terça-feira, 8 de novembro de 2016

CARTAS (167)


O CAPITALISMO BRASILEIRO É BURRO*
* Carta de minha lavra e responsabilidade, publicada na edição de hoje do Jornal da Cidade - Bauru SP, Tribuna do Leitor:

Não só burro, como joga contra os seus próprios interesses, ou seja, os do país. Primeiro deixo claro ser o capitalismo e hoje esse seu modelo dito mais moderno, o neoliberalismo predatório e o "deus" mercado, anomalias inaceitáveis. Louvável seria plena a convivência num mundo onde todos pudessem desfrutar harmoniosamente de tudo, sem essas imensas e bestiais diferenças econômicas. Viveríamos muito mais, menos neuras e sem complicações, mas somos incentivados a agir no campo do individual acumulativo e isso degrada o ser humano, adoece as pessoas. Tem quem incentive a exclusão como norma de conduta e ainda não se enxergue como doente, anormal.


Agora mesmo, derrubaram Dilma para, segundo a falácia do discurso repetido até o convencimento, acabar com a corrupção e dar um jeito no país. Sabe o que fizeram? Estão a vender o país, essa a solução. Já lotearam o que restou da Petrobras e entregaram a preço de banana o pré-sal. Estão a privatizar tudo o que ainda nos resta e tudo nas mãos dos estrangeiros. Repassam tudo, desde hidrelétricas, aeroportos, estatais, educação e até o cafezinho da esquina.
Dizem que isso é a modernidade, Estado Mínimo, mas veja bem, se alguém vendeu, alguém ganhou e tem gente enchendo as burras com tudo isso. E não é o PT, viu! E mais, vejam se o capitalista inglês, norte-americano, australiano, canadense agem dessa forma. Eles não entregam ouro ao bandido, aqui sim e quase de graça.

Para mim o capitalista brasileiro é antes de tudo um cara que não pensa no próprio país, pois seu negócio é entregar tudo. Faz qualquer negócio, sempre subserviente a interesses externos. Que raio de mentalidade é essa com tudo nas mãos dos outros? Que graça tem o cara chegar lá no poder e de cara ir se desfazendo de nossas maiores riquezas e ainda tentar engambelar a nação, dizendo ser isso necessário? Vá enganar trouxas, não a nós. Se não é burrice o que estão a fazer, isso só tem outro nome: sem-vergonhice, safadeza e sacanagem. Como alguém pode pensar em viver e ser feliz num país onde tudo não mais lhe pertence? Desde que a Dilma caiu os caras estão promovendo um desmanche do país, loteando tudo e vejo gente aplaudindo, pedindo bis. Que raio de capitalismo às avessas é esse, a permitir que só o lado de lá aufira lucros? Parece que os caras são mesmo é gerentes de loja de liquidação e não governantes. Estão leiloando até nossos sonhos. E vamos permitir?

Nenhum comentário: