sexta-feira, 2 de setembro de 2016

DROPS – HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (134)


TRÊS HISTÓRIAS BAURUENSES DO NOVO MOMENTO, JÁ SOB O TACÃO GOLPISTA - VEM MUITO MAIS POR AÍ

1.) Venho agora de uma banca de revistas na cidade e lá, ao folhear os jornalões paulistas, sem coragem nem para tocá-los, eis que ouço assim de soslaio um conversinha pra lá de interessante. Um senhor, depois fico sabendo, alto graduado nos Correios local, estava se lamentando por algo assim: “O novo mandante da Regional Bauru já está chegando e o que virá pela frente é catastrófico para todos nós, a instituição Correios está em perigo”. Sim, percebo que os golpistas são rápidos e já estão agindo. Tenho ótimas lembranças desse pessoal dos Correios reclamando muito de dona Dilma, uma que, sei, agiu no caminho da privatização, mas tinha o condão de ouvir o outro lado, isso era plenamente admissível. E, a partir disso, criou-se uma ferrenha oposição e também uma extensa negociação. Dilma, todos sabemos, vivia em constante cerco e tinha pouca opção de manobra e na demora para tomar a atitude contra a instituição Correios, algo de salutar. Essa é minha reflexão sobre o que ocorreu até meses atrás, pois depois chegou Temer & Cia. Nesse momento, olho para o ainda chefe dos Correios, faço questão de pegar nas mãos uma publicação contrária ao golpe e digo em voz bem alta: “Levo essa, pois sempre esteve contrária ao que hoje estão no poder”. Ele abaixa a cabeça, não diz nada e sai de fininho. Com Dilma, apesar dos pesares, existia o contraditório, hoje não mais e lá pelos lados dos Correios vejo que, os que clamavam contra Dilma estão agora calados e sem poder nem ao menos esboçar sequer um gritinho, pois sabem que o facão da maldade pode decepar pescoços, só pelo simples fato de se mostrarem contrários aos novos mandatários. Ela era mesmo muito ruim.

2.) Estive essa semana num consultório médico e lá, Dilma na TV, nua fala emocionada e nos estertores dos holofotes ainda em sua direção tentava demonstrar a ocorrência do golpe. A funcionária atendente do consultório, uma senhora bem vestida, dessas que costumam falar alto para que todos possam ouvir, pediu para outra funcionária, essa da limpeza, uma senhora magra, carinha de nossa periferia, para que aumentasse um pouco o volume, pois todos precisavam ouvir e ver sobre a despedida de alguém, que segundo ela, fez muito mal ao país. Disse mais, nenhuma de apoio, só de duras críticas. A da limpeza executou a ordem, não sem antes dizer aos presentes algo que não me saiu da mente por esses dias: “Fico muito triste em ver o que estão fazendo com Dilma, eu gosto muito dela, ela não tem cara ser gente ruim como a dos outros que a tiraram de lá. E hoje, sei reconhecer, só tenho minha casinha, no Minha Casa Minha Vida por causa dela. Penei uma vida inteira para ter uma morada e só consegui no governo dela e do Lula. Como posso deixar de ver algo de bom neles? Ninguém mais olhou para nós”. Cai o pano. No mesmo dia passo lá pela rodovia marechal Rondon, depois do Vista Alegre, olho para os lados do Colina Verde e uma baita conjunto habitacional popular está lá instalado e do outro lado, outro, esse de maior tamanho (acho que ainda inacabado). Tiro fotos de ambos e concluo com uma pergunta: Alguém em são consciência imagina que projetos como esse terão solução de continuidade no governo do Temer?

3.) Não tive muito tempo de ouvir rádio hoje pela manhã, mas consigo ligar meu portátil tipo 8h10 e pego o finalzinho de uma fala do Paulo Sérgio Simonetti e o Reinaldo Cafeo no InformaSom da 94FM. Paulo se mostra inconformado com o Senado, por esse não ter imposto a Dilma a perda dos seus direitos políticos. Diz de exceções abertas e cita que o até valores da Odebrecht sendo hoje liberados, algo inconcebível, segundo ele. O melhor viria na manchete seguinte. Paulo lê notícia da proposição do Governo (uma vez golpista, sempre golpista) Temer sobre a reforma da Previdência Privada, onde vai decretar que, aposentadoria daqui por diante só a partir dos 65 anos. Ele, já devidamente aposentado, volta-se para Cafeo e diz a ele no ar em tom de pilhéria: “Você tem 62, ainda bem, faltam só três, que sorte, acho que vai dar tempo de conseguir se aposentar”. Cafeo, que não precisará desse benefício, ri e concorda. Todos riem, menos o povo. Se a insisividade e a mordacidade do comentário anterior, ou seja, nítido o ainda tudo que resvale no nome de Dilma ser do mal e, por outro lado, vindo de Temer, ainda com reticências, esperanças, mesmo sendo uma das maiores barbaridades desse mundo. Vejo o momento em que todos dirão algo assim: "Não apoio Temer, mas ele foi necessário, era o que tínhamos para tirar Dilma do poder". Em Tempo: comentários dessa natureza são comuns e fazem parte da rotina do rádio, TV e jornal, não só pelos lados da aldeia bauruense, mas à nível nacional. Mas a ficha vai caindo, mesmo que em pequenos drops, pouco a pouco, mas já sendo notada. O que era ruim, já está pior, mas isso é só o começo.

Obs.: Nas duas últimas fotos, dois dos conjuntos habitacionais construídos na gestão Dilma e citados por mim no texto. Nessa semana mais um foi entregue, talvez os últimos que tenhamos notícia. Quem conseguiu conseguiu, quem não consegui não conseguirá mais.

3 comentários:

Anônimo disse...

Henrique
Segundo matéria que li, é já que as mídias golpistas, principalmente a Globo, vão fritar Temer ao sabor das manifestações populares. Assim, farão o abre alas para os golpistas tucanos e demonistas. Temer seria a ponte para o futuro golpista do tucanato. Resta saber se é essa a vontade popular, pois os governos do PT deram a milhares de cidadãos e suas família o acesso à dignidade.
Heloísa Alves Ferreira Leal

Anônimo disse...

HPA, assino embaixo do seu texto. De tudo que tenho lido ultimamente é a expressão real dos fatos. Os coxinhas na sua maioria ainda não se deram conta. Os funcionários dos correios não sabem o que os aguarda. Temer viajou para a China, levando sob as asas, proposta de privatização dos correios. Muitos funcionários terão suas cabeças cortadas. Infelizmente, é o que você escreveu no seu texto, parte significativa dos trabalhadores criticavam duramente a presidente Dilma. Sentirão na pele o corte da navalha. Só tenho a dizer: meus pêsames aos funcionários dos correios. Quem com ferro fere com ferro será ferido.
Ademar Aleixo Camilo

Anônimo disse...

Sectarismo é foda. O que dizer dos principais aeroportos do país privatizados ano passado?? Entregamos os com maior lucratividade para o setor privado e ficamos com as sucatas.
O mundo é mesmo maluco, jamais imaginei ver o PT com os mesmos argumentos de defesa que os malufistas e quercistas usavam sobre suas administrações.

Camarada Insurgente Marcos