quarta-feira, 29 de novembro de 2017

BEIRA DE ESTRADA (85)


ENCONTRO NO SEMÁFORO - ELE LÊ MUITO MAIS DO QUE SE POSSA IMAGINAR
Desço a rua Araújo Leite com meu meio de locomoção e no cruzamento com a avenida Rodrigues Alves o sinal estava fechado. Paro e quem se aproxima do vidro lateral é um senhor negro, aparentando uns quarenta anos, com um pano sujo nas mãos:

- “Posso limpar o vidro, tio. Coisa rápida”.

Quando lhe digo que não, pede se não lhe arrumo algumas moedas. Olho no console do carro, junto o que tenho e lhe passo. Ele agradece, para diante do vidro dianteiro do carro e fica olhando um bom tempo. Volta a ficar na minha frente e me diz:

- Estava olhando o seu livro, gostei do título. Do que se trata?

- É a biografia de um cara que foi revolucionário aqui por essas bandas, aqui e na Europa, Garibaldi, ele viveu no século XIX. Só para sacar, comparo ele com o Che Guevara, esse já vivendo no século XX. Foram pessoas querendo transformar o mundo, lutar pelos desvalidos, contra as injustiças.

- Poxa, deve ter sido um cara legal mesmo. Eu gosto muito de ler, acho que já li mais de duzentos livros na vida. Fico aqui boa parte do dia, já trabalhei em outros lugares e quando estou sem fazer nada, gosto de ler tudo o que me cai nas mãos.

- Você está sempre aqui neste sinal, né? Já te vi outras vezes – pergunto.

- Sim – ele responde.

- Não vou te dar este, pois estou começando a ler e sei que vai me encantar, mas te prometo, trago outros para ti. Vou separar e trago. O mais rápido que puder.

O sinal abriu ele fez sinal de positivo, acelerei e me fui dali. Vim pensando no que lhe prometi e isso não me sai da cabeça. Já estou separando alguns livros para lhe levar, mas tem que ser alguns onde ele realmente possa se interessar. E daí minha dúvida, nada sei dele além do gosto pela leitura. Volto lá e pergunto do que gosta? Escolho algo aleatoriamente? Levo uns dois e questiono isso quando da entrega? O certo que lá estarei para um papo mais prolongado e elucidadtivo, não só sobre livros, mas também (e principalmente) sobre como foi parar ali num sinal limpando vidros dos carros.

Isso tudo me instiga mais e mais sobre esses nossos tempos, mais ainda sobre esse cidadão, bem acima da média de leitura da imensa maioria do brasileiro.

OBS.: O livro em questão e no meu parabrisa dianteiro é "Garibaldi na América Latina - O mito do gaúcho", Gianni Carta, Boitempo Editorial, 1ª edição, 2013, 296 páginas.

Nenhum comentário: