terça-feira, 8 de julho de 2008

UMA CARTA (13)

OS COMUNISTAS, DO MAURÍCIO LIMA VERDE E OS SOCIALISTAS, DO HPA
Na quarta da semana passada, 03/07, no jornal Bom Dia, aqui de Bauru, o ruralista Maurício Lima Verde, publica seu texto semanal com o título "Os Comunistas". Li, tentei assimilar e mesmo não sendo comunista, discordei de alguns pontos. Enviei resposta, numa carta para o jornal, com o título de "Os Socialistas". A resposta não saiu publicada lá no jornal, mas sai aqui. E só o faço para demonstrar, que não deve existir um só caminho e que muitos continuam acreditando num novo mundo, comunista ou não, porém, bem diferente das desigualdades comprovadas do capitalismo. Leiam os dois e comparem:

OS COMUNISTAS
"Na minha juventude a pior ofensa que poderia se fazer a uma pessoa era chamá-la de comunista. Tive muitos companheiros de escola em SP que foram marginalizados de nosso convívio por ter em sua família alguém ligado ao Partidão. A ideologia marxista nos era transmitida como o pior dos pecados e milhares de jovens passaram pela verdadeira lavavem cerebral execrando o comunismo. Não me lembro de um só que ainda seja comunista e por falar a verdade não conheço ninguém que exercita o marxismo no seu dia-a-dia. Dentro de alguns anos a palavra comunismo sumirá do vocabulário brasileiro. A Rússia tenta esquecer seu passado. A China, apesar do grande cerceamento da liberdade individual que ainda existe, entendeu que o comunismo não é compatível com o desenvolvimento. Cuba também não resistirá ao capitalismo. País africano e asiático com ditaduras "socialistas" vivem hoje a mingua com milhares de mortes diárias de seus habitantes. Todos os dias presenciamos na TV os horrores cometidos pelas ditaduras militares, sem qualquer desculpa ideológica. No Brasil, um Oscar Niemeyer, que completa cem anos de vida, continua pregando o comunismo, mas será que ele ainda tem explicação para o que seja isso? Particularmente temos em Bauru a nossa querida Majô e em São Paulo Aldo Rebelo, amigo de muitos anos e agora candidato a vice-prefeito de Marta. São exemplos de correção que apenas se identificam com o comunismo pela sigla partidária. Felizmente para nós seus admiradores" MAURÍCIO LIMA VERDE é economista e presidente do Sindicato Rural de Bauru (srbauru@uol.com.br)

OS SOCIALISTAS
para Maurício Lima Verde, após o seu "Comunistas", Bom Dia, 02/07
"Na minha juventude a pior ofensa que se poderia fazer a uma pessoa era chamá-la de direitista, de capitalista e de defender a Ditadura Militar. Muitos colegas de escola foram marginalizados por suas famílias serem ligadas à UDN e depois ARENA. O regime militar e o capitalismo selvagem nos eram transmitidos como o pior dos pecados e todos aqueles que viviam da exploração do semelhante eram vistos com péssimos olhos. O povo saia às ruas para contestar as desigualdades. Por mais que o capitalismo insista, ele nos dá provas diárias de que não consegue resolver os problemas do ser humano, pois incentiva a desigualdade. Nele sempre existirá o muito rico e muito pobre, o opressor e o oprimido. O mundo chegará à conclusão de sua total inviabilidade como regime político. Os EUA mesmo já não estão lá muito bem das pernas. A América Latina poderá ser o ponto de partida dentro de uma nova mentalidade, com novos procedimentos no trato com as pessoas, onde a opressão e a barbárie serão mais controladas ou terão fim. Quem poderá ser contra um país onde todos, indistintamente, gozem de plenos direitos e deveres, em igualdade de condições. Se isso não é possível no capitalismo, a saída será pelo socialismo ou qualquer outro nome que lhe derem. Todos os dias presenciamos na TV os horrores cometidos pelas repetidas atrocidades da ideologia capitalista e sua massacrante crueldade. No Brasil, após 500 anos, quase todos governados por oligarcas, não se têm mais justificação para governos que não se voltem para o social. É necessário que se abra uma perspectiva para que todos tenham as coisas, todos ganhem dignamente e vivam bem, sem um causar a miséria do outro. Se isso se chama socialismo, é disso que precisamos, pois no capitalismo isso não é possível. Liberdade não é apenas estar solto. Felizmente para todos nós, chegará o dia em que todos abrirão seus olhos. Viver num mundo mais justo é o que todos precisam". HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO, professor de História, funcionário público, comerciante falido e escrevinhador dessa mafuá (mafuadohpa@gmail.com)
Finalizando, parabenizo a ação de hoje da Polícia Federal, que prendeu três predadores do dinheiro público e péssimos exemplos do que o capitalismo é capaz: Daniel Dantas (peixe grande), Celso Pitta (peixe pequeno) e Naji Nahas (peixe médio). Aplaudo em pé essa ação.

5 comentários:

Anônimo disse...

Também li o texto do amurício L. verde e penso como você . Na minha juventude era isso mesmo: Reacionário , credo!

A Majô e o Aldo, não são comunistas só pelo partido, são sim socialistas e tem coragem de dizer.

Chegaremos lá sim ,não nós mas os netos e bisnetos tenho certeza.
Parabéns por tudo que fala e escreve e deve insistir com o Bom Dia para colocar a sua carta.

Acyr Motta Santinho

Anônimo disse...

Caro Henrique:
Do grande caralho esse seu texto! Já distribuí para os amigos. Que merda aquele jornaleco não publicar
abs e parabéns!
Beto Maringoni

Anônimo disse...

caro Henrique
Acredito que o melhor título para o seu texto não seja SOCIALISTAS, e sim, CAPITALISTAS. Ai sim, seria um contraponto ao que o Lima Verde escreveu. No Mais gostei muito e sempre tive muita vergonha do papel desempenhado pelos capitalistas selvagens. Responder com um texto parecido, mostrando o outro lado foi uma ótima sacada.
Manoel Pereira, de Ribeirão Preto

Anônimo disse...

QUANDO CHEGUEI A BAURU EM 1965 (HÁ 43 ANOS) ESSE CIDADÃO JÁ OCUPAVA O ATUAL CARGO. HÁ UM PROVÉRBIO MÉDICO QUE DIZ QUE NA ENXURRADA NÃO PARA CISCO. SEM MAIS COMENTÁRIOS...
RUY (VC SABE QUE RUY SOU, NÉ!)

Anônimo disse...

bem que queria falar tudo o que sinto a respeito de certas pessoas e sentimentos, mas ainda não posso
J.V.C.