sexta-feira, 4 de julho de 2008

DICA DE LEITURA (21)
REVISTA POBRES & NOJENTAS - FLORIANÓPOLIS SC
Essa eu descobri por acaso. Lendo a revista Caros Amigos, vi por lá um pequena nota sobre a revista e fui pesquisar, pois o nome é um tanto indigesto. Achei tudo o que queria, descobri o blog (http://www.pobresenojentas.blogspot.com/) e já estou virando assinante da revista das meninas lá de Floripa. Experimentem vocês também, pois mais algunsdias, ela estará chegando aqui no mafuá.

Esse texto é da introdução do blog:

"A revista Pobres & Nojentas é editada pela Companhia dos Loucos, formada por um grupo de jornalistas de Florianópolis [SC]. Cooperativa da palavra libertária, criadora, caminheira, que pretende - com ironia, mas também com seriedade - se contrapor à superficialidade do chamado “jornalismo de gente”, um tipo de publicação que só investe na divulgação de informações sobre a vida dos ricos e famosos. Na Pobres & Nojentas o foco está no povo que trabalha, luta e constrói mundos. A palavra "nojenta", agregada ao nome, tem um significado específico para as editoras e para @s que ali dizem a sua palavra: significa "inquebrantável", gente que questiona velhos valores, que cria o novo e persegue vida boa e bonita para todos. A revista é uma guria sapeca, feliz no propósito de ser espaço onde a vida mesma, essa das gentes comuns, pode se expressar, se dizer, se ver bela. E assim segue, sem nenhum medo. Feita de textos belos. Feita de amor. Assine! 5 edições (bimestral): R$ 22,50 (estão inclusas as despesas com o Correio). Pagamento via depósito em conta. Envie e-mail para eteia@gmx.net para obter os dados de depósito e informar nome e endereço completo, com CEP".


Num outro texto, algo mais elucidativo sobre o título:
"Em primeiro lugar é preciso voltar a repetir que o nome Pobres & Nojentas foi mesmo pensado para provocar. Ele é inspirado no filme Feios, Sujos e Malvados, um clássico do cinema italiano, do diretor Ettore Scola, que se passa numa favela de Roma. Com uma lucidez corrosiva, Scola mostra os dramas da vida das gentes que vivem no limite da condição humana e coloca a nu – inclusive pelo título aparentemente pejorativo – os preconceitos da classe média gosmenta, que vê a pobreza como um espaço de “bandidos em potencial” e não é capaz de vislumbrar a beleza que também assoma na vida dos empobrecidos".

2 comentários:

Pobres & Nojentas disse...

Colega blogueiro!

Agradecemos a referência e esperamos que goste da nossa "nojentinha"!

Abraço, Míriam Santini de Abreu

Anônimo disse...

AQUINO
Que site interessante.
Dê mais dicas de como comprar a revista editada por elas.
Suzana V.