quinta-feira, 10 de setembro de 2015

PRECONCEITO AO SAPO BARBUDO (93)


REBAIXADOS SEMPRE O FOMOS, DIRIA, SOMOS ISSO SIM, PASSIVOS E SUBMISSOS – E ALGUNS ECONOMISTAS NÃO EXPLICAM DIREITO O TAL DO AUMENTO TRIBUTÁRIO
“A Standard & Poor's é aquela que deu nota AAA ao banco Lehman Brothers, no início de setembro de 2008. A empresa assegurou ao mundo que tudo ia bem. Dia 15 daquele mês, a instituição quebrou, levando pânico a todo mundo, na maior hecatombe econômica desde 1929. A crise de 2008 estava oficialmente inaugurada. O maior problema, o principal, é depender desse tipo de avaliação. Países cujo equilíbrio macroeconômico depende das agências de avaliação de risco não têm condições de exercer sua soberania. São obrigados a fazer a política econômica ditada pelo sistema financeiro internacional, comumente designada pela infamante expressão “dever de casa”, que nos rebaixa à condição de colegiais. É uma dupla tragédia: estamos tentando fazer o "dever de casa", mas não conseguimos agradar os capatazes que tomam conta de nós. (César Benjamim) . Era assim antes do PT, que poderia, mas não quis, mudar isso. Será assim nos próximos anos. Não é sina: é submissão. E os governistas acham que o problema são as declarações do Fábio Jr. ...”, xerocopiei e aqui publico algo escrito pelo amigo Almir Ribeiro.

Porque seriam esses aí os donos da verdade, os em condições de nos enfiar numa gaveta e dizer isso e aquilo? E se aceitam e dizem amém, fazem parte do sujo jogo sob coordenação desses? Lamentável ver a imprensa brasileira totalmente vergada, aceitando tudo como se fosse o veredito final, inapelável e incontestável. Somos mesmo uns bananas e louquinhos para ficar novamente sob todas as bênçãos, conselhos e ditames ordenadas pelo Grande Irmão do Norte. Existe uma turba de brasileiros que não consegue viver sem a sombra norte-americana, venha de onde vier, até de agências desse nível? Vinda de lá, tudo aceitável. Assim sendo, com esse Governo entrando nessa, só me faz entender que estão aceitando o jogo e como já demonstraram não saberem muito bem nadar, talvez até morram no revolto mar.

Abro o JC de hoje, seção Opinião e lá mais um texto da lavra de Reinaldo Cafeo, sempre a defender o Mercado (para ele com letra maiúscula) como única e indivisível solução para tudo, desde diarreia crônica, dor de cabeça, protuberância emorroidal ou mesmo dificuldades para fechar balanços financeiros, contas públicas, pagamento de precatórios, acertos contábeis e tudo o mais. A Receita é única: manter-se calado e atrelado aos ditames dos papas do mercado financeiro. Fugir disso, nem pensar. Leiam aqui o texto do gajo, “Mais tributos não”:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=240294. Lembro aqui a história do sorveteiro. O cliente diante do dilema da placa com 50 sabores diferentes e quando escolhe o de sua preferência, o mesmo abre a tampa do freezer e saca a bola de um só pote. Era único, só tinha aquele sabor lá no seu compartimento. Cafeo pensa assim. Não adiante existirem inúmeras opções, pois a sua sempre será sempre a de se manter ao lado do que dita o Mercado (maiúsculo, como um Estado supranacional), doa a quem doer.

Não misturo alhos com bugalhos juntando o que está escrito no primeiro parágrafo e nesse segundo e terceiro. Tem tudo a ver o rebaixamento brasileiro e a tentativa de nova tributação. Explico. Se o país foi rebaixado e é criticado internamente por gente com o mesmo pensamento que o Cafeo é por ter investido grana alta em ações sociais e essas, segundo esses, nunca levam a lugar nenhum, não são substanciosas para os quetais do mundo da grana. Onde já se viu fazer algo em prol dos mais necessitados? Fizeram e o veio a crise mundial. O Brasil escapou no início, mas não agora. Cometeu também seus erros (muitos, enfim), mas tenta se safar para quitar o montante em litígio e dá tiros para lá e para cá. A tentativa de nova tributação é só uma delas. O ataque do Cafeo é justificável. Ele defende os industriais, grandes comerciantes, oligopólios fundiários, especuladores financeiros, etc. Esses sempre pagaram pouco imposto em relação ao trabalhador. Qualquer tentativa feita para que paguem mais, a grita dos que estão a serviço do tal Mercado (olha a maiúscula aí de novo) é feita em alto e bom som. Vejo o povão comprando aqui gato por lebre.
A tributação que Dilma quer ver implantada penaliza os mais abastados e menos os já empobrecidos. Isso não está embutido nos textos dos economistas favoráveis ao deus dinheiro, ou seja, o maiúsculo Mercado. Se esses pagassem mais tributos, uma real possibilidade de equilíbrio nas contas públicas e daí até os tais lá da imponente (sic) Standard & Poor's se veriam obrigados a rever seus conceitos.
Na manchete da minha preferida revista semanal dessa semana, a Carta Capital, algo sobre isso, “Cratera Fiscal – O Governo não sabe como cobrir o déficit, mas ignora os sonegadores”. Leriam aqui o texto:http://www.cartacapital.com.br/…/ajuste-fiscal-esbarra-na-i… , mais issohttp://www.cartacapital.com.br/…/um-ajuste-fiscal-para-paga… e depois só mais isso http://www.cartacapital.com.br/…/contra-a-oligarquia-financ…. Falou em tocar no santo dinheiro dos mais abastados sempre existirá entre nós uma legião de gente a defendê-los com unhas e dentes. Entender de fato como se processa isso tudo é crucial para entender de fato esse país. A sensibilidade para com o semelhante vale pouco nessa hora, quase nada. Era só isso.

5 comentários:

Anônimo disse...

O Cafeo é fraco para discutir essas coisas, mas vc acaba enlouquecendo junto nesse meio onde não sai nada de ideias produtivas para uma saída.
O governo não está entrando nessa agora, entrou e faz o jogo desde a eleição de 2002, aonde que em algum momento saímos da sombra imperialista??
Quem favorece os especuladores da dívida pública, banqueiros, multinacionais e etc, é o próprio governo, atrelado e de rabo preso nas entranhas da pilantragem, ou o governo joga contra ou faz esse jogo, e é isso que tem feito, agora aonde que a criação de tributos que o governo propõe penaliza os grandes e não o trabalhador??
Não sou economista, mas gosto de estudar o tema que envolve o passado e a atualidade, se quiser fazer um debate sério, técnico e sem sectarismos estarei aqui.
O governo faz cortes absurdos, retira direitos, está de joelhos ao estabilishment brasileiro, o que falta fazer pra acordar de vez os bons críticos?? Sair dando tiro na testa do trabalhador??
Veja, não digo que não se deva as vezes derrubar com argumentos o Cafeo ou caras como o Goffi, mas não dá pra ficar muitas vezes perdendo tempo com figuras caricatas senão viramos uma também, o Cafeo como um grande lambe saco que é e das oportunidades que teve na vida, se fosse um grande economista, mesmo com pensamento de direita, vc acha que estaria em Bauru ainda escrevendo pra JC e falando nessa rádio mequetrefe da cidade?? Esse sujeito não convence nada.
E Henrique para fechar no momento, podemos seguir as ideias depois, vou perguntar por aqui pois tenho tentado falar contigo no telefone e seu celular não atende e isso que perguntei se já sabia da bomba e não tive retorno seu, mas hoje na rua me disseram que minhas opiniões estão incomodando aqui, só digo uma coisa, opiniões que visam um debate enriquecedor só incomodam os idiotas que não pensam e sei que vc sempre foi aberto e sereno as boas conversas.

Camarada Insurgente Marcos

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1:


Juarez Scarelli Eu nunca entenderia o porque do Brasil não pagar a tal dívida externa e nunca se transformar em potência tecnológica e industrial sem olhar para a história, a real, que graças a internet e a pessoas fantásticas que distribuem conhecimento, não só o que pauta a grande mídia, mas também o submundo dos acontecimentos e seus fatos geradores. Temos tudo aqui, área, vento, petróleo e uma enorme variedade de derivados, temos o aço, ferro, agricultura, universidades e moeda única aceita em todo o território, logo, cabe a pergunta, o que falta para pararmos de ficar bajulando dados, informações, produtos, insumos, tecnologia e o dinheiro externo? 515 anos não dizem nada a grande massa? O falta ao governo é o mesmo que falta a todos, atitude, moral e ética!
Descurtir · Responder · 1 · Ontem às 12:11

Paul Sampaio Chediak Alves O momento econômico transcendeu até ao dia-a-dia do Cafeo, Henrique Perazzi de Aquino ... acredite, já passou da hora de até mesmo você, reconhecer o fundo do poço em que o país foi metido pelos dirigentes do partido que vc gosta, meu caro. Pare de desqualificar o mundo inteiro ao redor ... a Humanidade é gananciosa sim ... o comunismo foi enterrado por pessoas assim ... o josé Dirceu foi preso pela segunda vez por ROUBO ... se provou tão socialista quanto o Michael Jackson .... enfim ... HORA de VOLTAR para TERRA, amigo. Nem o Minha Casa Minha Vida está sendo poupado ... eu disse que até os benefícios irão ser afetados ... e aí está ...
Curtir · Responder · 1 · Ontem às 12:57 · Editado

Henrique Perazzi de Aquino Mas, caro Paul, reconheço isso tudo, só não quero devolver o país aos que o infelicitaram em muito mais demasiada valia do que os "dirigentes do partido que gosto", segundo ti. Se isso acontecer de ruim, passaríamos a péssimo. Enxergue isso também, meu caro e veja que o lado de lá proposto é mais do que piorado. Toparia sim mudanças radicais, aliás é o que quero, clamo e luto, mas sempre adelante, nunca em marcha a ré.
Curtir · Responder · 2 · Ontem às 13:09

Paul Sampaio Chediak Alves a cúpula petista não ficará em paz enquanto não der execução ao processo de Furnas do Aécio ... todos os do cunha e do Renan ... enfim .. teremos a queda de vários deles nos próximos dois anos, Henrique Perazzi de Aquino .. por isso quero logo virar a página
Curtir · Responder · Ontem às 13:30 · Editado

Paul Sampaio Chediak Alves deram mais dois anos para o JANOT, e eu acho que aquele papo-furado dele com o conterrâneo Aécio ,sobre "ppau que bate em Chico, bate em Francisco", já foi um aviso (como ele tem dado a todos) que a batata dele tá assando. Acho que foi a maneira de ele...Ver mais
Curtir · Responder · Ontem às 13:34 · Editado
Henrique Perazzi de Aquino

Escreva uma resposta...

Escolher arquivo

Henrique Perazzi de Aquino Paul e demais: percebam algo, não discuto mais PT, vcs que continuam sempre e sempre insistindo nisso. Falo da necessidade dos ricos serem taxados para começarem, a pagar de fato o que devem a esse país. Sanearia nosso problemas. E uma empresa de duas portas num prédio de uma grande cidade norteamericana impõe algo ao mundo e todos acatam de forma submissa. O Brasil é muito mais que isso. Quando os ricos vão começar a pagar suas contas nesse país, hem? Essa pergunta feita no meu

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Roque Ferreira De livre e espontânea vontade não pagarão meu caro Henrique. Não há como humanizar o capitalismo. Todas estas medidas vão de encontro aos interesses do "mercado". A burguesia e suas instituições (governos, veículos de comunicação, entre outros) incensam o catastrofismo, irrigam as almas com tragédias como Cassandras desvairadas, preparando o terreno para fazer aplicar as medidas que lhes interessa neste momento de crise. O que interessa a burguesia é aprofundar os ataques contra a classe trabalhadora, via medidas de ajuste fiscal. Não há saída dentro dos marcos do capitalismo. É preciso dizer a verdade: a saída para o "proletariado" é a revolução. Se não concluímos nossas críticas com esta posição não contribuímos para ajudar a classe a se organizar.
Descurtir · Responder · 1 · 21 h

Clovis Filho · 12 amigos em comum
O rebaixamento do país vai muito além dos espantalhos do seu texto. Esse assunto é muito mais sério do que suas piadas e afeta diretamente os menos abastados, aqueles que você e sua trupe insiste em dizer que defende.

Com esse rebaixamento, muitos investidores estrangeiros deixarão de investir aqui para colocar o seu dinheiro em outros países considerados mais seguros. Essa saída de dólar do mercado interno vai empurrar o preço do cambio para cima, desvalorizando ainda mais o real e aumentando a inflação para até dois dígitos ao ano.

O cidadão comum vai sentir na hora de ir as compras. Desde alimentos e vestuário até eletrônicos. Praticamente tudo tem alguma matéria prima importada. A farinha daquela pizza que você adora da Vila Rica, o tecido da sua camisa, o chip do seu notebook que você usou para escrever esse texto... Se para o pobre já era difícil sair pra comer uma pizza ou comprar uma calça nova, imagine agora.

É ai, cidadão, que a cobra fuma. A inflação é como um imposto e que afeta diretamente os mais pobres. Afinal, se está caro comprar celular ou roupa no Brasil, o rico compra em Miami ou pede pra algum amigo trazer. O pobre, coitado, tem que submeter a pagar em doze suaves prestações.

E os alimentos então? Bom para a JBS/Friboi, que destina a maior parte da sua produção para o mercado externo. Agora o pobre tem que comprar comida de segunda linha. Afinal, gastar em reais e receber em dólar, quem não quer?

É hora de analisarmos as coisas de forma mais coerente. Tenha o trabalho de ler o relatório emitido pela S&P e verás que não é apenas "achismo". O Brasil há anos já demonstra fragilidade em suas instituições públicas, graças ao (des)governo Petista e suas políticas irresponsáveis.

Taxar os ricos apenas irá afastar o capital deles do Brasil. A solução, meus caros, é diminuir a ineficiência do governo brasileiro e cortar gastos.
Curtir · Responder · 1 · 20 h

Henrique disse...

comentários via facebook 3:

Almir Ribeiro O Clóvis leu (eu não li e não tenho intenção de fazer) o relatório da S&P (que, diga-se só de passagem, é processada pelo governo estadunidense por irresponsabilidade). Poderia, agora, ganhar um tempinho lendo sobre a história (pode ser só a mais recente). Nos pouparia de bobagem como "O Brasil há anos já demonstra fragilidade em suas instituições públicas, graças ao (des)governo Petista e suas políticas irresponsáveis." Aprenderia que o governo petista fez exatamente (às vezes, como agora) com mais afinco o que fizeram todos os governos anteriores. E farão os próximo a menos que se concretize a revolução corretamente defendida pelo Roque;
Descurtir · Responder · 2 · 18 h
Ver mais 2 respostas

Henrique Perazzi de Aquino Falta a muitos um espelho, pois criticam os tais do PT, mas acobertam alguns muito piores. Quer raio de fim de corrupção é essa?
Curtir · Responder · 4 min

Paul Sampaio Chediak Alves A única coisa que eu insisto em dizer, é que o foco tem que ser outro. O fato de existirem nesse momento, toda espécie de banqueiro, investidor, nação imperialista fazendo exigências indiretamente ... e muito mais, não é problema. Isso era mais que previsível. A questão é não ficar à mercê dos caras. Não tendo competência para isto ... torrando dinheiro feito torresmo ... vai colher esse abacaxi todo que tá colhendo - o país inteiro sentindo a total irresponsabilidade, imoralidade e incompetência no governo do país. Agora, é só torcer para não chegarmos aos níveis gregos de depressão econômica.
Curtir · Responder · 16 h

Roque Ferreira Paul Sampaio Chediak Alves, meu caro. Não é neste momento, é na história do sistema capitalista construído a base de pilhagem. Sim, o governo do PT tem responsabilidade, pois não rompeu com os interesses da burguesia, que a cada dia quer mais e mais para salvar seus lucros. A crise esta espalhada por todo mundo, inclusive nos países centrais do imperialismo. Economias periféricas não tem como "sair da crise" que é estrutural, e não conjuntural.
Curtir · Responder · 1 · 16 h

Henrique Perazzi de Aquino http://www.cartacapital.com.br/.../odio-sim-de-classe...

Ódio? Sim, de classe
O governo cede às pressões da casa-grande e aceita o naufrágio dos avanços sociais que ele próprio promoveu...
CARTACAPITAL.COM.BR
Curtir · Responder · Remover visualização ·

Anônimo disse...

Essa dos piores e do tal social é espetacular, merecia um roteiro de stand-up comedy se não fosse trágico o país, definitivamente não há saída para o Brasil diante da falência do debate político, debate, questões que realmente parece incomodar aqui devido a falta de alguma resposta.
Na ótica da corrupção não existe pior, mas da transformação, sem dúvida o PT foi a grande merda pois aniquilou qualquer chance de mudança, dos outros nunca se esperou nada além disso mesmo. Agora é bom entender o que é desenvolvimento social para não se cair nessa falácia do "mas faz" do malufismo.

Camarada Insurgente Marcos