domingo, 10 de janeiro de 2016

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (80)


PRAÇA DE GUERRA DO LADO DE FORA DO ALFREDO DE CASTILHO – CULPA TOTAL E EXCLUSIVA DA POLÍCIA MILITAR E SOB O COMANDO DO TENENTE FREITAS
Nos relatos abaixo um pouco só do irracional elevado à sua quinta potência e em algo que a maioria dos torcedores presentes ontem no estádio não notaram. Foi no portão principal e no horário do intervalo. A PM, demonstrando uma alucinação e despreparo total, tratou algo envolvendo muita paz, como se fosse uma verdadeira praça de guerra. Se ontem, no predominante clima de alegria mútua eles conseguiram fazer o que fizeram, imaginem o que fazem quando realmente confrontados. Algo precisa ser explicado para a população de Bauru. Esse tenente Freitas (que acertadamente recebeu voz de prisão de um torcedor), precisa vir a público, na presença de seus superiores e explicar o que as cenas desse curto vídeo deixam bem claro: existe uma prévia preparação para atendimento à população em eventos dessa natureza ou tudo é feito no vai lá e faz de qualquer jeito? Abaixo alguns dos depoimentos recolhidos via redes sociais da vergonha proporcionada do lado de fora de um pacífico acontecimento na cidade:

1.) “POLÍCIA NOS ESTÁDIOS
Sempre tive dúvidas sobre me posicionar a favor ou contra a polícia militar nos estádios, mas o que ocorreu com minha familia hoje me fez entender o posicionamento daqueles que são contrários.
Hoje, devido a chuva, e por estar acompanhado de esposa e dois bebês, resolvi ir embora no intervalo do jogo.
Ao tentar sair do estádio, fui informado pela policia militar que eu não poderia voltar. Achei estranho, pois a Copinha SP sempre teve portões abertos, e inclusive fui com minha familia nos outros três jogos do Noroeste, que não tinha este controle da policia.
Mas como eu não pretendia voltar, não liguei. Concordei e sai com minha familia. Pedi pra minha esposa aguardar com minha filha de 4 meses debaixo do mesanino da saída. Fui até a esquina e quando voltei, encontrei uma verdadeira praça de guerra. Bombas de gás lacrimogêneo foram lançadas para afastar quem protestava por não poder entrar no estádio, atingindo varias crianças que se abrigavam da chuva.
Quando vi minha esposa chorando, com um bebe, na chuva, fui até os policiais e perguntei quem havia lançado gás nas crianças. Os policiais negaram, e então a população, em sua maioria com crianças nos braços, passando mal, se revoltaram dizendo que eles estavam mentindo e até mostraram vídeos comprovando. Foi então que o Tenente Freitas falou: Eu joguei!
Neste momento me revoltei e dei voz de prisão ao policial, que me desafiou a detê-lo. Voltei para estacionar o carro e quando retornei fiquei sabendo que minha esposa havia sido empurrada por um dos policiais que precisou ser contido pelo tenente.
Diante da situação viemos pra casa acalmar as crianças para mais tarde prestar BO na policia civil e na corregedoria da Policia militar de Bauru/SP”, carta denúncia d militar do Exército Daniel Majone Moretto.

2.) “Maior despreparo da Polícia Militar de Bauru , em um jogo de portões aberto a tal pm fecha os portões no intervalo e segundo tempo de jogo e deixa famílias pra fora do campo e ainda joga bombas de efeito moral em crianças de 2, 4, 6 anos, gostaria uma resposta do 4 batalhão da polícia militar do interior”, Ricardo Dotti.

3.) “‪#‎POLICIA‬ MILITAR de ‪#‎BAURU‬, simplesmente trancou os portões, em um evento ‪#‎GRATUITO‬, na qual assistimo 3 jogos , sem nenhum#MONITORAMENTO da PM(pelo menos não tinha policial nos portões e nem no meio da torcida, apenas era visto dentro do campo), (Palmas 6 mil pessoas,Barbarense 8 mil pessoas,Coritiba10 mil pessoas(numeros aproximadamente), sem nenhum tipo de ACIDENTE,BRIGAS,CONFLITOS, apenas NÓS ‪#‎TORCEDORES‬, pacificamente, ai contra o CRUZEIRO, jogo da TV, A#POLICIA,resolve TRANCAR OS PORTÕES, IMPEDIR AS PESSOAS DE ENTRAR NO ESTADIO,PIOR ‪#‎JOGAR‬ ‪#‎BOMBAS‬ EM NOSSOS #TORCEDORES, (Crianças,bebes,pessoas de idade,‪#‎FAMILIA‬) oque é isso ?
SOU membro da Torcida Organizada,como todos sabem, em todos estádios que vamos , a ‪#‎PM‬, nos trata com ‪#‎RESPEITO‬, JÁ COM PORTÕES ABERTOS, SEM TUMULTO ALGUM, Aqui em #BAURU, essa‪#‎MERDA‬ , que acontece, a #POLICIA, sabe lá o porque,‪#‎ATRASA‬, a ABERTURA DOS ‪#‎PORTÕES‬, causa tumulto, onde não existia, fecha os PORTÕES QUANDO É #GRATUITO, tira o direito de ir e vim dos cidadões ‪#‎BAURUENSES‬, e jogar ‪#‎BOMBA‬, ISSO MERECE ‪#‎PUNIÇÃO‬MÁXIMA, a este ‪#‎POLICIAL‬, que ‪#‎MANCHOU‬, o belo espetáculo que essa maravilhosa e grandiosa#TORCIDANOROESTINA, fez nas‪#‎ARQUIBANCADAS‬,CHEGA ! A PM de BAURU,NÃO PODE FAZER ISSO COM NOSSA FAMILIA ! BASTA DE EXCESSOS, NO PORTÃO DO ESTÁDIO! VAMOS COBRAR ATÉ QUE ESSES ‪#‎POLICIAIS‬ SEJAM PUNIDOS#RIGOROSAMENTE,VAMOS COMPARTILHAR ESSE VIDEO,ONDE A PM ATACA AS FAMILIAS ,BASTA DE ‪#‎VIOLENCIA‬GRATUITA PELA PM!”, Siva Tiba

4.) “Se sentindo indignada!!!! Seus policiais querem respeito então nos respeitam, um absurdo jogar granada em crianças, famílias , apenas queriam entrar para assistir um jogo da copa paulista, no noroeste em Bauru!!! Providências autoridades de respeito para ser respeitado!!! Não tinha tumulto muito menos briga, não tinha necessidade disso!!!! Eita Brasil daqui pra pior.....”, Roseli Nascimento.

5.) “PRA QUE ISTO? E SOMENTE UM JOGO DE SUB-20....TIVEMOS TRES JOGOS ANTES COM PUBLICO BEM MAIOR DO QUE O DE HOJE..E NAO HOUVE NENHUM PROBLEMA...AI ACONTECE ISTO HOJE...E MUITA ESTUPIDEZ DE QUEM ORDENOU ISTO”, Reynaldo Grillo.

6.) “Não entendi hoje sair do estádio no intervalo e depois não podermos voltar ao campo. Que palhaçada. Comando da policia em Bauru está ruim hein! (...) Não entendemos nada. Não havia brigas. Não havia aglomeração. Simplesmente a polícia passou a agir assim. Se houve algo, deveria ter acabado, e com bom senso o comando deveria cessar. Principalmente com criança de colo ali, na paz que estava”, Demetrius Ramos.

7.) “É por essas coisas fúteis que o torcedor não vai ao estádio....estava tudo na paz e foi assim até o final...
Torcedor não é bicho....precisam avisarem esses polícias despreparados. (...) Eu estava junto com meu filho disposto a apoiar e incentivar o Noroeste no profissional mais estou desistindo pelo tratamento de alguns policiais despreparados a estarem no estádio....então infelizmente prefiro ficar em casa mesmo que ganho mais.....”, Carlos Bueno.

8.) “Não entendi nada mesmo, nos outros 3 jogos parecia uma festa todo mundo circulando com toda liberdade neste parecia a velha ditadura, Já a Polícia abusou da repreensão apreciamos bandidos, impedidos de entrar e sair do estádio Sem contar o excesso de policiais para um jogo de uma torcida só, e essas bombas não havia necessidade pois a tarde foi tranquila, precisamos rever o conceito destes policiais q abusando da autoridade afasta ainda mais a família dos estádios, foi lamentável a atuação da Polícia está tarde, isso numa competição de garotos e de uma torcida só, despreparados para isso”, Valéria Melges.

Com a palavra a Polícia Militar do Estado de São Paulo: Aplausos nos acertos e assumir os erros nas pisadas de bola, como no realatado acima, fazem parte do negócio. Vamos ver como será a resposta da Corporação diante dos fatos apresentados e praticamente irrefutáveis.

Nenhum comentário: