terça-feira, 29 de setembro de 2015

FRASES DE UM LIVRO LIDO (95)


“IN NOMINE DEI”, E AS FRASES DIVINA(I)S EXTRAÍDAS DE UM LIVRO DE JOSÉ SARAMAGO

Quanto mais me instigam pelas redes sociais dos motivos de alguém conseguir ser comunista nesse mundo, mesmo não o sendo, vasculho mais e mais meus alfarrábios e encontro escritos lindos de alguns que o foram e deixaram lindos escritos, desses para todo o sempre. Quando um me provoca dizendo que, todos os males desse mundo vieram do comunismo, nem lhe respondi, como faço na maioria das vezes (“mas o senhor sabe o que venha a ser isso?”). Preferi não perder tempo. Achei aqui pelos cafundós do mafuá umas frases de um livrinho lido em 2007, o “In nomine dei” (Cia das Letras, 1993), de um dos melhores ateus que já passaram por esse mundo, o escritor português José Saramago. O livro é uma peça sobre o fracasso de uma rebelião protestante na Alemanha do século XVI. Sintam a força de suas frases e entre ironia, rebeldia, didatismo, profecia e até profilaxia, divirtam-se divinamente:

- “A fé vitima os mais simples, a credulidade dilacera os homens, a esperança mata e a utopia igualitária serve de pretexto para a dominação. Contra o fanatismo, heroísmos estúpidos”.
- “Os homens só começam a saber o que Deus quer, quando trocam as palavras pelas ações”.

- “Deus depende das forças do homem e essas sabemos não são grandes”.
- “Cidadãos, vivei cada momento como se fosse o último, pois melhor do que corrigir o erro é evita-lo”.
- “Que se também a vós o meu filho tiver que ir alguma vez, sejamos seus passos a leva-lo, não os meus”.
- “Deus precisa saber até onde, em fé e coragem, podem chegar os Seus eleitos. Não vá dar-se ainda o caso de ter de cuspir alguns deles em Sua boca”.
- “Estamos com Deus e com deus, os nossos corpos e as nossas almas pertencem-lhes, não temos outra vontade que não seja a sua. (...) É com seus dentes que morderemos e degolaremos os Seus inimigos”.
- “É lícito, pois, fazer perguntas a Deus, mesmo quando pareça que Ele já exprimiu a Sua vontade”.
- “O costume é dizermos que o Senhor fala pela boca dos profetas quando os profetas dizem que o Senhor falou pelas suas bocas”.

- “Consentes que uma mulher, a tua própria, desprezando os seus deveres de casada, incluindo o dever de obediência, te fale com atrevimento?”.
- “Os profetas só são úteis a Deus enquanto suas línguas estão vivas”.
- “Todos os juízos de Deus são definitivos, mas não será último”.
- “Só os que forem justos tem lugar na Igreja Regenerada, por isso castigarei terrivelmente a quantos, tendo pedido e recebido o novo batismo voltarem a cair em pecado. Morrerão, pois, os blasfemos, os que proferirem palavras sediciosas... os que se queixarem sem motivos”.
- “Meus Deus, diz-me, precisas realmente de tudo isto para nos mostrares a Tua grandeza?”.
-“Deus não se sujeita a hierarquia e respeitos humanos”.
- “Se os constrangimentos duma lei mesmo vinda de Deus, viesses a ter mais força que a lei da liberdade, que de Deus veio, então Deus estaria contra Deus”.
- “Deus mandou, e vós não tendes mais que obedecer, a Ele e aos homens que representam na terra o seu poder”.
Chico, Salgado, Saramago e Stédile 

- “Contudo, não esqueceis nunca, ser leal ao Pai do Céu significa também ser leal a quem é vosso pai na terra e vosso rei”.
- “Deus elegeu-nos a todos para Seu povo, mas nem todos poderão sentar-se à Sua direita”.
- “Talvez Deus não seja católico, talvez não seja protestante, talvez não seja senão o nome que tem”.
- “O nada é feito de tudo, mas o tudo é igual a nada. (...) Sendo assim, todos os nossos atos são indiferentes, todos valem o mesmo”.
- “Não há, pois, outro Diabo senão o homem, e a terra é o lugar único do inferno”.
- “Não abjurarei da minha crença, porque só tenho a ela. (...) Sem uma crença o ser humano não é nada”.

NADA MAIS ME RESTA ESCREVER SOBRE ISSO DO QUE ISSO E MAIS ISSO, NADA ALÉM DISSO - HPA

Nenhum comentário: