quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

BEIRA DA ESTRADA (58)


ESSA CENA NÃO MAIS SE REPETIRÁ, PELO MENOS COM PEZÃO

José Antonio, o mendigo que permanecia horas do dia deitado diante de uma marquise do supermercado Pão de Açucar morreu ontem e nem velório terá, mas será enterrado hoje. Escrevi dele recentemente o texto abaixo no meu blog, com algo reproduzido também no facebook, podendo ser lido clicando a seguir:
http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search…

Quando publiquei o texto inicial, uma amiga me enviou um perfil mais completo desse antigo morador das ruas de Bauru: "Conheço o Pezao desde de 1983 quando me mudei pro Octavio Rasi sempre foi rebelde deu muito trabalho pros pais..era morador de uma antiga carvoaria na vila Aymorés... Dizem que perdeu o pé devido ao uso de drogas...dizem também que é portador do vïrus HIV se quizer mais informaçao só ir na Vila Aymorés, os moradores antigos todos o conhecem e sabem sua história.". Ontem a noite outro recado dela, mas sobre sua morte: "Boa noite tudo bem? Lembra daquele rapaz deficiente que pedia nos altos da cidade que eu disse que conheço morador da vila Aymores, o Pezao, ele falęceu fiquei sabendo agora que o irmao dele está no IML reconhecendo o corpo... Tinha tudo prá ser um homem de bem que pena! Recebi a noticia a pouco...mas Já me disseram que não terá velorio. Fiquei chateada, pois o conheço a mais de 30 anos. Que tenha uma boa passagem ...".

Desde que que publiquei o texto com ele, 08/12/2015, o vi em vários outros lugares perambulando pela cidade. Outro dia numa banca de revistas na Duque de Caxias, comprando cigarros e outro sentado na calçada de um supermercado lá no Rasi, perto dos seus parentes. Ou seja, Pezão circulava e insistia em não sair das ruas. Nada sei dos motivos de sua morte, mas sei que se foi e dessa forma hoje faz parte apenas das estatísticas dessa cidade, algo frio, mera contabilidade. O registro feito agora, ao acordar é para que, ao menos, alguns possam tomar conhecimento e se proventura passarem pelo Pão de Açucar e sentirem falta dele, terem ciência, nunca mais o verão por ali. Provavelmente a notícia não sairá em nenhum outro lugar, mas fica aqui o registro.


OBS. DE FINAL DE DIA: Muito me emocionou tomar conhecimento pelos comentários feitos no facebook que Gustavo Mangilli, proprietário da banca de revistas na avenida Duque de Caxias, quase esquina com a Rua Gustavo Maciel tinha aberto uma linha de crédito para Pezão ir comprando coisinhas e ele pagava quando podia e como podia. São particularidades da vida cotidiana de Bauru que me encantam. Na foto publicada hoje pelo facebook dele, o registro de como ia marcando as despesas do cliente.

5 comentários:

Mafuá do HPA disse...

Foram 40 compartilhamentos no facebook e até agora 83 curtidas e os comentários postados abaixo:

Nina Barbosa Emoticon cry

Patricia Karst Caminha Triste...

Maria Cristina Zanin Sant'Anna Isso é muito triste mesmo. Triste também é saber que outros seres humanos estão espalhados por Bauru à própria sorte, com as mais variadas histórias de vida. Fome, tristeza, abandono, traumas, vícios, desprezo, discriminação, preconceito, violência, tortura. O retrato de vida de muitos moradores de rua chama a atenção para que políticas públicas possam ser criadas (propostas). A gente não quer só comida,
A gente quer comida, diversão e arte.
A gente não quer só comida,
A gente quer saída para qualquer parte.
A gente não quer só comida,
A gente quer bebida, diversão, balé.
A gente não quer só comida,
A gente quer a vida como a vida quer.
(TITÃS, s/d)

José L R Schubert LAMENTÁVEL A VIDA QUE ELE LEVAVA.

Suely Umbelino Muito triste, Deus nos deu o livre arbítrio para fazermos de nossa a vida o que tivéssemos vontade, esta foi a escolha dele, talvez fosse feliz exatamente assim, que Deus o tenha e que descanse em paz.

Juarez Hunter · 3 amigos em comum
é uma pena que os governantes de Bauru não fazem porra nenhuma, a cidade está se acabando, por isso eu falo, não voto mais em FDP nenhum.

Henrique Perazzi de Aquino Juarez, estou escrevendo exatamente sobre isso para um trabalho acadêmico. Bauru faz sim algo nesse sentido. Temos o trabalho assistencial da SEBES, comandado pela Darlene Tendolo Tendolo, temos o Albergue Noturno e o atendimento aos de rua promovido pelo Amor e Caridade, dos espiritas. Temos que reconhecer isso, algo é feito.

Gustavo Mangili Henrique Perazzi de Aquino que estranho ele ainda veio aqui terça feira pagou até a dívida dele pegou uma moto aqui do lado e partiu, que Deus o tenha no céu e + um que vejo que se foi !!

Henrique Perazzi de Aquino Eu havia visto ele em sua banca dia desses e agora sei que tinha até conta contigo. Você é DEZ, meu caro Gustavo Mangili, pois sabia que ele iria pagando suas dívidas pouco a pouco, da forma ia entrando um dinheirinho em suas mãos.

Gustavo Mangili olha a data dessa conta 17/09


Henrique Perazzi de Aquino Gustavo Mangili, e ele veio quitar tudo, zerando o débito. Isso o engrandece ainda mais. A ti por ter aberto crédito e a ele por ter honrado o compromisso assumido contigo. Você é dos poucos que abrem uma linha de crédito para os moradores de rua. Merece um texto só falando disso.

Gustavo Mangili Sim sim ele veio na terça e deixou 120,00 nas minhas mãos e quitou o que ficou e disse q voltava daqui uns dias e não voltou ;/

Henrique Perazzi de Aquino agora não volta mais...

Gilberto Truijo ÓTIMA MATÉRIA Henrique Perazzi de Aquino. O PEZÃO DESCANSOU.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

José L R Schubert não entendo as vezes a sebes. tem que dar um jeito e recolher todos esses que são tradicionais pelas nossas ruas e colocá-las num lugar no mínimo que lhes dê proteção. Não falo desses "forasteiros", esses, deveríamos fazer uma triagem e "devolvê-los" de onde vieram pois Bauru não tem como cuidar de todos... Mas, os que são nossos (como o caso desse que faleceu e que dormia lá na Aaújo em frente ao Pão de Açúcar sempre em cima de caixas de papelão que os próprios funcionários da loja davam para ele quando ele ia buscar, todos os dias a tardinha......

José L R Schubert A SEBES tem a sua frente uma excelente secretária mas falta muita coisa prá ela poder trabalhar como ela quer e precisa. Faltando inclusive pessoas (eu mesmo já pensei em trabalhar lá mas... não podiam contratar ninguém) para fazer esse trablho de controlar quem é quem entre esses andarilhos, os que são daqui da terrinha e os "forasteiros" e esses deverão ser devolvidos para as suas cidades de origem.

Gustavo Mangili domingo aqui do pezao foi assim !

Henrique Perazzi de Aquino José L R Schubert, A SEBES cumpre o seu papel, ela até tenta retirá-los das ruas, mas ninguém pode obrigar ninguém forçosamente a sair das ruas. Isso é contra a legislação. Existem vários programas e abrigos, mas só se eles quiserem ir por livre e espontânea vontade, do contrário continuam nas ruas.

Helena Aquino Bela matéria

Viviane Mendes Eu encontrei ele sábado a noite...eu sempre vou nesse supermercado e reparava nele...eu parava e oferecia alguma coisa para comer. Acho que segunda eu o encontrei dentro do supermercado, eu peguei duas cervejas e ele uma latinha...fiquei pensando...esta certo. Saí com o carro e ele ficou nesse ''Bat local''...eu olhei...pensei no que tínhamos em comum...nos rumos que a vida toma....reflexões, conjecturas que passam na cabeça numa fração de segundo. Eu reparava nele..............................

Leila Caldeira · 2 amigos em comum
Desculpe a pergunta, mas tem certeza que ele faleceu? Já tivemos essa notícia várias vezes e Ele sempre aparecia novamente! !!

Maria Freitas Sim...acabei de chegar do Octavio Rasi e lá só se fala da morte do Pezao..também entrei em contato com meus amigos da vila aymores e eles confirmaram que é verdade...

Silvana Simão · 4 amigos em comum
Uma vez no escuro ele surgiu com uma bicicleta e eu de caminhão e ele no.meio da rodovia ... E eu quase o atropelei ...ele simplesmente surgia do nada e desaparecia do nada sempre andava por ali nunca ouvi dizer que deu trabalho aos moradores mas a família sim ,era um rebelde nato ...mas a rua era o destino dele ...vá em paz Pesão .

Lourdes Leardini · 4 amigos em comum
Olha Carla Leardini e Luciano Leardini eu me lembro dele vagamente .

Janaina Moyseis · 15 amigos em comum
Olha eu sou moradora do Octávio rasi conheço ele e não estou sabendo de nada .

Silvana Simão · 4 amigos em comum
E Janaína eu moro em Aimorés e tbm.não vi comentários ..já ouvi fala várias x de sua morte mais ele sempre aparecia ...não saberei te dizer se e realmente vdd

Rosely F Fernandes · 124 amigos em comum
Semana passada ele estava sentado ao lado do supermercado do souza... Não o vi mais

Paul Sampaio Chediak Alves Luz

Thiago Araujo Oliveira · 20 amigos em comum
Eu conhecia o Pé desde a infância, um mito.

Rosana Borges · Amigo de Nina Barbosa e outras 21 pessoas
Curtir · Responder · 1 h
Henrique Perazzi de Aquino
Henrique Perazzi de Aquino Ácabo de falar com o Léo Lima do Rasi e ele me diz que são vários Pezões lá no Rasi, mas que esse é especial. O conhece desde a infância.

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 3:

Vivian Oliveira poxa...muuita luz pra vc Jose Antonio (pezão),va em paz!!

Lays Franzoi Qdo ele amputou a perna, tinha caído aqui na minha rua, chamamos o samu e qdo ele voltou ja estava sem a perna, se não me engano foi em um fim de ano que isso aconteceu

Mavie Santos Janis eu conheci ele? Pezao não me é estranho...ainda mais desses lados ai..

Janis Camila Acho que conhecia sim

Mavie Santos Não tem foto dele né?

Janis Camila Mavie Santos nao nao mas a minha mae disse q vc conhecia sim

Mavie Santos Putz...agora quero saber quem é. ..

Vera Lucia Quando eu conheci ,ja era maluco beleza,nao morreu descansou!

Mavie Santos Sim sim..só to curiosa. .tenho ctz absoluta q conheci..só não lembro agora Emoticon frown

Alex Silva ZL Va em paz pezao guerreiro

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook 4:

acque Pedro Gonçalves Algumas vezes quando ia almoça no BatataBrasil ele me pediu comida e na volta eu levava marmita pra ele agradecido ele me abençoava que Deus de o descanso merecido !!!

Rogério Camargo Campos Camargo Ele poderia ter tido outro tipo de vida Jacque Pedro Gonçalves. A gente crítica a ação dos governantes, mas muitas vezes, eles não querem ajuda e sim viver da maneira que escolhem. O pessoal da Sebes de Bauru e muito atuante e competente. Viveu da maneira que escolheu. Que descanse em paz.

Rogério Camargo Campos Camargo Antônio Antonio Silva, é o rapaz que passava no bico do restaurante. Aquele que não tinha perna, lembra se?

Cristina Bicudo - Conhecia essas figura, pessoa de bom coração q o vício destruiu seu corpo e sua cabeça.

Rochelli Saviolli - Oooooooo meu qúerido pezao esta difícil acreditar que vc se foi, quem vai mexer comigo?! quem vai me enfernizar?! quem vai me pedir o último bjo?! quem quem ???
Sei que vc era apenas um morador de rua mas levo comigo o carinho que vc tinha pela minha família e nós tínhamos por você.
Vc não sofrerá mais nas noites frias de Bauru, não vou ter mais com quem eu brigar na brincadeira hehehe.
Vc era um homem mto inteligente, sábio, mas escolheu viver nas ruas de Bauru.
Vc sempre estara em meu coração, em meu pensamento.
‪#‎DescanseEmPazMeuQuerido‬

Lucilene Luchetti - Quem é do rasi lembra do Pezão

Fernanda da Cruz Muito triste era doidao Mais nunca mexeu com ninguem aki Da vila sempre respeito!!! Que deus o tenha

Milena Regina Nossaaa...

Anônimo disse...

Puxa vida...eu o conheci desde criança. Na minha pré adolescência ele encontrava meu irmão (três anos mais novo)e eu nas quermesses da igreja do Rasi ou andando pelo bairro a noite e dizia: Filha do Zé Maria, filho do Zé Maria que vocês tão fazendo na rua essa hora?! Aparecia do nada e queria levar a gente de volta pra casa pq era perigoso crianças andarem sozinhas. As vezes ele nos acompanhava mesmo...ia até Aimorés com a gente e depois ia curtir a noite por aí.
Um rebelde incorrigível... Tinha sim seus defeitos mas também tinha um grande coração.
Que Deus o tenha!!!

Vanessa Santos