quinta-feira, 1 de setembro de 2016

FRASES (147)


O GOLPE, UMA VELADA ACEITAÇÃO E A RESISTÊNCIA EM BAURU - O ALENTO VEIO NUMA NUMA FRASE...

O tão propalado Golpe de Estado foi finalizado. O script idealizado foi finalmente encerrado com chave de ouro: os golpistas executaram o “passo a passo” em todos os seus detalhes. Seguindo os mesmos, para qualquer pessoa sensata, impossível não identificar ter sido a execução do mais moderno tipo de Golpe em funcionamento, um sem sujar as mãos, sem violência nas ruas e com aparência de normalidade. E contando com a complacência, anuência e vista mais que grossa de muita gente, pois sem isso, o barulho seria ampliado. Falo de Bauru e me espanta como a aceitação dentre muitos segmentos da cidade é grande. Ouço as rádios, vejo as TVs e leio o jornal local e na maioria (existem exceções) deles, uma implícita aceitação do ocorrido como algo dentro da mais absoluta normalidade, diriam, até necessário. OP descaramento tomou conta de olhos, ouvidos e bocas.

Ligo o rádio e o comentarista econômico, sem se alterar, traça planos da boa aceitação do “mercado” (sempre ele, tudo em seu nome) para as medidas já sendo tomadas pelos novos governantes, na TV o entrevistador só falta ter um orgasmo ao vivo e a cores melando toda a bancada, tal o estado de catarse e alegria pelo ocorrido e no jornal, mesmo sem ter editorial com o pensamento da publicação, todos os textos com assinatura de colaboradores é no sentido de louvar o que vem por aí. Consenso favorável e descartando a hipótese de ter sido Golpe, mesmo diante das evidências. Vale muito registrar isso tudo nesse momento, como já foi feito no passado. A TV Globo, por exemplo, quando do Golpe Militar de 64 e em tudo na sua sequência muito se beneficiou (do mesmo jeito como agora). Passados algumas décadas, quando não havia mais como esconder o que de fato havia ocorrido, eles de desculpam e nada mais. Tudo fica por isso mesmo. Evidente que tudo ocorrerá do mesmo jeito e maneira. Daí, a importância de guardar num baú o nome de todos os prestaram auxílio, apoiaram, incentivaram e teceram elogios para o que está despontando coo (des)Governo despois da consumação da efetivação do até então interino.

Um dia, que talvez não esteja muito longe, quando quiserem abandonar o navio ou vierem com desculpas esfarrapadas desdizendo do apoio e fugindo das responsabilidades, estarei pronto para sacar da algibeira os tantos nomes e cobrar a conta. Inevitável a destruição do sonho de um país grande, altaneiro e soberano. Talvez estivéssemos longe de o ser, mas efetuamos alguns bons passos nesse sentido com Lula e Dilma. Eles claudicaram, possuem grande responsabilidade pelo ocorrido, mas avançamos com eles e hoje, esse pouco está sendo colocado na lata do lixo. Esse que aí estão não são nem um pouco nacionalistas, pois entregam tudo ao capital estrangeiro, com aquele discurso “cerca lourenço” de que o Estado Mínimo é solução para tudo. Solução para o bolso de uns poucos e danação geral da nação. Cansado estou, confesso, pois com 56 e dores despontando pelo corpo, não sei se verei a reviravolta acontecer. Não sairei da cancha de luta, mas minhas forças, hoje reduzidas, lá no fundo me indicam que os bons de luta diminuíram. Não em tamanho, mas em quantidade. Tanto que o golpe foi sacramentado e a reação foi mínima país afora.

Mínima mas ainda ocorre. Aqui em Bauru um grupo de pessoas se reuniu defronte a Câmara Municipal, das 17h em diante e mesmo em pequena quantidade, deram uma demonstração de que o conformismo não toma conta de tudo e todos. Existem os ainda com coragem de botar o bloco na rua, expor a cara e gritar em alto e bom som contra as mazelas a infelicitar o país com o golpe. A mais infame reação contra esse grupo, ontem por volta de umas sessenta pessoas é aquele clássica e vinda de uma pessoa das classes menos favorecidas, ou seja, uma das ais afetadas pela ação dos golpistas: “Vocês não passa de uns poucos GATOS PINGADOS”. Adoro ser chamado de gato pingado, tanto que vou propor como nome do Grupo de Resistência, sendo formatado entre os presentes ontem nas ruas de Bauru, o sugestivo nome de GRUPO DE RESISTÊNCIA DOS GATOS PINGADOS DE BAURU. Esses ditos pingados, não estavam ali só por Dilma, mas pela democracia, essa ultrajada e jogada na lata do lixo com o desrespeito do ato golpista de tomar o poder, destituir uma presidente legitimamente eleita, pelo simples fato dela ser diferente da maioria dos que a sacaram do poder: é honesta. Para estar nas ruas e protestar não se faz necessário ser petista, como os golpistas querem apregoar, mas ter sensatez, clareza de ideias e não ser conduzido como manada, seguindo cegamente o que lhes impõe uma mídia falseando a verdade dos fatos, um Judiciário a favorecer um dos lados da questão, uma Polícia sempre a serviços dos Donos do Poder e de uma classe política totalmente desvirtuada e atuando como uma perfeita máfia.

Existe uma resistência em Bauru, ela esteve nas ruas e se compromete a estar mais atuante daqui por diante em atos e ações dos mais diferentes. Faz-se necessário uma aproximação dos movimentos sociais, dos trabalhadores, dos estudantes, das muitas vozes da periferia, dos anseios populares e não só observar, mas se integrar, para todos juntos, unidos e coesos, dar um grito em alto e bom som. Que o visto ontem nas ruas, quando numa decisão ali tomada na hora, uma passeata pela avenida mais movimentada de Bauru, a Rodrigues Alves, num percurso de ida e volta da Câmara até a rua Araújo Leite. Os algozes de todos são por demais conhecidos, o que te quem ser feito para resistir está sendo formatado e que a movimentação de ontem sirva como impulso, exemplo e motivação para que o movimento de resistência cresça, se fortaleça e vá se multiplicando mais e mais.

Estou ainda em estado de choque e o consolo, um deles, me veio na escrita de um grande amigo, bem distante de Bauru, em Juiz de Fora MG. Professor universitário aposentado da UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora, religioso de uma velha cepa de resistência (cada vez com menos adeptos), perseguido pela ditadura militar, Zwinglio Dias, aparece logo cedo com algo do poeta português Fernando Pessoa, que faço questão de compartilhar com tudo, todas e todos. É um ótimo alento para continuarmos na lida:

“Neste primeiro dia de mais uma vitória da Casa Grande sobre o povo brasileiro compartilho com vocês estas estimulantes palavras de Fernando Pessoa, para que ninguém perca a esperança e nem deixe de pensar no futuro que está para ser construído:
"De tudo, ficaram três coisas:
– A certeza de que estamos sempre começando...
– A certeza de que precisamos continuar...
– A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos:
– Fazer da interrupção um caminho novo...
– Da queda um passo de dança...
– Do medo, uma escada...
– Do sonho, uma ponte...
– Da procura, um encontro...".

A luta continua e, dessa forma, continuo da lida, até quando tiver forças. Um dia a gente chega lá...

Obs.: As fotos todas foram tiradas ontem na concentração, marcha e passeata ocorrida no centro da cidade como forma de reagir e deixar claro a discordância com o golpe.

5 comentários:

Anônimo disse...

Henrique, sabe por que lá na frente você não poderá jogar isso na cara dos que foram contra a legalidade das eleições?? Porque você fez o mesmo quando justificava os absurdos do governo e a mentira que estava sendo plantada nas eleições, onde era evidente que as promessas não poderiam ser cumpridas. Lembro o quanto tentei debater aqui contigo, inclusive num dos textos que falava do Aécio e eu pergutava "e o Temer??" e você tentava justificar essas escolhas.

Foi um golpe político na Dilma, apenas nela, uma que não é criminosa, mas quer saber de uma verdade, o PT e o Lula a isolaram faz tempo, para ele não era interessante ela voltar porque os próximos anos serão péssimos para o Brasil, vai deixar para o Temer concluir as barbaridades que começaram lá atrás, como a DRU que foi votada e montada no ainda governo petista. 2018 ele volta com essas cartas de marketing na manga e tentará se colocar como o salvador novamente e vocês entrarão no mesmo fla-flu de sempre fragilizando a candidatura progressista que realmente pode ter projeto desenvolvimentista para o Brasil.

O PT não pe que tem parcela de culpa no que aconteceu, ele tem toda a culpa porque cavou tudo isso, se apoiou num breve ciclo de consumo como outros presidentes fizeram e não desenvolveu a nação e quando o povão perde isso, todo apoio vai para o saco, a falta de pessoas nas ruas é por descrença total, em ver que continuamos lidando com os mesmos sofrimentos de sempre. O pior dessa descrença é o estrago que o PT fez a imagem da esquerda, onde as pessoas acham hoje que esquerda é isso, mais do mesmo.

Mesmo sem apoio popular, se o presidente fosse o Lula, não cairia, porque ele abafaria a lava-jato e seguraria o apoio dos abutres, vamos lembrar aqui que quem criou o monstro Cunha foi o Lula ao entregar Furnas para ele e foi onde movimentou os milhões na Suiça que distribuiu entre uns 200 deputados para ter o parlamento nas mãos.

Pode cravar, no médio prazo a Dilma vai sair do PT, porque ela sabe quem realmente sempre esteve com ela, poucos como Zé Eduardo são amigos fiéis, o mesmo Zé Eduardo que você defendeu sua troca no ministério, pois o Lula além de não gostar dele, queria ver o abafa na lava-jato para não perder o apoio do Congresso, vocês isolaram a Dilma e ela pagou sozinha por algo que não fez, pelo contrário, tentou limpar os canalhas do governo, inclusive petistas que só a atrapalhavam, não teve força e jogo político pra isso, infelizmente o show de hipocrisias e a quebra da legalidade foi feita. Mas questiono, por que nem uma reforma política com referendo revogatório foi feita nesses 13 anos??

Não dá para defender a democracia em abstrato, o povão não compra isso, por que acha que o povão se sente em liberdade??

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Ah, e aguarde uma carta minha debatendo e desafiando esse economista que você cita. Verá uma breve desconstrução e questionamentos das falácias dele utilizando o próprio capital. Veremos se terá resposta já que para o lorde eu sou uma barata, mas gosto assim, que me vejam como uma barata, o tombo será maior.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos
Ledo engano de sua parte., Claro que jogarei, pois até as pedras do reino mineral sabem dos males e dos vacilos dos governos petistas, mas fizeram algo, o tal do nunca dantes feito. Sim, o golpe foi contra Dilma e é por causa disso e do que chamam por aqui de democracia. Do PT, não tenho mais esperanças, mas sim, de governo palatáveis e com olhares para a massa. Tenho a consciência tranquila. Defendi o PT em alguns casos, mas muito mais o país, para que não desse os passos para trás dados nesse momento. Se algo reconheço é o papel fundamental do Zé Eduardo hoje. Se teve um papel claudicante enquanto ministro, teve outro completamente diferente nesse momento. Valoroso, vibrante, alguém para se bater muitas palmas. Eu não isolei Dilma coisa nenhuma, não me coloque nesse balaio criado por ti, pois sempre a defendi, acima de todas as outras coisa, algo quer o fiz até o final e continuarei a fazê-lo. O povão sabe reconhecer que de fato lhe estendeu a mão, mesmo que de forma pequena. Veja uma história que conto hoje num outro post de uma senhora num consultório médico.

Lorde economista que eu cito???

henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O lorde é o economista da cidade que cita, aguarde um desafio que faço à ele no jornal, vai sair domingo ou terça.

Vou responder e juntar o post de cima tudo aqui, primeiro que você apoiou sim num texto a saída do Zé Eduardo do ministério, o Lula isolou a Dilma ao tirar todos que era fiéis a ela e davam todo o suporte, o Zé Eduardo foi um ministro muito decente, e no momento em que a Dilma queria afastar os canalhas, todos petistas fizeram coro para a saída do Zé.

A história será justa com a Dilma, o tempo a absolverá, mas o PT terá uma cova mais do que justa. Volte a ser o Henrique dos debates salutares, pare com esses clichês que "nunca antes ninguém fez", me fale da PEC que o PT aprovou sufocando os trabalhadores, me fale do ajuste fiscal e tudo o mais, pela sua lógica agora que é o Temer, com o PT os Correios poderiam ir rumo as privatizações, mas tinha o contraditório, que piada isso.

Fácil defender democracia em abstrato dizendo de mínimas melhorias para algumas pessoas em projetos habitacionais onde empreiteiras lucraram absurdo e essas pessoas jamais desfrutarão das melhores coisas da vida, as pessoas tem direito viu Henrique, em ter moradia decente, carros, viajar pelo mundo, ler grandes filósofos, ouvir boa música, essa de ruim ser melhor que pior pra mim não cola, eu quero que as pessoas tenham a oportunidade de ter o melhor e conquistarem todos os seus sonhos e isso só é possível com projeto soberano de desenvolvimento nacional.

Sabe por que os farsantes conseguem se elegerem junto a população?? Porque apresentam propostas por mais absurdas que sejam, mas conversam com as pessoas. Tá na hora de certa militância começar a ouvir os anseios populares, entender a demanda atual e passar a apresentar coisas reais para conquistar o trabalhador ao invés de vociferarem palavras de ordem distanciando cada vez mais as pessoas.

Posso fazer uma lista enorme aqui de histórias se quiser, de pessoas que só querem se livrar de um eterno sofrimento, um casal de amigos da periferia de Bauru, com histórias terríveis de trabalho e sobrevivência, venderam suas poucas coisas e se mudaram semana passada para Blumenau em busca de emprego e alguma melhora nas fábricas de tecelagem.

Defenderei sempre as pessoas Henrique, candidatos e governos defenderei enquanto estiverem realmente fazendo algo grande por todos, porque quando saem do caminho, giro a metralhadora neles.

Espere e verá quem a Dilma apoiará em 2018, será o mesmo que eu.

Eu estava em SP na campanha da Erundina rumo ao segundo turno, trouxe um material de lá que entreguei para o Silvio, estava conversando com o pessoal de lá e fizemos um levantamento de nomes que deixaram o PT, inclusive nomes anônimos que militaram defendendo o partido como o meu, incrível como o peleguismo da direção petista pôs pra fora os melhores e legítimos representantes honestos da esquerda. Bom ver que estamos nos encontrando novamente pelos mesmos caminhos. Calejado já para saber qual casa frequentar.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:
Henrique Perazzi de Aquino Meu caro Zwinglio Dias, esse texto é dedicado a ti - Nós resistimos daqui, você daí e o país todo, cada um ao seu modo e jeito.

Tatiana Calmon Karnaval Resistir e lutar

Mario Neto Velada nada. Todas as empresas do distrito industrial os funcionários estavam celebrando. Saíram até de noite pra brindar

Henrique Perazzi de Aquino Esses são os ditos modernos empresários brasileiros, pensando somente nos seus botões e nada na classe trabalhadora. Quando que uma modernidade pode vir atrelada a um rebaixamento dos direitos trabalhistas? Isso não é ser moderno, isso é ser adepto da Idade Média.

Mario Neto Os funcionários gostam de se alinhar com a narrativa do patrão que é alinhado com o PIG

Roque Ferreira E desde quanto os patrões deixaram de pensar em seus botões? Esta é a lógica do sistema capitalista : exploração de classe.

Mario Neto Falta sindicato não igrejeiro

Henrique Perazzi de Aquino Digo isso, Roque Ferreira, por ouvir a cada dia que o empresariado que está surgindo é moderno. Moderno no que? na forma mais apurada de explorar, ganhando mais e pagando cada vez menos e exigindo que o trabalhador cumpra cada vez mais horas. Denunciar a "modernidade" (sic) deles...

Roque Ferreira Um exemplo do aumento da taxa de exploração é o tal PPE/ Programa de Proteção ao Emprego.

Reginaldo Furtado nao há nada de moderno na exploração do trabalho.

Reginaldo Furtado Nao hora de calar a boca
A hora de falar á força
A forca nao impede a luta...Ver mais

Guilherme Reis Não posso concordar que todo patrão só pensa nos seus botões, é o mesmo que dizer que todo político só pensa nos seus interesses pessoais próprios.

Guilherme Reis Ou seja, nos seus próprios botões!

Guilherme Reis Generalizar é uma merda!

Reginaldo Furtado À cada um conforme suas obras!

Patricia Karst Caminha Bacana amigo!

Zwinglio Dias Obrigado Henrique por suas claras e objetivas palavras. A batalha por um Brasil livre, soberano e justo é uma tarefa para muitas gerações. Temos que ir plantando sinais, ao longo da história de que um outro Brasil é possível!

Henrique Perazzi de Aquino A luta, como sempre, é árdua e nesse momento, um bocado mais, porém não desistimos dela. Faz parte de algo inerente a cada um de nós. Baita abracito.

Aparecido Ribeiro O solo brasileiro é fértil, uma semente bem plantada pode gerar uma árvore frondosa e bons frutos.