terça-feira, 15 de julho de 2008

UMA MÚSICA (27)
Conheci Moacyr Luz por intermédio do Aldir Blanc. Ouvi as primeiras parcerias de ambos e me apaixonei de cara. Escreviam de um jeito que gostava muito de ouvir. Comprei e tenho tudo deles aqui no mafuá. Esse disco onde saiu essa musíca é o segundo do Luz, "Vitória da Ilusão" e saiu em 1995. Minha amiga Gisele voltou do Rio ontem e me trouxe vários mimos do Rio. Me matou de saudades e me fez colocar na vitrolinha essa música, uma verdadeira ode de adoração do Rio. Gosto muito daquela cidade e mais ainda do centro. Conheço cada pedacinho do centro do Rio e não me cansa nem um pouco refazer aquela caminhada a cada retorno. Por enquanto, vou cantando e revivendo aquele pedaço tão querido. Igualmente ele escreveu um livrinho delicioso, o "Manual de sobrevivência dos Butiquins", pela editôra Senac, ótimo para quem gosta de frequentar esses verdadeiros templos, onde o que predomina é a boa conversa. Na voz do Moacyr Luz me transporto para aquele pedaço de bom caminho:

"Centro do coração"
Moacyr Luz
Composição: Moacyr Luz, Aldir Blanc e Vítor Martins

Deus desenhou meu coração
De um jeito igualzinho
Ao velho Centro do Rio
São tantos pontos de luz
Em direção a procissão da festa
Da Candelária
Eles percorrem minhas coronárias
Vejam vocês:
No carnaval, o bonde 66
Na Sete de Setembro apareceu mais uma vez
Tem condutor, motorneiro
Tem o Guinga, o Paulinho Pinheiro
O nogueira e o velho Hermínio
Num reduto biriteiro
Um camelô troca as pilhas do meu coração
De quebra me vende mais uma ilusão
Rua do Carmo, Uruguaiana, Ouvidor
São pontes de safena pra tamanho amor
Mas o ar ta me faltando porque alguém sujou
Cruzo a Primeiro de Março e até o mar azul eu vou

Nenhum comentário: