quarta-feira, 27 de agosto de 2014

COMENTÁRIO QUALQUER (130)


TEMAS PARA UMA QUARTA COM CARA DE LUSCO FUSCO:

1 – Na propaganda eleitoral ouço o Alckmin elogiando um dos seus piores adversários (ou seria inimigo?), o José Serra, candidato ao Senado da República. Ela saca isso na sua fala: “Serra é um sujeito trabalhador...”. A voz era recheada de muita ironia, pois tanto ele como até as pedras do reino mineral sabem muito bem que Serra gosta mesmo é de acordar só lá por volta do meio dia. Esse é o tipo de ajuda que põe tudo a perder. Eles que são “tucanos”, que se entendam.

2 – Não pude ir ontem à noite na entrega do Prêmio “Eu Faço a Diferença”, dentro da Semana da Diversidade de Bauru, evento realizado no salão principal da Câmara dos Vereadores. Vejo as fotos hoje publicadas na internet e dentre todos os agraciados quero externar meu sincero reconhecimento pela acertada escolha do amigo GIBI, o Valdir Ferreira de Souza, como um dos agraciados. Gibi é um sujeito muito simples, porém incansável batalhador, persistente na luta sem tréguas pelo fim do preconceitos, ocorra onde ocorrer. Vê-lo todo pomposo no meio de tantos outros é a certeza de que esses prêmios também acertam, escolhendo não somente os notáveis, os colunáveis, os que estão na mídia e os que são citados para tudo. Gibi faz a luta certa, de maneira quase anônima, sem buscar reconhecimento, ou seja, faz por achar que é assim mesmo que tem que ser feito, sua vida é dedicada a ações desse tipo. Quem vive discriminado, luta desbragadamente pelo fim da discriminação. Viva Gibi!

3 – Espiando essa nova pesquisa Ibope, vejo Marina crescendo e isso me entristece, pois a vi sempre como a ala mais perigosa dentro do PT, enquanto lá esteve, a ala mais direitista. De seu antológico entrevero com Dilma, extraio só uma coisa: ela saiu do ministério por defender a internacionalização da Amazônia, ou seja, queria nossa mata sob supervisão da ONU e daí tudo sob o comando dos EUA. Dilma queria a mata sob soberania brasileira e venceu a queda de braço. Confesso algo aqui e posso estar errado, mas Aécio, mesmo com tudo o que está embutido e por detrás de sua candidatura, me parece um sujeito mais palatável, pois gosta de umas farras, conhece as coisas da noite e não discrimina minorias, já Marina é mais do que uma incógnita. Dentre tudo isso, claro que voto em Dilma, pois se não está bom, algo foi feito pelo social e como não torço pelo retrocesso, queria algo para a frente, nunca para trás. E Marina sempre esteve associada a eminentes perigos, principalmente nas questões de soberania, essa ainda sob nosso aparente comando. O país pode piorar e isso será ruim para todos nós.

4 – Convivo 24h do dia com uma acadêmica, a professora de universidade pública, Ana Bia e vou, sem me meter em seus assuntos, só assuntando sobre a quantas anda esse negócio do “campo científico” nos dias de hoje. Discuto pouco com ela sobre o tema, pois sei que enfronhada que está no meio de uma interminável greve (USP, INICAMP e UNESP paralisadas), vive momentos angustiantes e não quero ficar botando mais lenha nessa fogueira. Do padecimento que todos, ela e seus colegas sofrem, acabo de ler um belo artigo de Thomaz Wood Jr, a “A Academia Tropical”, que acredito todos do seu metiê deveriam não só ler, como levar o assunto para a frente, pois os vejo cada vez enfiados num emaranhado meio que sem sentido, tudo capitaneado, claro, por uma elite que diz pensante e dirige os destinos da educação como se todos não passassem de meros números. E reproduzo o texto, motivado por outra coisa. Meu filho, Há, 21 anos, me diz dia desses algo perturbador, diante de uma vida toda pela frente concluindo seu curso: “Pai, decididamente não é esse tipo de vida acadêmica que quero levar. Nisso aí eu não vou entrar de jeito nenhum”. Leiam o texto:http://blog.cev.org.br/laercio/2014/a-academia-tropical-e-a-embromacao-da-monografia/

5 – Ganhei ontem do amigo Roque Ferreira mais um livrinho, dessa vez o ‘Introdução ao Estudo do Método de Marx’, do professor José Paulo Netto, editora Expressão Popular, 2011. Vejo cada vez menos pessoas dedicadas a estudar (e entender) de fato o que vem a ser o Marxismo. Muitos gostam de apregoar bestialidades sobre ele, mas quando questionados nada sabem sobre a teoria. Cagadores de regra temos aos borbotões, defensores do que de pior temos, o deus dinheiro, o neoliberalismo desenfreado e o servilismo aos poderosos de plantão. Coloco o livrinho na cabeceira de minha cama e o começo com afinco e dedicação, tentando entender sua essência, bem distante de uma antiga frase proferida por nada menos que Marilyn Monroe numa de suas biografias: “Nikita Kruschev era um gordo feio, com verrugas na cara e resmungava. Com um presidente desses, quem vai querer ser comunista?”. Ah, se fossemos estudar teorias e fazer a prática diária de luta sob o comando só dos bonitões, hem? O marxismo pode ser o reverso da moeda, pão bolorento por fora, mas bela viola por dentro. Seu encanto e magia persistem.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente, HPA, também me dá medo acabar me tornando um "preenchedor de relatórios". Já viu a Marilena Chauí falando sobre isso? https://www.youtube.com/watch?v=llXrRg4BaVg#t=828
Reproduzir o vídeo
Marilena Chaui - "Contra a universidade operacional"
Aula Magna "Contra a universidade operacional", ministrada pela professora Marilena Chaui em 8 de agosto de 2014, no auditório da Faculdade de Arquitetura e ...
Wellington Leite

Anônimo disse...

Estado Islâmico - A Nova HQ Imperialista

A grande novidade da mídia imperialista norte-americana do momento é o tal grupo terrorista "Estado Islâmico", uma facção desenhada segundo o governo de Barack Obama como uma dissidência da Al-Qaeda, atuou na Síria e agora se instalou numa região do Iraque onde supostamente financia seu terrorismo através do petróleo na área que tomaram posse.

Correu o mundo as imagens do tal jornalista norte-americano capturado por esta facção e decapitado diante de uma câmera. Foi a gota para Obama autorizar mais um bombardeio, um genocídio, com o pretexto de combater o terrorismo e salvar o Iraque e o mundo dos malvados encapuzados do tal "Estado Islâmico".

Por que será esta sensação que me bate de déjà vu?? Sempre as mesmas historinhas, cria-se um grupo de homens malvados com um líder supervilão que quer dominar um país, claro que sempre tem um mero detalhe, cenários com petróleo abundante. Depois este grupo faz algum terrorismo contra um cidadão ou instituição norte-americana e BUM, a indústria bélica agradece e os investidores do ouro negro fazem a festa.

Esta mais uma HQ imperialista, já criaram uma no Afeganistão, já derrubaram as torres gêmeas, caçaram os terroristas e deram fim num Bin Laden que ninguém viu, histórias que diferente dos quadrinhos legais da Marvel, estas além de refletirem em nossa vida real, escondem de todos a inversão dos lados, os heróis são os verdadeiros vilões.

Pena que essa história mais uma vez se repete, mas ao contrário de outras vezes onde havia uma grande resistência, hoje vejo muitos indiferentes a isso, alienados pelos encantos "palatáveis" do presidente imperialista, num mundo anestesiado e de embates vazios, essa postura com certeza faz em cada um o seu terrorismo pessoal.

Camarada Insurgente Marcos Galeano "Stalin III"
Comunismo em Ação - A RETOMADA