sábado, 26 de novembro de 2016

DIAÁRIO DE CUBA (81)


VAMOS LEMBRAR FIDEL CASTRO, SEMPRE MUITO BEM...*
* Eu não preciso dizer nada sobre sobre Fidel, essas pessoas já o fizeram.  Me representam.

1.) O VERDADEIRO HOMEM GLOBAL – Gilberto Maringoni
“Não há personagem na História mundial dos últimos 150 anos - absolutamente não há! - cuja morte tenha sido mais anunciada, prevista, apostada e desejada do que Fidel Alejandro Castro Ruz. Hoje, jornais e TVs estão retirando o pó de textos, fotos e arquivos, acumulados desde os primeiros meses da Revolução, no distante ano de 1959. São montes de obituários pesquisados, prontos, diagramados, editados e até agora engavetados. Sua morte é alardeada desde a invasão da Baía dos Porcos, da crise dos mísseis, de tentativas de sabotagens, de atentados e urdiduras tramadas pela CIA, pela malta de gusanos da Flórida e por ensandecidos direitistas de todo o mundo. "Fidel morreu", ouvi em Roma, em 1990. "Fidel morreu", falou-se em Santiago, em 1993. "Fidel morreu", confidenciou-me Teodoro Petkoff, um dos muitos trânsfugas que se bandearam para a direita, em Caracas, há doze anos. Em todos os boatos, havia um complemento: "Mas eles lá estão apavorados, pois com a morte dele, a Ilha acaba". Fidel morreu. Nada disso acontece. Cuba seguirá. Mais triste, mas seguirá.

Os artigos na chamada grande mídia serão tão copiosos quanto cínicos. Medíocres colocarão a alcunha "ditador" antes de seu nome. Alguns colunistas mais honestos prestarão honras ao maior estadista da segunda metade do século XX para cá. Fidel morreu, como você e eu morreremos. É inútil escrever muito mais sobre o personagem, além do que gente mais capaz que eu está fazendo. Estive por duas vezes em reuniões com o Comandante, mas seria muita pretensão relatar aqui impressões pessoais. Fidel é ateu. Ele não está em outra vida, não está rindo ou comentando nada em lugar nenhum. O filho de dona Lina Ruz e de don Angel Castro segue vivo na memória, na vida e nas lutas de dezenas, de centenas de milhões de seres humanos que sua vida de alguma maneira tocou. Segue até mesmo na existência dos canalhas, golpistas, pilantras e picaretas de todo tipo que hoje saúdam a passagem do rapaz que saiu de um lugarejo chamado Birán para ser eterno. Fidel não saiu da vida para entrar na História. Sempre esteve nas duas.”.

2.) Sobre a morte de Fidel – TATIANA CALMON
“Uns comemoram
Uns choram
O fato é que ele fez valer os 90 anos vividos
Mudou a história, mudou geografia e ousou sonhar e lutar por um mundo melhor. Mais ainda, plantou sonhos e coragem em milhões .
Morrer todos vamos. Quem ri e quem chora. Quem lamenta e quem comemora. Como sera a nossa hora? #hastasiemprecomandante”.

3.) Fidel – SILVIO SELVA
“Desde 1.961, quando se deu o malfadado ataque a Baía dos Porcos, foram 638 tentativas conhecidas de assassinatos, o que rendeu a Fidel, inclusive, um galardão no Guiness, Livro dos Recordes.
Charutos envenenados, bolas de basebol e sapatos explosivos, franco atiradores e até invasão pura e simples.
E engraçado, tido como muitos como um cruel ditador, grande parte dessas tentativas foi frustrada com a participação ostensiva de populares”.

4.) Fidel – por Eduardo Galeano - Tradução: Eric Nepomuceno
“Seus inimigos dizem que foi rei sem coroa e que confundia a unidade com a unanimidade.
E nisso seus inimigos têm razão. Seus inimigos dizem que, se Napoleão tivesse tido um jornal como o Granma, nenhum francês ficaria sabendo do desastre de Waterloo. E nisso seus inimigos têm razão. Seus inimigos dizem que exerceu o poder falando muito e escutando pouco, porque estava mais acostumado aos ecos que às vozes. E nisso seus inimigos têm razão.

Mas seus inimigos não dizem que não foi para posar para a História que abriu o peito para as balas quando veio a invasão, que enfrentou os furacões de igual pra igual, de furacão a furacão, que sobreviveu a 637 atentados, que sua contagiosa energia foi decisiva para transformar uma colônia em pátria e que não foi nem por feitiço de mandinga nem por milagre de Deus que essa nova pátria conseguiu sobreviver a dez presidentes dos Estados Unidos, que já estavam com o guardanapo no pescoço para almoçá-la de faca e garfo. E seus inimigos não dizem que Cuba é um raro país que não compete na Copa Mundial do Capacho.

E não dizem que essa revolução, crescida no castigo, é o que pôde ser e não o quis ser. Nem dizem que em grande medida o muro entre o desejo e a realidade foi se fazendo mais alto e mais largo graças ao bloqueio imperial, que afogou o desenvolvimento da democracia a la cubana, obrigou a militarização da sociedade e outorgou à burocracia, que para cada solução tem um problema, os argumentos que necessitava para se justificar e perpetuar.

E não dizem que apesar de todos os pesares, apesar das agressões de fora e das arbitrariedades de dentro, essa ilha sofrida mas obstinadamente alegre gerou a sociedade latino-americana menos injusta. E seus inimigos não dizem que essa façanha foi obra do sacrifício de seu povo, mas também foi obra da pertinaz vontade e do antiquado sentido de honra desse cavalheiro que sempre se bateu pelos perdedores, como um certo Dom Quixote, seu famoso colega dos campos de batalha.”. (Do livro “Espelhos, uma história quase universal”)

5.) FIDEL FIEL A SEUS IDEAIS – Zé Canella
“Hoje o mundo perdeu um líder , um mito , odiado por uns e amado por tantos outros, avaliação essa que a história fará .Com seus erros e acertos ,revolucionário , polêmico , firme , corajoso , focado , determinado e acima de tudo persistente .Tenho poucas divergências e muitas convergências com suas ideias e jamais posso deixar de admirar um " Gestor " de um país embargado ( isolado pelo resto do mundo ! ) que conseguiu : erradicar o analfabetismo , fazer 60% da população ter nível universitário com ensino público , transporte gratuito e de qualidade para todos , saúde exemplar em todas as áreas e para todos , pesquisas e desenvolvimentos na área de saúde para o mundo todo , diminuiu a criminalidade próxima a zero , apoiou o esporte e os esportistas para que que chegassem em alto nível com o incentivo e verbas públicas , criou classes sociais igualitárias e mais justas e etcccccccc.... ficaria aqui escrevendo por muito tempo as tantas outras coisas que ele fez para o seu povo e para o mundo do seu jeito e com suas convicções .....

E ainda pensava assim : Ele (Jesus Cristo) foi o primeiro comunista. Repartiu o pão, repartiu os peixes e transformou a água em vinho. Um revolucionário pode perder tudo: a família, a liberdade, até a vida. Menos a moral. Hoje milhões de crianças dormirão na rua, nenhuma delas é cubana. Quem trai o pobre, trai a Cristo. La norma básica de mis pasos es y será siempre suma cautela y absoluta discreción Chega já dessa ilusão de que os problemas do mundo podem ser resolvidos com armas nucleares! As bombas poderão até matar os famintos, os enfermos e os ignorantes, mas não podem matar a fome, as enfermidades e a ignorância. Deixo aqui minha tristeza, meu salve e minha gratidão pelo que ele fez para que meus conceitos de vida fossem diferenciados ...”.

6.) FIDEL,por Sumara Ruiz

"..Aqueles que comemoram a morte de Fidel são os mesmos que colocaram uma facção criminosa no poder.
São os mesmos que votaram em Aécio e nem querem saber de quem é a cocaína no HELICÓPTERO dos Perrelas...
São os mesmos que não estão nem aí com a sonegação de impostos da Globo, do Neymar...
Acham lindo a parcialidade do Moro...
Gritaram " somos todos CUnha".
Se acham honestos mas muitos recebem salário trabalhando para caluniarem a esquerda e criar cortina de fumaça para a direita e são muito amigos dos ladrões de verbas de hospitais públicos, merenda escolar...de advogados que recebem ordens do PCC...amigos de fichas sujas etc. Resumindo...contra Dilma, Lula, Fidel... só tem canalhas.
Vai com Deus Fidel.”.

Nenhum comentário: