses pilantras para todas as instâncias. Pessoalmente, há muito anos, apesar de ainda ser filiada, deixei de participar do PED, pois entendia que participar daquelas eleições fraudadas era uma forma de legitimar o que eu combatia. Deu no que deu. Outros grupos também prometem a saída, outros também farão a picaretagem da desfiliação em massa. Na verdade, nunca construíram nada, e saem destruindo. Entraram pelas portas dos fundos, comeram, beberam, se fartaram e depois cagaram em todos os cômodos. E deu no que deu. Hoje o PT é a grande Geni, todos tacando pedras, inclusive essa cambada de oportunistas que na verdade sempre pensaram apenas nos próprios umbigos”.

Encerro a questiúncula com um lacônico COMENTÁRIO ao estilo, modo e jeito deste mafuento HPA:

Mas por que escrever dessas desfiliações e do momento do PT? Simples. Fui petista e muitos ainda me consideram como tanto. Só não fui expulso do partido, pois me desfiliei antes. Estela Almagro, uma que mandava e ainda manda, infelizmente, tem parcela grandiosa de culpa no estado atual da legenda. O que Tatiana escreve sobre a situação da entrada e saída de Batata é a mesma de sua ex-esposa. Sem tirar nem por. Desoxigenaram esse partido. Quem sai, como Roque e os marxistas, por absoluta falta de opção, com o coração partido, mas continuando a militar na esquerda, nada a salientar. Triste demais é ver quem degenerou o partido e ainda sai dando uma de inocente e santo. Diria, do pau oco. Se alguma salvação existir para esse outrora vigoroso partido seria todos os que adentraram com aquela prática de filiação em massa, uma pela qual certa vez denunciei e todos fomos parar num plantão policial, fizessem a mea culpa pelo estado atual e pelos problemas já causados e impedidos de exercer cargos públicos pro resto de suas vidas. Basta o que já fizeram. No mais, Tatiana com sua carta e Roque com sua fala na tribuna da Câmara me representam e já disseram tudo o que estava entalado na minha garganta. Já, aos que destruíram o partido e ainda querem sair por cima, uma incomensurável e incontida revolta. Mas é bom não provocar, pois muita coisa continua enroscada e não degluti até hoje.

Sabe aquilo que escrevi da eleição que acabou na delegacia, a do transporte de eleitores. Leiam aqui sobre ela: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=ELEI%C3%87%C3%83O+DO+PT+J%C3%81+FOI+PARAR+NO+PLANT%C3%83O+POLICIAL+%E2%80%93+OS+MOTIVOS+CONTINUAM+EXISTINDO

6 comentários:

Anônimo disse...

A massa verdadeira já havia debandado do PT, essa "massa" da tubaína e salgado jamais fizeram parte da militância de base e histórica do partido, apenas ascenderam ao longo dos anos devido a degeneração que o partido foi sofrendo em sua direção majoritária.
O grupo do Roque foi a última leva a sair, esses outros nunca representaram nada realmente de massas.

Hoje o dólar bateu o recorde do plano Real, desemprego, corte de gastos, direitos trabalhistas retirados, salários congelados, inflação, aumento dos lucros bancários e do título público, privatizações e muito mais, tudo o que sempre fomos contra continua tudo aí a pleno vapor e agora sem grande e real oposição, será que alguém ainda nesse país irá dizer coisas sobre votar no "menos pior" ou "contra a direita"??

Aguardaremos agora as desfiliações mentais partidárias de alguns que ainda faltam.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁ\RIOS VIA FACEBOOK:

Rodrigo Ferrari Na matéria do JC, uma das pessoas que estava na reunião do Batata quis colocar Roque e o pessoal da Esquerda Marxista no mesmo balaio de gatos desses oportunistas. Conhecemos os motivos que levaram o grupo a que Roque pertence a sair do PT. Eles são se confundem com o oportunismo barato dos outros cavalos de Troia que se infiltraram no PT. Parabéns ao Roque por seu pronunciamento, pois usou adjetivos precisos para se referir a essa cambada, que sempre viveu de fazer alianças espúrias com o que há de pior na política conservadora, sempre com a intenção de se locupletarem do convívio com o poder. Se saem, não é por ideologia, como alegam, mas sim porque buscam meios mais fáceis de garantir uma boquinha no ano que vem.
Descurtir · Responder · 3 · 1 h


Rodrigo Ferrari E a carta da Tatiana no JC foi de lavar a alma. Vou até compartilhá-la.
Descurtir · Responder · 2 · 1 h
Henrique Perazzi de Aquino

Verônica Lima
Descurtir · Responder · 1 · 1 h

Dino Magnoni Lugar de refundar ou depurar o partido é dentro do próprio partido. A fragmentação ou o esvaziamento do PT enfraquece toda a esquerda!
Descurtir · Responder · 7 · 1 h

Tatiana Calmon Total acordo com VC Dino. Sair do PT agora, é aliar-se à direita. É um desserviço à classe. Mas, quantos aos tubérculos, vão tarde.
Descurtir · Responder · 4 · 1 h

Henrique Rocha De Andrade Filho ACORDA PESSOAL, A SAÍDA DESSES CARAS FOI A MELHOR COISA QUE ACONTECEU, SEMPRE PREGARAM A DESUNIÃO DO PT EM BAURU, SE VOCÊS NÃO SABEM A DIREÇÃO NACIONAL DO PT SABIA DESSAS DIVERGÊNCIAS EM BAURU, PELO MENOS ESSES QUE DEBANDARAM VÃO PARAR DE POSTULAR CARGOS, TEM UM DELES QUE PLEITEAVA SER CANDIDATO A PREFEITO EM BAURU E COMO VENDEU A ALMA SE ACHA NO DIREITO DE FALAR BOBAGENS, VÁ COM DEUS E DEIXE O PT EM PAZ.
Curtir · Responder · 2 · 1 h

Dino Magnoni Aos poucos, o PT deixa de ser confundido com uma igreja ou com um ônibus, onde entra quem bem entende e com as intenções que lhe convém. As crises tb servem para depurar e fortalecer!
Curtir · Responder · 2 · 1 h

Henrique Rocha De Andrade Filho AQUI JÁ ESTÁ LIMPANDO A ÁREA, AINDA BEM.
Curtir · Responder · 1 h
Henrique Perazzi de Aquino


Henrique Perazzi de Aquino Será que o Roque teria a cópia de sua fala ontem lá na Câmara para reproduzir aqui? Ouvi só um trecho e acho que serve para a posteridade.
Curtir · Responder · 1 h

Silvio Selva Talvez esta debandada anime a minha refiliação e a de outros companheiros que se afastaram quando da invasão dos batateiros...
Descurtir · Responder · 1 · 1 h

Lydiane Moura
Descurtir · Responder · 1 · 53 min

Darci Cunha · 2 amigos em comum
Toda divisão da esquerda é ótima para a direita golpista. O Bussola não sabe se vai para o DEMO. Muito bom o inferno já esta cheio de petista desse tipo.
Descurtir · Responder · 2 · 50 min

André Zambelo Os partidos políticos estão abarrotados de oportunistas o Pt se livrou dos seus kkkk
Descurtir · Responder · 3 · 47 min


Henrique Perazzi de Aquino Posto também o comentário de Marcos Paulo Resende, dito Comunista em Ação feita na postagem do blog: JÁ POSTADO LÁ NO ALTO DOS COMENTÁRIOS
Curtir · Responder · 1 · 32 min

Almir Ribeiro Só lembrando: o PT naõ é e nunca foi um partido marxista e muito menos revolucionário. Se é verdade que sua fundação significou, histocamente, um salto na organização da classe, também é fato que nasceu e cresceu como um partido reformista, com uma direção burocrática e NUNCA esteve um disputa. A degeneração foi apenas uma questão de tempo. Aos que se surpreendem, recomendo refazer algumas lições da (e de) história.
Descurtir · Responder · 2 · 32 min

João Neto Bom texto. Boas observaçoes, mas entendo que alguns companheiros cairam nas armadilhas da politica, e estao cada vez mais se fragmentando. Entendo ainda que historicamente isso se repete constatemente num circulo vicioso desde 1922, passando pelos governos de Vargas, ditadura militar.
Curtir · Responder · 24 min

João Neto Os que nao degeneram , se escondem, os que nao se escondem ,nada constroe de fato .
Curtir · Responder ·

Anônimo disse...

Mais uma boa reflexão do Almir tenho que admitir, rimou rs. A querida Tatiana e outros que acham que isso é uma fragmentação, ou sair à direita, se esconder, a atitude do Roque que já foi tomada por outros grandes e autênticos esquerdistas como o saudoso Plínio é a de saber recomeçar, a vida te disso, o ponto positivo que se tira de tudo isso é que o que resta de uma verdadeira esquerda está se manifestando, expondo suas indignações e engana-se quem pensa que isso é uma fragmentação e fico muito a vontade para dizer isso pois já fiz em alguns momentos críticas construtivas ao Roque, mas mesmo com divergências nossos ideais estão voltados para um mesmo centro, os caminhos percorridos na vida de cada um de nós sempre se cruzam nos momentos que mais precisam, tanto é que dois esquerdistas com alguns pontos divergentes como o Roque e eu estamos nesse momento, caminhos se cruzando mais uma vez, como já aconteceu várias vezes como naquele episódio do projeto regulamentando o trabalho aos domingo e a briga com o JC, são nesses momentos que mostramos nosso eixo central. O PT das massas morreu, aquilo que aconteceu no século passado na sua fundação se perdeu, o povo está insatisfeito e não vê mais no PT como alternativa de governo para os seus anseios, agora, construir um partido com uma base daquelas isso não será possível porque os tempos modernos são outros, a forma de comunicação mudou muito e os padrões de consumo ilusórios é a única coisa globalizada, a única forma de chegar novamente na consciência dos trabalhadores é adentrar esse campo das ilusões para combatê-las, o Roque sabe que o PSOL não é o novo grande partido, mas percebeu onde a nova geração está se movimentando, o nosso tempo envelheceu gente e não podemos pensar num mundo para nós, mas sim o que será para a posteridade, ninguém da esquerda jamais se escondeu, agora o que fica claro é que ela sempre foi pequena no país, pois qualquer maluco ou pelego pode se dizer de esquerda, mas poucos são de fato e tem honra para com ela.

Agora quero me dirigir ao Dino com esse comentário pautado nesses cansativos clichês de "refundação", "depuração", só pra lembrar que nenhuma partido nasce e se fortalece de cima e sim algo que vem da base com anos de processo histórico. Mas pergunto, já fez a refundação e depuração no PC do B ou continuam alinhados com o Aldo Rebelo e acimentados no clientelismo político?? Para um partido com comunista no nome ter a cara de pau em convidar gente ligada ao grande empresariado, não dá para querer falar né?? Se refundação fosse a solução a direção local do PC do B a qual o senhor faz parte, deveriam ser os primeiros a ter um insight e sair pela porta dos fundos do partido.

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

E Henrique, mais uma coisa, sou justo nas minhas críticas e há que se dar os parabéns ao Roque pela atitude, num momento em que muitos oportunistas fazem contas para decidirem em qual partido ingressar buscando uma eleição ou reeleição, onde o cargo é o mais importante, eles mostra que o cargo não está acima das ideias e não tem medo de perdê-lo.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Kizahy Baracat Roque e Batata - dois que abandonam. Seriam iguais? o PT era apenas uma sigla a ser, cada um ao seu modo, usada.
Como dizem os físicos, os extremos se encontram.
Viva a esquerda marxista e a direita capitalista.
Curtir · Responder · 59 min · Editado

Airton Lopes Lopes Depois que fizeram nome no partido resolvem abandonar o barco. Esses politicos de ocasiao serao pra sempre lembrados por suas passagens no PT. Meu voto particularmente falando, seria mais provavel que algums deles receberiam, se continuassem no P a atitude deles mostram me que todos se acovardaram.
Curtir · Responder · 1 h

Roque Ferreira Errado Baracat. Foram 37 anos combatendo pela independência de classe. Neste caso por mais que você se esforce não vai encontrar explicação na física. Convivemos e combatemos juntos. Não mudo de posição, nem de lado. O mundo não é plano e as instituições não são eternas.
Curtir · Responder · 4 · 53 min

Fernando Santos Roque, você sempre foi coerente em tudo que diz e de fato continua assim! Ver você na câmara é a certeza de que estou sendo representado!
Curtir · Responder · 42 min
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Walisson Bragião Ar do PT livre da pestilência e PSOL oxigenado
Curtir · Responder · 1 · 50 min

Kizahy Baracat Sem comentários Roque, sem comentários......
Curtir · Responder · 1 · 49 min

Almir Ribeiro Interessante né camarada Roque...o pessoal vai .para a direita e quem se move somos nós. Aqui é sim um problema de fisica: movimento aparente e relativo. Ou é só fdp mesmo.
Curtir · Responder · 3 · 47 min

Kizahy Baracat Aponte um partido revolucionário aí Almir? Para de se iludir cara. E esse mundo da lua que os leva a cometerem equívocos na conjuntura.
Curtir · Responder · 1 · 37 min

Walisson Bragião PSOL apóia a revolução Bandeirista na Ucrânia !!!
Curtir · Responder · 2 · 36 min

Walisson Bragião Tão a esquerda que tocou na extrema direita
Curtir · Responder · 36 min

Isa Rinaldi Estive pensando muito nisso nestes dias e eis que vem sua postagem histórica e tão esclarecedora sobre o PT Bauru. Sem dúvida a causa é uma só: oportunismo, isto é, conveniência pessoal diante da situação nacional e o enfraquecimento do PT.
Curtir · Responder · 7 min · Editado

Mafuá do HPA disse...

A DISCUSSÃO CONTINUA PELO FACEBOOK E AQUI OS ÚLTIMOS COMENTÁRIOS:

Jesus Francisco Garcia eu diria que, a luta de classes nunca esteve tão evidente, no entanto, o antagonismo e resultado da ingerência da direita no projeto politico da sociedade. que continua o mesmo projeto burgues desde a monarquia, nesse sentido, só a unidade da esquerda e capas de conter o avanço da direita fascista...........
Curtir · Responder · 11 h
Isa Rinaldi
Isa Rinaldi mas isso nunca acontece! elas se separam! perdem o bonde da história mas se separam...
Curtir · Responder · 10 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo
Almir Ribeiro
Almir Ribeiro http://m.politica.estadao.com.br/.../geral,deputado-chama...

Deputado chama índios de 'bando de veadinhos' - Política - Estadão
POLITICA.ESTADAO.COM.BR
Curtir · Responder · Remover visualização · 10 h

Rodrigo Ferrari respondeu · 1 resposta
Mario Neto
Mario Neto Tá pra nascer aquele que possa dar o passo insuportavel da conciliação
O resto é tudo money money yeah
Curtir · Responder · 9 h
Roque Ferreira
Roque Ferreira Caros Jesus Francisco Garcia, Rodrigo Ferrari. De fato a luta de classes nunca esteve tão viva, e numa situação histórica complexa. Há anos Jesus nos conhecemos e combatemos na luta concreta da classe trabalhadora e do proletariado em geral. Aprendemos com a democracia operária a tratar pensamentos divergentes, posições diferentes sempre com o objetivo de nas lutas a construir a unidade necessária para combater a exploração de classe e os projetos da burguesia, mesmo que em alguns momentos estejamos em trincheiras diferentes. Como sabem integro o CC da Esquerda Marxista, e todas nossas posições são pautadas em analises concretas do que ocorre na vigorosa luta de classes em todo mundo. Nossa apreciação sobre o momento atual está expressa no documento que consta no link: http://www.marxismo.org.br/content/aonde-vai-o-brasil

Aonde vai o Brasil | Esquerda Marxista
1. A situação atual no Brasil está marcada pelo agravamento da crise econômica e por um clima...
MARXISMO.ORG.BR
Curtir · Responder · Remover visualização · 1 · 9 h
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo
Thiago Moratelli
Thiago Moratelli O sujeito de Jau nunca foi militante de esquerda. Lembro dele na USC, estudante de jornalismo, classe media, comprava jornal da corrente OT e também ajudava a divulgar as ações do MST. A ascensão política dele ocorreu em consonância com a própria popularidade do PT em torno primeira eleição do Lula. Para se ter ideia, era fácil vender estrelas do PT mesmo em um ambiente conservador como a USC. E foi assim, em um caminho pavimentado, que Rafael entrou no PT e investiu na sua então recém carreira de petista em Jau. A saída dele não é surpresa.
Curtir · Responder · 1 · 8 h
Almir Ribeiro
Almir Ribeiro De um documento de 1989 da então tendência interna Convergência Socialista: "" (...) A direção do PT não vai para a revolução, porque reflete um grupo social específico, estranho à classe trabalhadora."
Curtir · Responder · 1 h