segunda-feira, 19 de setembro de 2016

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (112)


UM PROFESSOR CONHECENDO UMA DAS FACETAS DESSAS MUITAS BAURUS

Paulo Neves, emérito professor de História, hoje com aulas no Colégio D'Incao. Mora nas imediações da avenida Getúlio Vargas. Até tempos atrás seu point era saborear um filé ali no Eskinão, mas desde o seu fechamento teve que se mudar de mala e cuia. Anda a procura de um novo espaço para saborear uma boa comida, sem amolações e sem ser obrigado a ouvir algo ao seu lado, como o ocorrido dias atrás e relatado por ele nas redes sociais. Do relato, uma clara faceta de uma Bauru, oculta até pouco tempo atrás, mas hoje cada vez com as manguinhas de fora. Leiam e reflitamos juntos:

"Estou envergonhado!
Na sexta-feira, dia 16 de setembro, cheguei ao Fran's Caf'e da Av. Getúlio Vargas, para tomar um café cappucino e uma água, estava eu e mais dois senhores no fundo da primeira sala. Quando sentei os senhores falaram assim : "Esses comunistazinhos deveriam ser banidos da terra, discípulos de Karl Marx (as vozes, começaram a ficar mais alta e eu tomando minha água)...Cuba não existe mais e aquele barbudo nojento tá morrendo, aliás acho que a pessoa que usa barba é porca, antigênica...(e eu sentado alí, pensando em responder, mas as pernas estão fracas e os braços também...eu tomando água) ...nisso passa o Tidei (de Lima), e diz" Meu diretor do coração, como vc está ...fica sentado...um abraço" . Os dois lá atrás " Não suporto essas pessoas de teatro tudo homossexual"...pensei em levantar, mas sem condições física para enfrentar os dois...saí da primeira sala, e falei com a caixa, que iria mudar para uma mesa ao ar livre, fui, sentei, ato contínuo os dois sentaram atrás de mim, na mesa da parede e recomeçaram: "A China já se curvou a Washington, o resto é comunistazinho podre..." . Levantaram e foram embora, eu tomei meu café , minha água e fui embora...confesso o medo bateu pesado. Atravessei a Getúlio Vargas e fui para casa. A que ponto chegamos, meus amigos! Isso me fez mal, mas...é o retrato do país!".

Sim, esse é o retrato atual do país onde vivemos. Não reflete só Bauru, talvez não o Brasil num todo, mas o estado de São Paulo sim, esse perdido. Estamos infestados de gente pensando e agindo exatamente como esses dois senhores lá na avenida que foi palco das passeatas a favor do golpe, a favor do Temer, do Alckmin, do anti-petismo, dos movimentos sociais e favoráveis ao arrocho salarial e empresarial. Pelo visto, a avenida já se tornou o reduto preferido dos novos mandantes do país.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique e Paulo Neves
Eles sempre existiram, como Henrique disse. Estavam contidos e hoje com Temer e o atual ghoverno entregando tudo para os norte-americanos se veem com liberdade suficiente para falar em voz alta. Diante da não reação eles poderão tomar outras atitudes. Recomendo ao professor mudar de ponto, pois ali não é lugar de gente com o pensamento e alinha democrática dele. Por que o henrique não sugere alguns lugares arejados para continuarmos tomando café em paz?
Paulo Lima