sábado, 23 de agosto de 2014

O QUE FAZER EM BAURU E NAS REDONDEZAS (50)


A CONSTITUINTE POPULAR E O SINDICATO QUE TOMA POSSE PARA FECHAR SUAS PORTAS
Hoje no Jornal da Cidade tem uma foto minha junto do Chicão Monteiro e do João Andrade, ambos da CUT Bauru, na divulgação de algo grandioso o ocorrer nos próximos dias, a propositura da reforma política no Brasil através de um plebiscito. A matéria REFORMA POLÍTICA MOBILIZA PLEBISCITO – DE INICIATIVA POPULAR, MOVIMENTO NÃO TEM VALIDADE LEGAL, MAS QUER PRESSIONAR O CONGRESSO NACIONAL EM PROL DE UMA CONSTITUINTE EXCLUSIVA pode ser lida clicando a seguir:http://www.jcnet.com.br/Politica/2014/08/reforma-politica-mobiliza-plebiscito.html. Para um melhor entendimento do que venha a ser a luta em prol de uma CONSTITUINTE POPULAR, nada melhor do que dar uma espiada, tim tim por tim tim no site a seguir:http://www.plebiscitoconstituinte.org.br/. Ali todos os objetivos dessa grande luta por mudança de rumo na forma de praticar política no país, algo mais do que necessário, diria, urgente urgentíssimo, pois do jeito que as coisas estão, cada vez mais uma máquina de fazer doido e beneficiarndo os mais endinheirados do país e os interesses somente desses. No Brasil, como até as pedras do reino mineral sabem, a única forma de se conseguir algo é mediante a pressão e com uma ampla participação popular isso pode ser alcançado, do contrário esse Congresso Nacional que aí está nada fará e tudo continuará como dantes. Daí me verem engajado também nessa luta.

Junto a isso e envolvendo também João Andrade (o mais recém intitulado mestre de cerimônias oficial dos atos sindicais na cidade) e o Chicão Monteiro, conto algo de uma posse sindical e de um importante ato político ocorrido ontem na cidade. Todos tomamos conhecimento do acirramento de posições entre alas da CUT em Bauru quando da eleição do SIND LUZ. Mesma central sindical e uma disputa acirradíssima entre dois lados. Por fim, o do Chicão venceu e ontem a festa da posse, com a presença de importantes lideranças sindicais do setor elétrico e do meio sindical paulista e brasileiro. Casa cheia e o GREB borbulhando de gente falando e fazendo política a cada instante. Revi pessoas queridas, abracei outras tantas, desviei de outras e assuntei com o devido interesse a maioria dos discursos ali proferidos. A efervescência política em época eleitoral é conhecida de todos, mas dentre tudo o que ouvi, ressalto aqui um dos objetivos, o maior deles, da chapa vencedora e ontem empossada.

Alguém aí já ouviu falar de uma posse num sindicato, com a equipe que assume ter como objetivo fechar o sindicato? Pois é exatamente isso que irá acontecer com o SIND LUZ. Antes existia para defender os interesses dos trabalhadores só o Sindicato dos Eletricitários, com sede em Campinas e Bauru sendo uma de suas mais importantes sub-sedes. Com o passar dos anos foi criado o SIND LUZ e uma parte dos trabalhadores passou a ser comandada por esses. Uma clara contradição. O que é preferível, um sindicato com a força de mais de 5 mil pessoas ou um local com meros 200? Daí a fala do Chicão e sua missão terem uma importância crucial para a continuidade da luta sindical. Ele entrou na disputa, ganhou e na posse assume o compromisso de fechar o sindicato, transferindo seus filiados para o antigo núcleo, objetivo a ser alcançado durante a vigência do seu mandato. Algo único, feito com devida sensatez e com o respaldo das maiores lideranças sindicais. Ontem por lá, sindicalistas de todas as hostes e em todos vislumbrei que o passo dado é realmente inovador e arrojado. Uma verdadeira luz no final do túnel, o envolvimento de todos pela Constituinte Popular e pela busca de um novo momento sindical no cenário nacional. Quero crer que tudo isso ocorra de fato.

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE
Preciso muito te dizer algo.
Por favor, não delete isso.
Deixe aí e provoque nos cara o debate. Faça-os se exposrem.
Esse negócio sindical está meio chato hoje. Todos muito conformados, sem querer mais fazer nada em prol dos trabalhadores.
Veja de todos esses aí que você citou ou viu por lá na festa (sic), quantos deixam seus celulares ligados nos finais de semana.
Nenhum. Todos desligam e usam as sedes dos sindicatos, as áreas de lazer para churrasquear em vez de estar ao lados da luta dos trabalhadores.
Essa briga aí dos sindicatos, onde dois lados de uma mesma central sindica lestã oa brigar nada mais é do que a questão da grana falando mais alto.
O Sind Luz quando foi criado tinha a boa intenção de se desligar de todo o alto negócio financeiro que ocorria lá no grandão Eletrecitários de Campinas. Era uma forma dos p´ropiros trabalhadores percebendo alto estranho por lá, tentaram criar algo novo por aqui, com outra cara e mentalidade.
Depois deu no que deu e tudo virou o mesmo balaio de gatos.
E mais, meu caro, não fique ao lado desses lutando por REFORMa, pois não existe como reformar esse sistema capitalista.
O que é necessário definitivamente deve ser a demolição do sistema capitalista.
Remendos não vão resolver nada.
E não será esses aí que estavam nessa festa que irão fazer nada de novo em prol das mudanças que são necessárias no sistema onde vivemos.
Desista desses aí, pois não levarão a nada.
Os sindicatos de hoje estão levando os trabalhadores a ficarem sem representativade de verdade.
Perceba isso ou está ao lado deles???
Eis o meu toque.
Precisava te dizer isso e mais se houver debate por aqui.
OTR