quarta-feira, 10 de outubro de 2012

CENA BAURUENSE (102)

A SOLUÇÃO PARA O FUNCIONALISMO E A DÍVIDA DO HOSPITAL ESTADUAL DE BAURU - EU TENHO A SOLUCIONÁTICA
“A melhor notícia deste período eleitoral diz respeito à decisão da Famesp que, conforme anunciado assumirá Hospital de Base a partir de 2013 em Bauru, SP. A fundação se comprometeu a tal em reunião no Ministério Público, deixando claro que a prefeitura estará fora da parceria por enquanto. A informação foi dada nesta quinta-feira (4) pelo secretário estadual adjunto da Saúde, José Manoel Camargo, em encontro com o promotor das fundações, Luiz Gabos, em Bauru. Mais pelo link http://www.vivendobauru.com.br/destaque/hospital-de-base”, essa notícia, escrita por Renato Cardoso para o grupo Bauru na Política é de assustar e representa algo que deve ser repudiado. Mas repugnante que isso, uma aceitação pacífica, sem contestação de algo que nos está sendo enfiado goela abaixo como solução para o Hospital de Base, mas que na verdade é entregá-la de bandeja para algo pouco conhecido, ou seja: Quem irá controlar e fiscalizar essa tal de Famesp?

Numa entrevista no rádio, o vice-presidente da FAMESP diz: “Já estamos em Bauru Há mais de dez anos. A Famesp é bauruense”. Não tenho nada contra uma empresa de fora de Bauru administrar algo tão grandioso como nossa saúde, mas essa Famesp quando faz uso disso é porque nos enxerga como cegos letárgicos.
Dia desses o Pedro Valentim, escreveu no facebook que tinha denúncias graves da estrutura do Hospital Estadual, também administrado pela Famesp. Precisamos discutir de forma corajosa que tipo de denúncias seriam essas. Na última sessão da Câmara Municipal de Bauru, o vereador do PSDB, Marcelo Borges afirma da forma mais irônica do mundo que é inconcebível Bauru ter seus hospitais administrados pela Famesp. Eu também acho isso, mas não vindo dele, pois seu partido foi quem infelicitou essa cidade com a péssima administração da AHB e hoje, tenta tirar o corpo fora, como um dos que se dizem contra um grupo ligado às mesmas pessoas que foram pegas com a mão na botija estarem na administração de todo o conglomerado de saúde na cidade.

Dessa bagunça toda a envolver a área da saúde municipal, com a Prefeitura sendo alijada da administração do HOSPITAL DE BASE, quando o Governo Estadual deixou bem claro quem irá cuidar de tudo: a FAMESP. Daí fui ler e vi que o maior problema disso tudo continua sem solução:  O QUE FAZER COM A DÍVIDA DE R$ 150 MILHÕES E QUAL O DESTINO DOS QUASE MIL FUNCIONÁRIOS DO HOSPITAL. Eu tenho a solução, primeiro simples. O mesmo vice-presidente disse num entrevista para o rádio que a Promotoria poderia definir se os funcionários seriam repassados para a FAMESP, pois que assim seja. Que a promotoria se pronuncie e obrigue a FAMESP a recontratar todos os mil funcionários. RECONTRATAR TODOS. Seria uma bela solução, mas para isso, estaria faltando a decisão impositiva  da Promotoria. No problema da dívida, acho mais simples, bastando a Justiça se pronunciar, levantar o montante do rombo e exigir, que todo o dinheiro repassado indevidamente, no conhecido MENSALÃO BAURUENSE, seja de fato devolvido aos cofres do Hospital. Para isso, ninguém pode ficar de fora, desde o tesoureiro, ao que manipulava a grana, ao que recebia e ao recebia gordas comissões pelo lobby executado, ou seja, todos indistintamente, inclusive os mandarins. ESTARIAM DISPOSTOS A FAZER ISSO: PENALIZAR TODOS? Se isso for feito, quitam tudo rapidinho.

2 comentários:

Anônimo disse...

Trabalhadores do Hospital de Base reivindicam garantias de emprego e de direitos



Após o anúncio do Governo do Estado de SP que não mais autorizará a municipalização do Hospital de Base, os trabalhadores estão preocupados com o futuro incerto, já que não há garantias de Emprego e nem de direitos, a exemplo do que ocorreu na Maternidade Santa Isabel assumida pela Famesp, mesma Organização Social pretendente de Alckimin e Dep. Pedro Tobias para gerenciar o Hospital de Base.



A subsede de Bauru da CUT/SP participou de uma assembleia dos trabalhadores realizada nesta terça (9), convocada pelo sindicato da categoria. Também participou da atividade o Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo, o Vereador Roque Ferreira (PT) e representantes da Força Sindical. O Coordenador da CUT, Chicão Monteiro declarou apoio aos trabalhadores na luta corportiva mas enfatizou a importância de se perceber o problema como um todo e entender que se trata, acima de tudo, de uma luta por serviços públicos de saúde, universais gratuitos e de qualidade. "A Associação Hospitalar de Bauru" que sempre recebeu forte influência do Deputado Tucano Pedro Tobias, que também é médico, permitiu o desvio das verbas do SUS e enterrou o mais importante equipamento de saúde pública da cidade. O Governo de São Paulo foi conveniente e o Ministério Público Estadual toma apenas medidas paliativas sem resutados conclusivos. A CUT estará junto com os trabalhadores do HB por garantias de emprego, salários e direitos, mas não se furturá à continuidade do debate com a sociedade sobre as raízes desta crise e a solução mais viável que é a municipalização e a transformação dos trabalhadores em servidores públicos celetistas", discursou o CUTista que chamou a atenção do Sindicato da Categoria para um intenso plano de luta.

CUT SUBSEDE BAURU

Anônimo disse...

Caro Henrique o problema é que nesse tipo de delito, o dinheiro dificilmente fica em poder do criminoso, o que deve sim é rastrear os bens imóveis, a movimentação bancária à época até hoje, contas no estrangeiro, etc. mas me parece que os bens pessoais dos envolvidos já estão bloqueados??? Não tenho essa informação.
MARIA CRISTINA ZANIN SANT'ANNA