sexta-feira, 10 de novembro de 2017

MÚSICA (154)


O QUINTAL DO BRÁS ESTÁ DE VOLTA E O SHOW COM O RONALDINHO, EX FUNDO DE QUINTAL

Junto essas duas manifestações culturais, o Quintal do Bras em Bauru e o Fundo de Quintal no Rio de Janeiro, Ivo Fernandes no nosso quintal e o Ronaldinho, hoje em carreira solo chegando aqui por esses dias para um show no mesmo estilo de antes, o do grupo carioca, inspirador do grupo bauruense. Tudo se funde na realização de um samba diferenciado, de qualidade mais que reconhecida. Tento juntar tudo no mesmo balaio e dizer do maravilhamento provocado por todos.

O Quintal do Brás é um grupo de samba de raiz, desse cantado ao redor de uma mesa, seguido da batida proporcionada pela palma da mão. Nasceu em Bauru, ali nas barrancas da vila Falcão, beirada dos trilhos, antiga morada do Brás, melhor, no seu quintal, daí o nome do grupo. O filho do Brás, o Marcão, percussionista dos bons é um deles e junto de outros, seguindo o que ouviam e gostavam, fizeram algo espelhado no Fundo de Quintal, o tradicional grupo carioca, que nasceu em torno do bloco do Cacique de Ramos. A história do Quintal bauruense eu já contei em textos anteriores, quase uma década atrás e do maravilhamento gerado neste amante de um bom samba. Cliquem a seguir e revejam algo disto: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=QUINTAL+DO+BRAS 

A rapaziada do Quintal ganhou o mundo com o passar dos anos. Muitos deles, da formação inicial, nem em Bauru estão mais e alguns conseguem viver de música. Relembrar essa trajetória é reconhecer como se dá a luta desses tantos grupos de samba espalhados país afora. Ivo Fernandes foi um dos líderes do Quintal e hoje, coordena a volta do grupo, com uma formação renovada e agrupando muitos de antanho. O samba renasce e viceja nessas ocasiões. Neste exato momento, quando Ivo faz a junção de trazer para Bauru o Ronaldinho, um que esteve junto do Fundo de Quintal até bem pouco tempo e reune o Quintal para abrir o show, na verdade, ele junta várias histórias numa só e funde a cabeça dos admiradores e fãs.

O Quintal, que tempos atrás chegou a lotar várias vezes o espaço junto ao Teatro Municipal e faz a festa no dia do aniversário de Bauru, na mais animada participação dos festejos no parque Vitória Régia, volta a se reunir e vai estar junto do Ronaldinho, aquele que esteve presente nos melhores momentos do Fundo de Quintal e hoje está em outra formação, mas seguindo a mesma pegada. Essa junção de vários QUINTAIS estará presente, pulsando samba lá no salão da Mocidade Unida da vila Falcão, na avenida Elias Miguel Maluf, na tarde do próximo domingo, 12/11, a partir das 16h e quem lá estiver presente vai poder sentir um pouco disso tudo, juntando isso tudo aqui escrito com o que vai presenciar no palco. Muito samba no pé, da melhor qualidade. Inebriante momento para quem gosta de acompanhar o ritmo na palma da mão.

Nenhum comentário: