quarta-feira, 20 de março de 2019

ALGO DA INTERNET (150)


DICAS DE FILMES E DOCUMENTÁRIOS PARA SAIR DO TRIVIAL*

* TENHO VÁRIOS AQUI, REPASSADOS POR AMIGOS, ANOTADOS DE LEITURAS, VOU TENTAR JUNTAR TODOS E IR REPASSANDO PARA O DESFRUTE DE MAIS E MAIS PESSOAS.
1.)
UMA FAMÍLIA BOTANDO O BLOCO NA RUA
Começo com o filme que passou ontem, 19/03, "Familia Rodante" (Arg./ Esp./Ingl./ Br., 2004, dir. Pablo Trapero), com bate-papo sobre os road movies, após a exibição. Sesc, auditório, indicação da Lueluí de Andrade. Vi o trailer e me encantei, pois adoro isso de road movie, sair por aí sem lenço e documento, vendo lugares e pessoas nunca dante imaginados. Eis o trailer: http://www.adorocinema.com/fi…/filme-57543/trailer-19534069/

Sinopse: "No dia do aniversário de 84 anos de Emilia (Graciana Chironi) ela reúne em sua casa toda a família para um jantar de comemoração. É quando ela recebe um telefonema de Missões, sua cidade-natal a qual nunca mais retornou, com um convite para ser madrinha de casamento de uma sobrinha que nem conhece. Emocionada, Emilia repassa o convite a todos os integrantes de sua família. Eles decidem ir até Missões em uma casa rodante construída em cima de um velho Chevrolet Viking 56, no qual cabe os 12 integrantes da família. Durante a viagem as 4 gerações da família convivem com seus sonhos, frustrações, desejos e dúvidas". Diante desse mundo mais que perdido, bolsonarismo tomando conta de mentes outrora sadias, nada melhor do que escapulir sem rumo pela aí. Eis uma amostra de como isso pdoe dar certo (ou errado, sei lá, melhor do que permanecer estático num lugar só). Quem conseguir um link para assistir o filme inteiro, passe para mim, pois paro tudo, sento na poltroninha e o faço ainda hoje.

2.) O TORTURADOR PAU MANDADO ABRINDO O JOGO
Essa dica eu recebi na sessão Bravo!, da melhor revista semanal do nosso mundo, a Carta Capital. O documentário "PASTOR CLÁUDIO", onde um ex-delegado e atual bispo evangélico, o pastor Cláudio relata os crimes que cometeu durante a ditadura militar. Eis um release: "Um encontro histórico entre duas figuras pessoalmente antagônicas: o bispo evangélico Cláudio Guerra, responsável por assassinar e incinerar os opositores à ditadura militar brasileira, e Eduardo Passos, um psicólogo e ativista dos Direitos Humanos".

Eis o trailer: http://www.adorocinema.com/f…/filme-256733/trailer-19561541/

Essa execrável figura conseguiu fazer uma mea culpa e abriu o jogo, onde se pode conhecer algo mais dos meandros do intestino do que vem a ser uma pérfida ditadura militar. Direção de Beth Formaggini, vejo cores bem vivas no depoimento do agora pastor à Comissão Nacional da verdade, em 2014. O que ele conta é extenso e aterrador, pois confessa infinidade de crimes cometidos pela Operação Radar (1973/1975), na qual levou 12 corpos de militantes do Partido Comunista Brasileiro (PCB) para serem incinerados numa usina de açucar em Campos dos Goytacazes (RJ), inclusive o de Davi Capistrano, conhecido aqui em Bauru, por causa de seu filho ter atuado na administração Tuga. Esse depoimento serve como alerta para algo que, está em vias de voltar a acontecer no Brasil. Marielle já foi brutalmente assassinada por milicianos e sob ordens de gente da pior espécie, mas isso é a ponta de um imenso iceberg, algo que muitos querem reviver no país.
3.) QUANDO O EXPLORADO NÃO AGUENTA MAIS A PRESSÃO E EXPLODE
Onde mas reflete um sentimento onipresente em 2019. O tom do faroeste do filme "RAIVA" (Portugal/França/Brasil, 2017, 100 minutos) remete à fome que os portugueses vivenciaram nos anos do governo de Salazar. Na cena inicial o trabalhador miserável Palma mata a tiros um dos mais agressivos capitalistas do Alentejo, no sul de Portugal. O filme todo rodado em preto e branco tem uma condução que te faz descobrir por que a violência explodiu a ponto de o empregado matar o patrão à queima roupa. A fome, esse um dos principais motivos, mas acima de tudo faz quem o assiste refletir sobre qualquer tipo de ódio, seja o de 1950, seja o do atroz confisco dos direitos humanos que se alastra por diversos recantos do mundo em 2019. Situações limites quando o ser humano perde a razão para tentar recompor um mínimo de condição de vida, nesse caso, quando o oprimido se volta de forma violenta contra seu opressor. Ele até então sofria dessa atroz violência e faz uso dela para amenizar seu sofrimento.

Eis o link do trailer: http://www.artescetera.com.br/…/raiva-de-sergio-trefaut-ga…/

"Alentejo, 1950. Nos campos desertos do Sul de Portugal, fustigados pelo vento e pela fome, a violência explode de repente: vários assassinatos a sangue frio têm lugar numa só noite. Porquê? Qual a origem dos crimes? Adaptação de «Seara de Vento», de Manuel da Fonseca, um clássico da literatura portuguesa do século XX, Raiva é um conto sobre o abuso e a revolta", sinopse. Um poema macabro em torno da fome, do desespero e da falência humana. Quando a revolta eclode motivada pela RAIVA, difícil segurar o vem pela frente. Um desses filmes que, com a mais absoluta certeza não vai passar em nenhum cinema de Bauru e região, mas desses necessários de serem vistos (e entendidos)

4.) BREXIT, NA HBO – A MANIPULAÇÃO BRITÂNICA
Quer saber algo mais das manipulações a que estamos sujeitos mesmo sem se tocar ou saber? “É cada vez mais claro que fomos (e estamos sendo) dragados por algoritmos em escolhas que vão desde o café da manhã à eleição presidencial, seja no Brasil, seja nos Estados Unidos, na França, na Índia. Esta é a parte podre das manipulações das redes sociais, mas, antes de atribuir toda a culpa a nerds de olhos vidrados nos computadores, é bom ouvir o que o estrategista político britânico Dominic Cummings tem a falar. Baseado em fatos infelizmente reais, o filme BREXIT, em exibição desde o início do mês na HBO, gira em torno desse personagem de bastidor que liderou a campanha pela saída do Reino Unido da União Européia em 2016. O filme, com direção de Tiby Haynes e roteiro de James Graham, enfrenta o desafio de tratar de um tema em andamento – os ingleses ainda estão batendo cabeça sobre qual caminho seguir.

Eis o link do trailer de Brexit: https://www.imdb.com/ti…/tt8425058/videoplayer/vi2496641561…

Vivido pelo ator Benedict Cumberbatch, Cummings percebeu que parcelas significativas da população inglesa estavam ausentes das preocupações das elites econômicas e políticas, sejam elas progressistas, sejam conservadoras. O estrategista não só chegou até elas por meio das redes sociais, com o uso de iscas como um aplicativo enganador de captura de dados, como também soube orientar os britânicos abandonados à própria sorte a canalizarem sua fúria “contra tudo o que está aí” no referendo de 2016. Troque o país e os personagens, e a realidade brasileira parece saltar na tela”, Eduardo Nunomura.

OBS FINAL: Diante disso tudo, HPA acordou do seu berço esplêndido e está louco para ir à luta.
 
 

Nenhum comentário: