quinta-feira, 30 de junho de 2022

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (155)


A EMPAFIA NO COMANDO DA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL
Guardião, o super-herói bauruense é personagem dos mais atentos aos bastidores do que ocorre nas esntranhas desta cidade-sanduíche. Neste exato momento, após a instalação da Processante, aberta para investigar comprinhas muito mal explicadas da incomPrefeita Suéllen Rosim, ela exerce seu direito a espernear, ou seja, tenta de todas as formas e meios descaracterizar a investigação e paralisar o seu andamento. Num ato tresloucado, após ter perdido na votação entre os vereadores, quando mesmo com seus esforços, resolveram lhe investigar, ela investe contra todos. Guardião não perdoa e desfere: "Perdeu quando a processante foi aprovada e agoras, desdizendo dos vereadores, de certa forma, cutuca até os que ainda a apóiam. Quando cutucou todos, com afirmações desairosas, mesmo algumas sendo pertinentes, ela se esquece de estar na dependências destes para escapar de ser enviada para a forca. Mesmo os aliados, se sentiram desprezados e jogados todos no mesmo balaio. Ou seja, ou ela é mesmo fora da casinha ou não possui ninguém que a ajude no seu círculo de conselheiros, impedindo-a de cometer suícidio em público".

As tais comprinhas de final de ano, feitas somente segundo sua cabeça são suspeitas e uma CEI já detectou algo neste sentido. Neste momento, pelo que se observa, ela ciente das dores de cabeça que vai ter, perdeu a mesma, daí Guardião a alfinete: "Muito sem noção essa administradora. Primeiro compra algo inservível para a cidade, o faz por conta própria, valores injustificáveis, depois tenta influenciar votação pela não instalação de Processante, perde e agora, após tentar recurso e tê-lo recusado pela promotoria e juíz do caso, desfere ataques aos vereadores, os mesmos que irão decidir no futuro se será ou não cassada. O que se percebe é ter sentido o golpe, tanto ter contratado escritório de advogados a preço de ouro e este tenta o impossível. Ciente disso, ela ataca a tudo e todos. Neste momento, os vereadores que a apóiam tentam uma conversa dela com os demais, para tentar dissipar o estrago feito. A alcaide parece não compreender que, se perdeu na votação da Processante, agindo dessa forma, perderá de lavada quando ocorrer decisão lá na frente".

Mais que isso, pois pelo visto, Suéllen tenta desqualificar a Processante e para tanto o faz para todos os que a levaram até ela. "Se não conseguir barrar a continuidade da Processante e continuar com as farpas estará decretando o sepultamento de sua gestão, encerrando de forma lacônica seu mandato e, quiçá, vida política, dela e dos seus. Percebe-se, neste momento, imensa preocupação dela para com a intenção de sua mãe em concorrer à Câmara Federal. Sabe ter um nicho de votos de cunho religioso, mas parece não perceber ser ele insuficiente diante da comprovação das irregularidades, pois sendo condenada, inevitavelmente respingará para todos os seus, enfim, como a cidade sabe, todos participam ativamente de seu mandato. O pai foi visitar edificações antes da compra para a Prefeitura e a mãe participou da distribuição de cestas básicas para os mais necessitados na cidade. Ou seja, estão entrelaçados não só umbilicalmente ao seu mandato. Algo que nã oconsegue esconder é a empafia com que trata tudo e todos. Desmerece quem pede uma investigação para com seus atos, responde tudo de forma grosseira, intempestiva e provocativa. Mesmo ainda possuindo alguma força política, está cada vez mais isolada. O vice-prefeito já a abandonou faz tempo e hoje, ainda não se sabe de sua torcida ou não pelo sucesso da Processante, mas algo é inegável, não quer mais contato com os atos administrativos do mandato. Quando da votação da Processante, um pastor, seu Bira do Rasi, até então fiel escudeiro, se debandou para o outro lado e outros poderão fazê-lo, tornando sua situação insustentável. Tempos nebulosos para Bauru, pois enquanto isso, existe uma cidade clamando por atuação e ela, neste momento, no ringue, como numa luta de boxe, esmurra vereadores e deixa a cidade de lado. Nã oestaria cavando sua própria cova?".
Obs.: Guardião é cria do criativo traço do artista Leandro Gonçalez, com pitacos escrevinhativos deste mafuento HPA.


CREIO, AGORA TUDO TENHA AZEDADO DE VEZ...
Seria este um sinal claro do "rompimento " da indefectível incomPrefeita Suéllen Rosim com seu vice, o médico Orlando Dias?
Saiu publicado hoje, edição virtual do Diário Oficial do município, na sua primeira página, o decreto de desligamento - dizem que, a pedido - da esposa do vice-prefeito Orlando Dias, a sra Elaine Lúcia Pallone Costa Dias, da presidência do Conselho Deliberativo do Fundo Social de Solidariedade do Município de Bauru.

Talvez, tudo no campo das especulações, algo que já estava azedo, tornou-se de impossível digestão daqui por diante. Uns dizem que, o vice joga abertamente nos bastidores a favor de resultado positivo na Processante, outros dizem estar quieto demais e isso também é mais que um perigo, pois quando um vice se aquieta e se afasta de tudo, sinal de conspiração.
O fato é somente um - e nada mais: as relações estão mais do que abaladas e isso desde que, o vice pediu para sair, deixando a Secretaria de Saúde, em meio à crise da saúde municipal e foi cuidar de sua vida. Tudo o mais que ocorre nos bastidores da vida palaciana local, será algo desse "cuidar da vida" do vice?
Fervendo os bastidores palacianos da terra do sanduíche...

AGORA A COISA FEDEU - O ÔNIBUS FOI CEDIDO COM CIÊNCIA DE QUE SERIA UTILIZADO PARA VIAGEM PARTICULAR
Educação e Cultura num mato e seo e sem cachorro. Se isso é normal, fechemos as portas e vamos estabelecer o "Vale Tudo". E tem mais, um ônibus da Educação circulando na noite do domingo passado, 26/6, por volta 21h na avenida Rodrigues Alves, com informação preliminar de estar voltand ode Lins. Foi fazer o que? A serviço do que? Atendendo o que? Tem mais do que gatos nessa tuba...
OBS.: Leiam o texto abaixo do jornalista Pedro Valentim, com mais detalhes do que foi conhecido hoje.

ESCANDALO DAS VIAGENS
PRESIDENTE DO CLUBE DA VIOLA DE BAURU AVISOU PARA A SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA QUE A VIAGEM ERA PRÁ TURISMO PARTICULAR...E VEREADORES ENXERGAM GRAVIDADE E PEDIRÃO OUTROS DOCUMENTOS ;
Só para relembrar foi usado onibus novo da Secretaria Municipal da Educação a pedido da Secretaria Municipal da Cultura para atender a presidente do Clube da Viola de Bauru, Srª Nair Rosa e um grupo de 43 pessoas para viagem de turismo a Poço de Caldas.
E foi cobrado 300 reais de cada viajante. Ou seja 300x 43 = 12.900 arrecadados pela organizadora .
Em maio o DENUNCIANTE, o Delfino Del Rey , que foi na viagem , afirmou que em Poços de Caldas não teve nenhuma apresentação cultural ou algo parecido. E que foi simplesmente um turismo particular usando-se a estrutura pública para favorecer particulares e com o aval das Secretarias Municipais da Cultura e da Educação.
A DENÚNCIA foi encaminhada no dia 4 de maio para a Vereadora Estela Almagro que solicitou informações para ambas as Secretarias. E tornou-se público através do nosso JORNALISMO INVESTIGATIVO no dia 23 de maio aqui nas Redes Sociais.
Com a chegada dos documentos , a Comissão de Fiscalização e Controle da Camara Municipal de Bauru presidida pela vereadora Estela Almagro e tendo como membros os vereadores Ubiratan Silva , Guilherme Berriel e Marcelo Afonso , começaram a convocar os responsáveis pela viagem para prestarem depoimentos.
Nesta quinta-feira foi marcado as oitivas do denunciante Delfino Del Rey e sua esposa Janaína, mas ambos não compareceram. Mas foram ouvidos a srª Nair Rosa Presidente do Clube da Viola e o motorista da Secretaria Municipal da Educação , o srº Luis Carlos.
E o que mais chamou a atenção foi que a Presidente do Clube da Viola , srº Nair , afirmou categóricamente e repetidamente que avisou a Secretaria Municipal de Cultura que a viagem era para turismo particular e não para nenhum evento cultural ou educacional.
Vereadores ficaram abismados com a informação e no dia 06 de julho foram convocadas as Secretárias da Educação a Maria do Carmo Kobayashi e da Cultura a Tatiana Pereira dos Santos. E também o Diretor Luis Órnellas.
E outra informação que chamou a atenção dos vereadores da Comissão de Fiscalização e Controle foi que nos documentos recebidos , tinha Parecer de Procurador Jurídico da Secretaria Municipal de Negócios Jurídicos alertando para não ceder o onibus porque era ilegal usar o bem público para uso particular.
Diante dessa situação , a Comissão vai requerer todas as viagens de um certo período. E pelos comentários depois de finalizada as oitivas dessa quinta-feira , dependendo dos outros documentos que chegarem pode-se agravar a situação do governo Suéllen Rosim.

ANIVERSÁRIO DE BAURU COM SHOW GRATUITO COM DANIEL - QUEM E COMO SERÁ PAGA ESSA CONTA?
Nada contra a Prefeitura Municipal de Bauru bancar um show em praça pública na comemoração do aniversário de Bauru. Isso não é novidade nenhuma, pois tudo ocorreu exatamente da mesma forma em administrações anteriores, como está se dando neste momento, quando algo é bancado e pago pelos cofres municipais. Sabemos que, os cofres hoje estão bem providos e podem bancar algo dessa natureza, mas antes, se faz necessário responder alguns questionamentos.

Diante do escândalo patrocinado perlos shows dos sertanejos universitários espalhadois país afora, todos em redutos bolsonaristas e com altíssimos cachês, bem acima da média, com a certeza de corrupção, valores divididos entre os artistas e políticos destas cidades, algo se faz necessário. Ou seja, TRANSPARÊNCIA TOTAL. Diante disso, o nome escolhido é de aprovação da massa, o cantor de Brotas, Daniel, porém, ele próprio, o artista deveria vir a público e declarar o valor recebido e a Prefeitura fazer o mesmo. Não pode ocorrer nenhuma dúvida, até para não resvalar em algo de idêntico procedimento ao ocorrido com os shows e cantores denunciados pela cantora Anita.

Este o primeiro ponto. Como até o presente momento só o anúncio do show do Daniel e nada mais, temo que o silêncio será catastrófico. Não dá mais para empurrar goela abaixo da população algo assim. Não sou contra o show, muiuto menos a Prefeitura bancar um show gratuito para a população no dia do aniversário da cidade, mas o momento exige procedimentos de transparência. A alcaide Suéllen Rosim já está encralacrada com uma processante a lhe morder os calcanhares e não pode ter mais esse peso sobre os ombros. Isso extrapola a Secretaria de Cultura, pois mesmo sendo valor designado a eles, a explicação deve vir da prefeita e de forma convincente. Daniel também precisa se pronunciar sobre o valor exato recebido, do contrário algo ficará no ar e na dúvida, o entendimento de ter gato nessa tuba. Até porque a Cultura está deixando a desejar no quesito shows e eventos, principalmente no que diz respeito a produzir algo em benefício dos artistas locais. São muitas as promessas, editais produzidos mas não vingando e todos os artistas até o momento chupando o dedo. A cidade num todo merece explicações...

quarta-feira, 29 de junho de 2022

CENA BAURUENSE (227)

 BAURU PELOS OLHOS MAFUENTOS DESTE HPA

01. Em 31/05/2022 publiquei: "No coração do Mary Dota, rua Marques de Paula Rafael, ao lado Supermercado Confiança uma das bancas de vila resistindo ao tempo, ainda vendendo jornais e algumas poucas revistas, mas tendo que diversificar pra sobreviver. O Alemão é persistente".

02. Em 31/05/2022 publiquei: "Em fotos de Mauro Landolffi, vasculhador de tapetes de folhas cidade afora, eis o que ele encontra circulando pela avenida Pedro de Toledo. Das calçadas forradas, o que mais o chateia são as pessoas querendo cortar as,árvores defronte suas casas, só por causa das folhas".


03. Em 01/06/2022 publiquei: "Sentado na praça Washington Luiz, a da praça da igreja Nossa Senhora Aparecida, olhando para longe, muitos iguais a ele, passam ali o dia, à espera de algo que possa transformar suas vidas".

04. Em 05/06/2022 publiquei: "Encruzilhada na rua Marcondes Salgado, vila Cardia, defronte condomínio, onde um dia funcionou a Anderson Clayton e no local o Hotel São João, funcionando e atendendo pernoites variadas e múltiplas".

05. Em 04/06/2022 publiquei: "Prédio dos mais antigos no centro bauruense, esquina do Calçadão da Batista com Virgílio Malta, já foi coqueluche e hoje, olhando de baixo pra cima, observa-se muitas salas vazias, andar inteiro desocupado, representando o estado atual de abandono".


06. Em 07/06/2022 publiquei: "Com as dificuldades atuais proliferando e se multiplicando na cidade, os brechós vivem momento de expansão, com seus produtos todos na calçada, numa tentativa de atrair clientes, como este na rua Quintino Bocaiúva, ao lado do Posto de Saúde".

07. Em 08/06/2022 publiquei: "No final da avenida Rodrigues Alves, existe este espaço verde, com horta e árvores frutíferas, como porta entrada de espaço público municipal, bem na curva de entrada do Jardim Redentor, provocando olhares libidinosos em quem por ali circule".

08. Em 12/06/2022 publiquei: "No meio da quadra, rua Afonso Pena 2-70, parte baixa do jardim Bela Vista, próximo dos trilhos urbanos, residência rebaixada, só sendo vista olhando por cima do baixo muro. Lá embaixo, fundo do quintal, ela, inteira de madeira, peça rara, uma das últimas remanescentes das casas de madeira construídas para trabalhadores da ferrovia. Verdadeira peça de museu. Existiriam em pé quantas outras do mesmo quilate?".

09. Em 13/06/2022 publiquei: "O borracheiro na esquina da rua Primeiro de Maio com a Alto Juruá, no Jardim Bela Vista, fez uun balanços de restos de pneus para as crianças, bem defronte seu estabelecimento, mas quem nele balança são os marmanjos que por ali permanecem. Quando o serviço rareia, alguns se refestelam no brinquedo".


10. Em 17/06/2022 publiquei: "Malabarista do sinal vermelho, natural da Argentina, na esquina da rua Ezequiel Ramos com avenida Nações Unidas, promove um show com direito a fogos, pedindo em troca só alguns trocados e alguma atenção".

11. Em 18/06/2022 publiquei: "Galeria de lojas na avenida Duque de Caxias, antes todos espaços ocupados, hoje somente dois abertos, uma lavanderia e uma ótica. Tempos atrás, a primeira loja do Comprando, o bar restaurante Braseiro varando as madrugadas e o famoso cabeleireiro Lau, todos fervendo por ali".

12. Em 21/06/2022 publiquei: "Atravessando ontem a praça Rui Barbosa, reencontro pessoa que já havia entrevistado tempos atrás, uma amiga trans, muito debilitada e postada num dos bancos. Paro para conversar, ela me relata suas agruras e pede para não escrever sobre elas. Respeito, me contenho e a indico para ir se consultar, ser ouvida num lugar mais do que especial em Bauru, o CTA - Centro de Testagem e Aconselhamento, localizado ali na rua Quinze de Novembro 3-36. Um oásis para todos do mundo LGTB, principalmente as travestis, pois além dos exames, consultas, a conversa, o ouvir, o pensar juntos em como ajudar e colaborar. Inagurado em 2020, placa indicando ser na administração Clodoaldo Gazzetta, eis algo ainda funcionando a contento e em prol de muitos apartados deste mundo, onde deveríamos todos estar irmanados e sendo atendidos juntos. Como isso não é possível no país que temos hoje, iniciativas como a deste CTA, conhecido regionalmente, o cumprimento de um papel social dos mais dignos. Ela sorri, me diz conhecer e me confirma: "ao menos lá a gente é tratada com todo respeito".

13. Em 26/06/2022 publiquei: "Rua Xavantes, entre Vila Antártica - perto da Tilibra e Boulevard Shopping - e vila Cardia, fachada de colorida casa, destaca o verde e rosa como suas cores, iguais as da Escola de Samba da Mangueira".

MÚSICA (212)


RECONSTRUIR - É POSSÍVEL
O desafio da reconstrução nacional é gigantesco, mas as linhas de ações são evidentes e factíveis. Tarefa primordial é combater a desenfreada inflação e a fome, gerar empregos, recuperar direitos dos trabalhadores e garantir política econômica confiável que traga segurança a investimentos produtivos por parte do empresariado. O programa ainda inclui retomar os investimentos públicos, rever as antinacionais privatizações em curso, entre elas a da Eletrobras, pôr fim à dolarização dos preços dos combustíveis, garantir a preservação do meio ambiente, da Floresta Amazônica e de todos os biomas. A questão ambiental é estratégica para todos os interesses da população. Num momento erm que o desGoverno achincalha conquistas históricas e coloca o País à sanha de interesses estrangeiros, é crucial garantir a soberania ampla do Brasil, não só a territorial, mas também a defesa de seus recursos naturais, energéticos e as empresas públicas e estatais. O Estado precisa ser desaparelhado do projeto de cunho fascista e ultraliberal que despreza as instituições e conquistas institucionais, sociais e trabalhistas alcançadas ao longo de décadas. É um modelo predador, bárbaro. Hoje, o Palácio do Planalto dissemina o ódio, defende uma agenda medieval dos costumes, como a dos direitos do povos indígenas. O presidente e seus fanáticos terraplanistas e milicianos querem voltar à Idade da Pedra, com o famigerado voto impresso. Farão mais, muito mais, principalmente contra as liberdades individuais. Repudiar isso tudo e se posicionar contra, com as armas que temos hoje nas mãos, no caso, com o falta de mobilização nas ruas, o voto. Estou pronto para reagir indo pras ruas, pois sei tudo o que nos acontecerá se o capiroto conseguir se reeleger.

DARWIN NELES - MORRER DA FORMA MAIS IDIOTA POSSÍVEL
Faz algumas semanas algo me intriga. Coisa de uns quinze a vinte dias atrás, no boletim diário dos mortos pela Covid em Bauru, constavam lá três pessoas, dentre elas, uma senhora de 88 anos, outra de idade avançada e um jovem de 18 anos. Este, recebo a informação, não havia até então tomado nenhuma dose das vacinas. Ou seja, procurou e achou. Comento disso com meu filho, o HA e ele me diz da existência de uma premiação inusitada, coisa de europeu, o Prêmio Dawin. Fui me inteirar e achei isso:

"O Prêmio Darwin é quase um Nobel ou um Oscar dos seres humanos que conseguiram a façanha de morrer das formas consideradas mais estúpidas. Essa premiação internacional existe desde 1991, e o nome é uma referência sarcástica ao criador da Teoria da Evolução, que propôs o estudo da mudança de características genéticas de uma geração para outra. Trágicas e tristes, as mortes são consideradas estúpidas porque são resultado de atitudes extremas ou impulsivas, que poderiam ter sido evitadas com um pouquinho de bom senso.
https://www.facebook.com/PremioDarwin/..", segundo a página do Prêmio no facebook.
Seria cômico, não fosse trágico. Adentrando a página descubro gente muito descuidada, despirocada e indo embora de formas mais do que idiotas. Eles, os criadores do prêmio, ainda brincam com o fato, pois "dessa forma não passam o seu gene para gerações futuras". Na versão brasileira, além das formas nada convencionais para resolver problemas, o que mais consta são os tais negacionistas, terraplanistas e apostando fichas contra a Ciência, ou seja, a maioria convictos bolsomínions. O Brasil é, além das cifras altas de mortes, consta também, mais uma vez, como fazendo parte da grande piada do século: os dos que renegam a Ciência, para dar ouvidos para abilolados, que nada sabem do que dizem, mas apregoam certezas. Daí, evidente, só pode dar merda.

GENI E O ZEPELIN – O PT, AS TRANSFORMAÇÕES POSSÍVEIS E AS SONHADAS
O PT de Lula deve voltar ao Governo Federal. É o que tudo indica todas pesquisas feitas até então. Se tudo correr dentro da normalidade, Lula voltará a ser presidente. Hoje o criticam e muito pela estratégia adotada de compor, de buscar apoio além dos que já possui. Ele bem sabe, ninguém neste País foi ainda eleito sozinho. Ele mesmo padeceu dois pleitos assim e quando foi em busca de parcerias, chegou lá. Inegável o que fez quando lá. Seu legado é inquestionável, reconhecido até junto os pérfidos inimigos. Puristas o querem fazendo algo neste momento a fugir de como pensa e faz política. Lula sempre foi assim – assim como Brizola -, faz acordos, se aproxima de antigos adversários, pois está mais do que ciente do que lhe espera a campanha ainda nem iniciada. Lula nunca foi um revolucionário na acepção da palavra, destes a seguir o conceito marxista ou algo parecido. Vejo nele uma grande consciência social. Ele é do povo, sabe o que o povo precisa e ao seu modo lhe proporcionou algo louvável. Sua revolução é feita assim, junto de muitos, inclusive adversários, alguns que lhe apunhalarão logo mais. Diante das circunstâncias, com um maluco capaz de tudo no Palácio do Planalto, sabe que sozinho, ele e o campo mais democrático, sua caminhada será mais pedregosa.

Eu e tantos outros podemos até não concordar com sua estratégia, mas ela se mostrou eficiente no passado e a coloca novamente em execução. Concluo com algo que não deve chocar ninguém, pois assim enxergo o partido onde milito: o PT não é revolucionário, nem tem como pano de fundo o marxismo. Ele pode ser um caminho para a chegada do socialismo, mas hoje se mostra o algo possível, confiável, até para nos devolver alguma normalidade. Nenhum país da América do Sul é hoje marxista na acepção da palavra, nem a Venezuela, nem o Chile, nem o será a Colômbia - Cuba resiste e mal das pernas. Nestes países, como aqui, continuarão prevalecendo ditames capitalistas, a propriedade privada e tal. O que existe e existirá com Lula no comando é um olhar para os desvalidos, para os trabalhadores e o povão em geral. Existem várias formas de se praticar o capitalismo. Lula sabe fazer a coisa desse jeito como o faz e, creio eu, será assim que chegaremos ao poder e recomeçaremos a ser uma nação soberana. O que virá depois será fruto de trabalho, de militância e de um conjunto de fatores. Hoje ouvi no rádio a música de Chico Buarque, Geni e o Zepelin e vejo nela muita semelhança com o purismo como alguns enxergam Lula e o PT. A maioria do povo sabe que, a campanha vai ser muito dura e será com o PT, a saída possível, a Geni que nos salvará do mal maior. Muitos farão vista grossa e embarcarão na onda, eu não, pois sei do que o PT é possível. Confio nele e creio que, diante da eminente destruição com a reeleição do miliciano genocida, será assim que sairemos dessa. Se depois acontecerá o mesmo que fizeram com a Geni isso é outra coisa, para outro momento. Agora penso no Zepelin sobre a cidade e com uma só saída salvadora. Não discordo dos argumentos do fogo amigo, dos a renegar alianças, mas se faz necessário um entendimento do que está em curso. A comparação é pertinente, se não fosse Geni a tal cidade imaginária da canção do Chico estaria irremediavelmente destruída. Não deixem de pensar seriamente no assunto.
Em tempo: Não sou o único a faxzer tal comparação. Para mim, mais do que pertinente.

DOIS MOMENTOS DE BAURU
01) DESMATADA
Cenário desolador nos altos do Mary Dota, quando atual administração insiste em continuar ceifando árvores na cidade. Desta feita pelaram essa e quando já estavam com a motosserra empunhada foram impedidos por ação popular. O estrago foi executado pela metade, como demonstra foto do morador Rafael Santana de Lima, também informando de manifestação marcada para amanhã, quinta, quando de feira livre próximo ao local. Deixando, a equipe higienista da incomPrefeita devassa com o verde ainda existente nas vias públicas. Mobilização é a solução.

02) REPAGINADA
Na praça da Bíblia, boca de entrada do Jardim Bela Vista, Ethel Spetic da Selva tira duas fotos de algo a embelezar o lugar: a proprietária da barraca de água de cocô repagina o gramado com pneus coloridos e deixa tudo com ares mais alegres.

terça-feira, 28 de junho de 2022

AMIGOS DO PEITO (199) e O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (150)


FÁBIO VIEIRA E O QUE VEM A SER A "SECURA POÉTICA"
Lá junto do Mafuá, reduto ainda resistindo ao tempo e as intempéries todas, reside esse amigo conhecido há tão pouco tempo, Fabio Vieira DE Alencar, um poeta vindo lá do Piauí, apostando em Bauru, jogando todas suas fichas para apostar em algo novo, uma vida melhor. Chega cheio de planos e na quaqlidade de inquieto poeta, pulsa por todos os poros e meios. Ele não deixa de tentar, insistir e persistir. Dá murros em ponta de faca todos os dias, não se verga, mas a cada raiar de novo dia, inexorável as dificuldades se avolumando. Fábio está em busca de algo sólido, palatável e que lhe traga segurança para poder continuar fazendo o que gosta, poetar e viver a vida a contento. Luta com todas suas armas e forças. Vê-lo na batalha é para marejar os olhos.

Final de semana, onde ainda o reencontro, pois tenta se recolocar numa ocupação conseguida, paramos no portão para uma conversa, tentar colocar conversas em dia. Foi quando lhe pergunto: "Como vão as coisas e, principalmente, a poesia?". Fábio tenta se mostrar altivo, mas em alguns momentos, não existe como escamotear o que vai dentro de si: "Você sabe, eu não deixo de tentar, mas passo por um momento de SECURA POÉTICA". Isso me cala fundo e sei bem o que deve ser isso. Não só Fábio passa por algo parecido, mas tantos outros. Essa "secura" é o que estanca a criatividade, quando tudo converge para ter que honrar com compromissos básicos e ter para as necessidades básicas. O bicho pega aí fora e mais problemático do que possamos imaginar. Estamos todos meio que embicados nessa secura, que nos oprime e comprime. Somos reduzidos a uma massa se arrastando em busca de algo para sobreviver, sem tempo e cabeça para mais nada. Como ser criativo sem o básico garantido? Fábio sabe que não o exponho escrevendo isso, pois ele assim se apresenta, resoluto, decidido, ainda crendo na reversão e saída deste momento. Um lutador na acepção da palavra, ele e a imensa maioria dos brasileiros. Hoje mesmo, ligo a TV e vejo uma senhora dizendo diante de seu fogão à lenha: "Arrumei algum e entre comprar o gás para o fogão e a comida para saciar minha fome, decidi pela comida e vim catar lenha para fazer comida". O Brasil padece e os brasileiros resistem, com essa "secura" encruada dentro de cada um. Histórias de brava resistência se espalhando por todos os lugares. Para sair dessa, sabemos, precisamos virar o país do avesso e se preciso for, assim o faremos.

Por fim, uma única frase, pensamento deste aguerrido Fábio: "Quando o caos estiver instalado... não confie no Estado".

RODEADO DE AMIGOS (AS), PULSO O QUE ESTES ME ENVIAM COMO DICAS PARA ESCREVINHAÇÕES - VEJA ISSO
"Caríssimo Mafuento mor,
É anotado e circula que dissera um dia Freud:
"Só há duas maneiras de você ser feliz nesta vida: ou você se faz de idiota, ou se assume como o completo idiota que, de fato, você é".
A CNN - Brasil está postando uma informação que cai em cima da asserção freudiana.
Um "comediante" se tornou "a pessoa mais seguida" no Tik Tok sem pronunciar uma palavra. Obteve 142,9 milhões de seguidores.
E, nós aqui, tentando, inutilmente, desmascarar pastores pentecostalistas flagrados no charlatanismo da palavra ...
Tá aí: a fila anda, meu caro ...
Abraço,
Garoeiro - NATAL RN
Na CNN - Brasil:
https://www.cnnbrasil.com.br/.../comediante-khaby-lame-e.../".
Só para completar isso tudo, aproveito algo postado dias atrás pelo poeta piauiense, hoje alocado em Bauru, Fábio Vieira de Alencar: "Ao meu ver, o tal tik tock é um projeto bem sucedido de emburrecimento populacional". Juntando o que me foi enviado pelo Garoeiro com o pensamento de Fábio, essa diversão rápida proporcionada pelas redes sociais é algo alucinante, descapacitador de mentes e ações. Ficamos todos, cada vez mais, estáticos, rindo à toa e sem nenhum tipo de ação concreta. Estamos nos aboletando e moles, fáceis de manipulação. Este é o maquinário em curso para nos debilitar da vontade de agir. Estamos virando uns bostas e rindo de historinhas dos outros, valorizando e dando importância para estes, um que nem fala nada, mas consegue chegar aos píncaros da glória. Reagir é preciso.


HOJE UM ANO SEM O CHINELO E SÁBADO REUNIÃO DE AMIGOS PRA FALAR E LEMBRAR DELE
Todos seus amigos estão convidados, os que o conhecem e os curiosos, cientes de que foi, por favor, venha prosear sobre ele, ler trechos de seus livros, relembrar causos com ele e os propagados por ele. Antonio Pedroso Junior batia cartão em bares, frequentou centenas ao longo da vida, mas desde seu último retorno na cidade, descobriu o do Genaro e ali fez seu quartel general. Era mais fácil ser ali encontrado, do que em su casa. Pois o reencontro com ele suas histórias e obra só podia ser ali. Ele se foi hoje, terça, 28/6, mas nós reuniremos no sábado, 2/7, a partir das 12h. Vai ter de tudo, pois o danado gostava de uma música, falatório e da boa discussão política. Não perca. Outro igual só no segundo ano sem ele. Traga algo pra gente ler e falar dele. Se faltar, no mínimo vais levar sonora chinelada.
 
PEDRO TOBIAS E O ABRAÇO EM CLÁUDIO LAGO - ALGO SIMBÓLICO NA CAMPANHA

"P(t)sada na bola (_I_ um): inauguração do comitê no video entre beijos e abraços com Pedro Tobias. P(t)sada na bola (_olo_ em dobro) faz o L e sorria pra foto. Seis não tem ideologia p... nenhuma. Nem saber o que é. One Two", Bkl Bruno.

"Podem me xingar, podem bloquear meu número, mas não meus caros, não contem comigo para essa farsa, minha formação é outra, ideológica e de caráter. Sou marxista que honra a classe trabalhadora, tive vivência com grandes marxistas para saber bem qual o meu lado na história e qual a postura de um revolucionário. Chamar Alckmin e Pedro Tobias hoje de companheiros e que o passado já foi superado, é cuspir na cara de cada trabalhador que teve sua vida e/ou de familiares destruídas pelas políticas defendidas por estes senhores", Marcos Paulo Resende.

Compartilho estes dois depoimentos sobre neste momento da campanha, Lula ter aceito Geraldo Alckmin como seu candidato a vice e por estes dias, aqui em Bauru, a mesma campanha ter recebido a adesão do ex-deputado estadual Pedro Tobias. Na inauguração da sede do Comitê de Luta do PT, este esteve ao lado de Claudio Lago, presidente do PT Bauru. Leio depoimentos como os destes meus dois amigos, nenhum miltando no PT, mas inconformados com os rumos da campanha, não aceitando se perfilar ao lado de quem até ontem era ferrenho adversário.

PITACO DESTE MAFUENTO HPA: É difícil de digerir a aproximação? Sim, mas a aceito, movido por algo mais do que necessário neste momento da política nacional. Estamos diante de uma guerra. Todos sabem o que Bolsonaro já fez e o que fará se vencer o próximo pleito. Não sobrará pedra sobre pedra, inclusive de gente como eu e os dois citados. Creio que, com Bolsonaro reeleito, a licensiodade não terá limites. Se gente como Alckmin e Pedro Tobias estão do lado de cá hoje, acho ótimo, pois poderiam ter radicalizado e seguido com Bolsonaro. Capitularam de vez? Talvez não, pois continuam com pensamento e linha de ação neoliberal, mas entendem muito bem dos males causados pelo abominável Bolsonaro. Diante da guerra que se aproxima, quantos mais iguais a estes estiverem do lado de cá e trazendo mais iguais a eles, melhor. Eu queria muito estar vivendo um processo revolucionário, mas já desisti dele neste momento, daí, o que temos para mudar o quadro atual brasileiro é pela via eleitoral. Engulo em seco, a digestão não é fácil, mas muito necessária. Com Lula eleito e superando o momento golpista em curso, governando, a real possibilidade de construção de algo novo, diferente para daqui quatro anos. Lula perdendo será uma catástrofe com duração a perder vista para reverter o quadro. Se hoje a loucura predomina, ela pode aumentar e tomar proporções incontornáveis. Para mim, o momento exige que siga até o pleito com essas adesões. Não vou discutir neste momento, correndo o risco que corro, se isso é mais ou menos esquerda ou algo parecido. Nem quero discutir isso agora. A causa é de vida ou morte, assim entendo. Compreendo meus dois amigos e seus posicionamentos, mas espero vê-los capitulando em breve, pois ainda estamos para presenciar coisas nunca vistas nesta campanha. Tenho certeza de algo mais, Lula vencendo quem irá governar é ele, assim como já o fez no passado. Se ficar discutindo neste momento o sexo dos anjos, amanhã irei me arrepender. Penso nisso, fecho os olhos e faço de tudo para ver Bolsonaro e os seus vergados. Não é um vale tudo, mas na guerra, nem tudo são facilidades. Eis-nos diante de uma encruzilhada. O abraço do PT, o Pedro Tobias com o presidente do PT local, Cláudio Lago e também com a vereadora Estela Almagro, dentro dessa visão é compreensível. São estratégias para vencer o mal maior, o que, vencendo, nos aniquilará.

segunda-feira, 27 de junho de 2022

FRASE DE LIVRO LIDO (178)


INTERCALADOS NOS POSTS DESTA SEGUNDA, LIVROS (01)*
* Ganhei alguns de presente de aniversário e aqui algo deles.
BRASIL DOS HUMILHADOS - UMA DENÚNCIA DA IDEOLOGIA ELITISTA, do sociólogo Jessé de Souza
A idéia é mudar a imagem que os brasileiros fazem de si mesmos. O autor, denuncia a divulgação da ideologia elitista, que culpa o povo - seu comportamento moral, suas escolhas políticas - pelas condições de vida precárias na cidade e no campo. Nossas elites, retrógradas e ainda aliadas ao estilo Casa Grande & Senzala, se valem dessa ideologia para o arruinamento da proteção social, a privatização dos bens públicos e o domínio discursivo dos meios de comunicação. Com este "Brasil dos Humilhados", Jessé Souza, autor de mais de 30 livros, revisita as idéias fundamentais de seu best-seller "A tolice da inteligência brasileira". Dá prosseguimento no que já estava abordando, as bases do pensamento nacional. Isso de tratar o povo como ser inferior, desprovido de senso para fazer suas escolhas, serve somente para aumentar a dominação e dinamizar ainda mais os ganhos de quem explora e os impõe isso de permencer sempre de joelhos, subservientes e calados, contidos. Jessé combate isso, o que até hoje fez com que, fossem criados estigmas sobre a suposta corrupção do povo, a miséria criada pore culpa própria e a preguiça se somassem, criando uma autoimagem do Brasil como nação sem futuro e da percepção dos brasileiros como seres desprovidos de virtudes. Eu mesmo, em alguns momentos, me vejo aceitando essa ideia e a passando adiante. Primeiro se faz necessário entender o que de fato se passa, como o povo foi levado a situação atual, entender como se dá a resistência atual e não repetir conceitos depreciativos do povo, mas estar engajado, junto dele, não só no meio dele, mas fazendo parte do processo evolutivo e transformador. Lutar é preciso, incluive na transformação deste país em algo muito mais palatável do que temos hoje. Este livro vai ser leitura das mais edificantes. Adorei o presente.

SERIA MAIS UM ÔNIBUS ABDUZIDO DA EDUCAÇÃO E CIRCULANDO DOMINGO DE NOITE, NO CENTRO DA CIDADE?
Depois do escândalo ainda não esclarecido de ônibus da Educação emprestado com tanque cheio e despesas pagas para a Cultura repassar para excursão com valor de passagem cobrada, eis que tudo assusta e chama a atenção. O primeiro caso ainda não foi nem um pouco explicado e pelo visto, causa pouco furor nas hostes fundamentalistas da atual administração. Mas eis que, ontem, domingo, 26/6, 20h39, conforme cravado na gravação feita, mais um ônibus da Educação aparece circulando pela aí assim meio que perdidão, desorientado da vida. Recebo o vídeo com o texto: "Ontem, domingo a noite, vi o ônibus da secretaria de educação andando por aí, por incrível que pareça por coincidência o centro estava cheio de outros onibus e pessoas desembarcando de viagens. Me espantou ver esse ônibus pra rua em um domingo a noite. Nada me tira da cabeça que novas viagens foram feitas, mas como a gente pode averiguar isso?". Como nem todos os gatos são pardos, posto o vídeo feito no cruzmento da avenida Rodrigues Alves com Virgilio Malta e aguardo a explicação plausível e preenchendo as expectativas. A Educação se safou bem na primeira justificativa, a da viagem para Poços de Caldas, enfim, cederam o ônibus para a Cultura e ela que se explique - algo ainda não feito. Neste caso, aguardamos informações, enfim, pode ter sido só algo do inexplicável mundo dos Ovnis, quando objertos são abduzidos e circulam por aí guiados por forças ocultas. Será estarmos sendo invadidos por estes?
Eis o vídeo recebido com o tal ônibus da Educação circulando todo pimpão pelo centro bauruense na noite de domingo: 

INTERCALADOS NOS POSTS DESTA SEGUNDA, LIVROS (02)
HISTORIADORES PELA DEMOCRACIA - O GOLPE DE 2016: A FORÇA DO PASSADO, organizadores Hebe Mattos, Tânia Bessone e Beatriz G. Mamigonian
Esse golpe, ainda em curso, chegou com Temer e se consolidou com Bolsonaro. Para começar a falar desse assunto, copio o que disse Tânia Bessone na abertura do livro: "Sugiro como marco inicial desse novo regime que não sabemos o nome, o dia 17 de abril de 2016, o dia da infâmia. Depois faremos outras periodizaqções. A do terror, por exemplo". Historiador tem que investigar, ler várias versões e denominar a mais adequada, a versão que mais se aproxima dos fatos. Aqui neste livro, documentos comprovando o golpe de 2016, incontestável, culminando com o impedimento de Dilma, naquele "teatro de horrores" que foi sua sessão de cassação de mandato. Nele um exercício de história imediata, pois os textos todos foram escritos ainda no calor dos acontecimentos, com uma ampliada pluralidade de olhares, todos unânimes em afirmar: foi golpe e uma preocupação comum, a de que a democracia brasileira continua correndo muitos riscos. Este livro é da editôra Alameda SP, com uma seleção de textos curtos, cada qual com sua avaliação dos acontecimentos, muitos deles ainda em curso, pois o golpe ainda não se findou. Vivemos esse clima de terror ou de fingida normalidade, quando na verdade estamos mais do que cientes do país ter entrado numa enrascada de difícil saída. Agora, para reverter a maldade em curso, só mesmo muito "sangue, suor e lágrimas". Os textos demonstram isso e muito mais. Vou me deleitar, pois estou a cada dia me aprofundando mais nessas questões de querer saber mais e mais de como conseguimos cair nessa.

ESPERNEAR É POSSÍVEL, FUGIR DA RAIA NÃO - PROCESSANTE PROSSEGUE EM BAURU
A compra mal feita de fato ocorreu, disso creio eu, ninguém mais tem a menor dúvida. Imóveis inservíveis, edificações em locais sem estudo prévio, preços mais do que esquisitos, muito acima dos oferecidos pelo marcado e tudo feito no apagar das luzes de 2021, sem consultar ninguém. Estranho, muito estranho. Vereadores investigaram e me lembroda fala de Chiara Ranieri, olhando cara a cara para a prefeita: "Temos aqui motivo não só para a processante". Ela veio, mas a inconPrefeita não só renega, como trata tudo com desdém. Evidente que ela sentiu o baque, o golpe, mas finge não ser com ela. Tanto sentiu que, não encontrando algo consistente na advocacia da Prefeitura, foi em busca de respaldo paulistano, algo cobrado de forma consistente. Falam em milhões. Ela volta da consulta paulistana, tenta barrar o início da Processante, mas nada consegue. Tanto o promotor como o juiz da questão rejeitam a liminar proposta e tudo segue. Evidente que, ela irá recorrer e a pendenga deve se arrastar por bom tempo, o que não impedirá da investigação prosseguir. Agora, ela tem dez dias, a contar de sexta passada, para apresentar suas justificativas. Muito aguardado pela cidade o que virá daí além do que já foi dito. Não cola mais a reafiormação de que tudo seguiu trâmites legais, quando toda a cidade já sabe que tudo foi feito pela cabeça dela, a alcaide e mais ninguém. Enfim, por que optou por não ouvir ninguém e bancar sózinha a compra? Aguardemos, assim como o vice, de dedinhos cruzados...

INTERCALADOS NOS POSTS DESTA SEGUNDA, LIVROS (03)
GOLPE 16 - O LIVRO DA BLOGSFERA EM DEFESA DA DEMOCRACIA, organizado por Renato Rovai, prefácio de Lula e entrevista com Dilma Rousseff
Os golpes destes tempos são mais sutis, não precisam mais de tanques nas ruas, nem baionetas espalhadas pelas esquinas. Tudo ocorre sem fechar veículos de comunicação, sem cassações de deputados, sem tiros, sem violência - aparente, viu! -, sem juízes sendo afastados de suas funções. Trata-se de uma ruptura democrática, mas com cara de legalidade. Engana só incautos, pois por debaixo dos panos, a mesma defesa da classe mais abastada, privilegiada. Neste caso bem brasileiro, aproveitam e entregam o pré-sal. A putaria é generalizada, tudo favorecendo o rentismo, empresários entreguistas, parte do Judiciário, de quase toda a mídia tradicional e do parlamento. Tudo no mesmo balaio e como disse Jucá, "com o STF, com tudo". Blogueiros progressistas denunciaram isso desde o início, mas mesmo entendidos, não foram ouvidos. Este livro foi escrito por esses, blogueiros, junto de jornalistas e ativistas. Resumindo tudo, um livro escrito por quem faz a história pelo lado da democratização da informação, de quem não se rendeu ao pensamento único. E de quem continua denunciando tudo, escancarando as falcatruas, os conluios, conchavos e acordos espúrios. Aqui algo contundente contra essa máfia: a mídia golpista. Textos de dois vigorosos bauruenses, Luiz Carlos Azenha e Gilberto Maringoni. O livro foi lançados pela Edições Fórum/Publisher SP. Sei de antemão que irei gostar muito e ao final da leitura irei ficar ainda mais puto da vida.

NESTE MOMENTO DE MINHA VIDA, Por Eric Nepomuceno*
*Publicado edição do diário argentino Página 12, edição de domingo, 26 de junho de 2022. Guardados todas as devidas proporções, o brilhante jornalista Eric Nepomucemo acaba de completar 74 anos e eu, este modesto mafuento HPA, 62. Ele vivenciou e enfrentou muitos mais perigos que este mafuento, mas me espelho em seu escrito, para proclamar que, além de me inspirar, tenho um pouco disso tudo, na forma de resistência e de olhar para o que fomos, somos e seremos. Este seu texto é o que melhor encontrei - e conseguiria produzir - para expressar como me sinto neste momento, daí o copio e reproduzo. Leiam abaixo e tirem suas conclusões:

"Na última quarta-feira, 22 de junho, completei 74 anos. Há muito venho dizendo, e repito aqui, que a vida não me deve nada.
Convivi muito de perto com algumas das melhores cabeças do meu tempo , tive e tenho amigos de especial grandeza, tenho o mesmo companheiro há 51 anos, cinco meses e oito dias, um filho que me enche de orgulho.
Soube sobreviver a perdas infinitas, a começar pela do meu pai e também de amigos e almas amigas. O vazio na alma nunca deixará de existir, mas é preciso viver a vida com esse buraco e com a memória plena do que foram e, de certa forma, ainda são.
No meu tempo de repórter, consegui sair ileso da cobertura das guerrilhas urbanas na Argentina (1973-1976) e das guerras civis no Saara e na América Central, principalmente em El Salvador (1976-1983).
Passei por dois exílios, primeiro na Argentina (1973-1976), depois na Espanha, que ainda carregava o peso do legado desastroso de Francisco Franco (1976-1979).
Tem sido uma vida particularmente intensa. Que, insisto, ele não me deve nada, absolutamente nada.
O que nunca imaginei, mesmo nos momentos mais sombrios, é que chegaria à minha idade vendo o que está acontecendo no meu país. Nunca.
Essa decadência feroz começou, não deve ser esquecida, com o golpe institucional que afastou Dilma Rousseff da presidência e instalou em seu lugar um ladrão comum chamado Michel Temer . Devemos a ele o desmantelamento da estatal Petrobras e a atual política de preços, o que significa que o que é produzido em reais, a moeda nacional, é pago em dólares. E também a transformação de uma petrolífera integrada em outra, que perdeu refinarias e redes de distribuição.
E então veio o sucessor, a maior e mais abjeta figura da história da República brasileira: Jair Bolsonaro (foto) . E a catástrofe se alastra e destrói ou ameaça destruir tudo o que nos levou décadas para existir.
Por mais que eu entenda que desde o golpe militar de 1964, que estabeleceu uma ditadura feroz que durou 21 anos, a primeira coisa que foi desmantelada foi a educação, criando gerações de brasileiros submersos na mais profunda ignorância – e ignorância em todos os sentidos. a ignorância política a que ele se refere à realidade do nosso país – ainda me impressiona que Bolsonaro tenha sido eleito presidente.
Conheço também a extensão dos danos causados ​​ao Brasil pelo trabalho de um juiz desonesto e manipulador, Sergio Moro, que deteve ilegalmente o ex-presidente Lula da Silva, auxiliando concretamente na vitória de Bolsonaro . Desde o primeiro momento compreendi que Moro agia, para demonizar a política brasileira, com total apoio da mídia oligopolista, de parte substancial dos militares, dos donos do dinheiro. E que teve a omissão cúmplice dos membros da mais alta instância da Justiça, o Supremo Tribunal Federal, que levaram anos para chegar à conclusão óbvia: todo o julgamento e a prisão de Lula foram uma farsa, e foi anulado.
Eu sei de tudo isso, eu entendo, mas uma pergunta continua a sufocar minha alma: como é possível ter tanta gente que vai votar de novo naquele ladrãozinho grotesco, naquele aprendiz de fascista?
O Brasil de 2023 será um monte de poeira da ruína que será deixada por Bolsonaro. Por onde começar a reconstrução?
Guardo na alma uma esperança imaculada: que assim que for catapultado da cadeira presidencial e a imunidade concedida por lei, Bolsonaro seja levado diretamente a um tribunal para responder pela infinidade de crimes que cometeu ao longo de seu imundo mandato.
E essa esperança me ajuda a aguentar até que esse dia finalmente chegue.
Que a vida continue sem me dever nada".

domingo, 26 de junho de 2022

REGISTROS LADO B (92)


HOJE O 92º LADO B VAI SER COM ELE, DIGNO REPRESENTANTE DAS RUAS BAURUENSES, ELIAS ROBERTO BRANDÃO
Nesta semana ele esteve sob os holofotes bauruenses, quando assina o documento que, depois de lido é aprovado pela Câmara dos Vereadores de Bauru, dando início na Processante, que poderá ao final cassar ou não a prefeita Suéllen Rosim. Envolvido em polêmicas uma vida inteira, Brandão ri de tudo com devida galhardia e assim toca sua vida, entre tapas e beijos, afagos e caras feias. Ninguém pode lhe negar o título de ser um dos mais representativos personagens folclóricos das ruas desta aldeia. Pelo sim, pelo não, ele faz e acontece e se mostra sempre como é, sem filtros e rapapés, muito menos retorques. Posso discordar dele numa pá de coisas, mas reconheço nele mais do que autenticidade, pois sobrevive e continua sempre nas paradas de sucesso. Um ser muito conhecido das ruas bauruenses, pela indumentária e posicionamento. Um o acham exêntrico, outros meio amalucado, enfim, cada um enxerga o seu semelhante com os seus olhos. Quero aqui mostrar bocadinho da versão Elias Brandão dita por ele mesmo.

De polêmica em polêmica, muitos o conhecem, mas pouco sabem de sua trajetória. Esse o intuíto deste 92º LADO B - A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES. Comecei gravando nesta semana com ele um vídeo onde contou de como se deu o imbróglio do pedido de processante para a prefeita e para fechar a tampa do caixão, precisava contar algo mais dele, até para as pessoas o conhecerem melhor. Este será um complemento do primeiro vídeo, uma sequência natural em quem não gosta de deixar nada incompleto pela aí, daí, o papo desta semana por aqui só podia ser mesmo com ele, o cheio de referências, como explicitado em seu inusitado cartão de visitas. Para quem o enxerga como alguém fora de órbita, nada como ouvi-lo e daí tirar suas próprias conclusões. Elias é ser destes tempos, vive na intensa luta pela sobrevivência, como a maioria dos mortais no mundo atual e vai cavando possibilidades, juntando tudo e assim toca sua vida, aos trancos e barrancos, mas com a devida galhardia e sapiência. Cada um sabe muito bem onde deve pisar e dos posicionamentos que deve ter ao logo da vida. Elias contará algo disso tudo, não só dirimindo dúvidas, como preenchendo expectativas. Ele é muito mais do que um personagem curioso e precisa ser entendido na sua essência. Sem tecer críticas ao seu posicionamento ou mesmo, investir contra o que faz, melhor conhecer, dar voz e a partir daí tirar melhores conclusões. Eu, em primeiro lugar, o respeito e por causa disso, ele aqui estará para nos contar algo mais dessa intensa e nada monótona vida.

Certa feita ele, depois de muito o provocarem dizendo "botar a boca no trombone", arrumou um emprestado e tirou uma foto assoprando o instrumento musical. Ele é assim, jocoso, tranquilo e irônico, como deve ser mesmo os que tocam a vida sem se importar para rótulos, etiquetas e convenções. Já escrevi muito dele nos meus diários posts no blog Mafuá do HPA. Aqui revivo um texto de 27/09/2011: "ELIAS BRANDÃO, UM CANTANTE CAÇADOR DE MALFEITOS - Elias Brandão, exatos 50 anos no lombo, professor e bacharel em Direito é um inveterado criador de caso. Não no sentido pejorativo, mas do bom, daqueles a espezinhar malfeitos daqui e de acolá. Está ficando famoso pelas ações oriundas do seu afiado taco, na qual apoquenta a vida de alguns instalados no poder. É dele (juntamente com o advogado Hermann Schroeder) a iniciativa que extinguiu o cargo de Gerente da Cidade em Agudos, cargo quase acima do próprio prefeito, recolocando seu ocupante, o ex-prefeito Octaviani fora dele. Briga hoje na Justiça para que esse devolva os valores recebidos. Como ativista da ONG Naturae Vitae promove ações contra rodeios dentro de área urbana dos munícipios, proibidos por lei, mas ocorrendo repetidamente por vários lugares. Também pelos lados de Agudos, trava batalha para que as contas do mesmo ex-prefeito, reprovadas pelo Tribunal Estadual e a seguir aprovadas pela Câmara Municipal daquela cidade, portanto legais, porém imorais, sejam entendidas como tal pela população. Um briguento (sem ser rabugento), mas com outro lado dos mais salutares, pois para diminuir a tensão do dia-a-dia, fugir da rotina, canta em bares e bailes dos mais variados, bastando ser convidado para tal. No passado fez parte do “Roberto e seus teclados” e hoje brinca junto do amigo Hermann numa hilariante dupla, “Roberto e Ratinho”. Se ainda não sabem, a utilização do nome Roberto é porque dizem por aí ser a encarnação caipira de Roberto Carlos, da qual não desmerece, aliás, incentiva e se diverte com a comparação. Trabalha muito, ralação em diária em dois turnos no escritório do amigo advogado e hoje, divorciado, pai de uma garota de 13 anos, além da cantoria, namora nas horas vagas e morador da vila Cardia, divide o espaço com um enfezado hottweiler. E assim sendo, não é recomendado aproximações para intimidá-lo, pois toca seu barco sabendo muito bem do seu campo de atuação, guiado por uma consciência cada vez mais tranqüila".
Vamos juntos?

No meio da semana, terça, 21/6, fiz este vídeo com Elias, um pontapé inicial para este Lado B. Nele a sua versão sobre com ose deu a apresentação do pedido de Processante para a prefeita, dos motivos e justificativas. Eis o link: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/354664206813736

NO 92º LADO B, O CONCILIADOR DE CONFLITOS E PROVOCADOR DE PROCESSANTES E INVESTIGAÇÕES VARIADAS, BACHAREL ELIAS BRANDÃO
Uma hora de bate papo contando algo mais de sua vida, feita nos fundos de um antiquário, quadra 4 da rua Gustavo Maciel, em plena muvuca da feira dominical, com interrupções e tudo o mais que a proximidade com a feira agrega. VAmos juntos?

Eis o link da gravação com uma hora de duração: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/585899332902910

outra coisa
NICOLIELO PARTIU
Revivo meu texto de 6 de novembro de 2007, quando fui conhecer seu bunker, logo ali, em Nova Europa, depois de Ibitinga. Desde então me tornei seu amigo, ele me permitia compartilhar suas charges por aqui. Hoje cedo, num curto texto do Zarcillo Barbosa, tomo conhecimento de sua partida - nem sei, nem quero saber dos motivos. Mais uma tarde triste, dessas onde encho a cara por saber que o bonachão e dono de um traço desses que reconheço de longe, não mais estará entre nós. Meu dia está literalmente estragado...

sábado, 25 de junho de 2022

CARTAS (242)

BAURU E A PROCESSANTE PARA ATUAL PREFEITA*

* Este é o 66º texto deste mafuento HPA para o semanário DEBATE, de Santa Cruz do Rio Pardo, edição nas bancas hoje:

Não sei se Santa Cruz já passou por situação similar. Tenho lido algo de ex-prefeitos e uma tesoureira daí envolvidos em casos também escabrosos. Em todos, a investigação foi rigorosa. A Justiça muitas vezes é lenta, pois dá o direito de defesa até a exaustão para os possuidores de valores para gastar com bons advogados. Muitas vezes os casos aconteceram em administrações bem antigas, mas o desfecho demora uma imensidão para as punições chegarem aos seus artífices. Cansa esperar tanto tempo. Vejo que aí, o trabalho incessante do semanário DEBATE é primordial para a elucidação mais rápida de alguns destes casos. Uma imprensa verdadeiramente livre, sem amarras, sem ligações umbilicais com o poder estabelecido é o primeiro passo para matérias sem vínculos.

Por aqui já tivemos uma imprensa mais atuante, porém hoje, os interesses dos donos do poder sendo os mesmos dos barões da mídia e muita coisa ainda é jogada pra debaixo do tapete. Até sai algo, quando sua divulgação já é inevitável, mas no dia-a-dia, tudo segue o curso dos interesses de plantão. Na revista mensal só jabás e no jornal diário, mesmo ainda com ótimos profissionais, não existe mais espaço para reportagens. Essas demandam tempo e também interesse na elucidação das ocorrências. Não que o que sai no jornal seja definitivo, mas pode antecipar os fatos sendo apurados pela lentidão da Justiça e mesmo má vontade dos que remam contra a maré. A investigação policial cumpre sua parte, mas como no caso hoje em curso na cidade, o da compra suspeita de edificações superfaturadas para a Educação, nada ainda chegou a eles.

Primeiro uma CEI – Comissão Especial de Inquérito -, onde os vereadores demarcaram um caminho, mas na hora de votar e aprovar o apurado, devido a acordos inconfessáveis, o mesmo foi rejeitado. Estaca zero e por iniciativas de alguns deles, foi tentada uma Processante contra os atos da alcaide Suéllen Rosim. Três tentativas não vingaram e numa quarta, em algo cujos detalhes ainda são desconhecidos, personagem popular da cidade, assina a peça do pedido, e por um voto ela é aprovada. Inicia-se, como de praxe, intenso período de negociações, onde mesmo ocorrendo a certeza das irregularidades nas compras de edificações inservíveis e superfaturadas, talvez a peça seja aprovada pela Comissão, mas não pelo todo dos vereadores. Muitos interesses em jogo.

Isso só muda quando existe apuração paralela, pertinente e precisa, na maioria das vezes feita por órgãos de imprensa desatrelados dos interesses em questão. Bauru hoje, sexta, 24/06, está envolta com a Comissão tendo que se desdobrar para coletar assinatura da prefeita, dando prazo de dez dias para sua defesa. Ela se esquivou a semana toda, mas hoje foi encontrada. As apurações começam, trabalho de alguns meses. Imagino se algum jornalista já estivesse em campo e tendo dobrado algum dos investigados, já tivesse todo o ocorrido na ponta do lápis. Muita suposição, nenhuma constatação e assim a cidade estará envolvida nos próximos meses em intermináveis depoimentos. Juntar as peças todas é tarefa para Sherloques de plantão e intensifica-se o trabalho de bastidores, dos tantos apostando na culpa e noutro tanto na absolvição. Será o assunto de todas as rodas de conversa e especuladores de toda natureza por bom tempo.

outra coisa
ALGO DA INAUGURAÇÃO DA SEDE DO COMITÊ DE LUTA DO PT BAURU
Fala de Claudio Lago, presidente do PT Bauru na inauguração da sede do Comitê de Luta, dando pontapé inicial na campanha política na cidade. Registro deste HPA
Eis o link https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/436454901660719
O antes adversário, ex-deputado estadual Pedro Tobias, até ontem tucano, hoje PSB e aliado petista na campanha Fora Bolsonaro. Fez discurso de "companheiro"...