quarta-feira, 16 de março de 2016

CHARGES ESCOLHIDAS A DEDO (106)


VALE A PENA AINDA QUERER DEBATER PELAS REDES SOCIAIS DIANTE DE AGRESSÕES?

“Preciso fazer esta pergunta. Por que você perde tanto tempo respondendo a agressões?”, recebo essa pergunta via reservado do facebook e feita por um dileto e próximo amigo.
A resposta, nem eu sei bem dos motivos. Talvez, por acreditar no ser humano e que sendo educado, receberei educação como resposta. Existem uns que insistem também em ser do contra todas as evidências e até da própria História, tudo para fazer valer à sua interpretação e pior, o lado pelo qual defende. Para esses, não existirá justificativa que o faça mudar a sua, pois está de cabeça feita. Pura perda de tempo discutir ou mesmo quere debater com esses. Se o faço é numa vã tentativa de demonstrando a evidência tão escancarada, talvez uma remota possibilidade de vê-lo tomando outra atitude. Até o momento, tudo infrutífero e mesmo assim, não desisto. Em alguns momentos, confesso, perco a boa. Ai a coisa descamba, vira o tal do Fla Flu que tantos abominam, mas quando se entra nele, difícil sair.

Após escrever algo elogioso à Cuba recebo isso de um amigo de longa data, professor como eu, décadas de cátedra, muitas escolas pela periferia da cidade, convivência com periferia: “Caro Henrique: parabéns pelo seu amor a Cuba. Se gosta tanto assim de um país socialista ( onde divide-se tudo, caro amigo, mude para lá).”. Essa doeu muito, vindo de onde veio. Essa é a resposta mais simplista que todos aqueles sem conteúdo costumam dar, mas não de alguém cheio dele. Algo está mais do que perdido no meio disso tudo e, com certeza, esse amigo, além de já ter batido panela por aí, deve também ter gritado muito dia 13 passado e pronto para apoiar o golpe como a salvação da lavoura. Como vou discutir com uma pessoa até ontem muito querido? Tento argumentar, insisto, me desmilinguo todo. Talvez um dia numa trombada na rua, a gente se encontre e até se abrace, mas o que mais acontece são coisas desse tipo e dos lugares mais inesperados possíveis. Não é só questão de se ir conhecendo melhor o que vai na cabeça das pessoas, algo até então oculto, mas dessa influência tão maléfica de uma mídia que convence até aqueles ditos como inconvencíveis.

Um outro, que já tivemos certa convivência, fizemos uma matérias juntas, denúncias sobre desmandos numa cidade vizinha, alguma semelhança na linha de pensamento, em outras nem tanto, mas algo sendo seguido, papos ainda acontecendo. Na primeira resposta que me dá, antes mesmo de tentar argumentar me sai com essa: “só se for para imbecil como você...”. Cai das pernas, balancei, tentei me levantar das cordas e tentei encerrar o assunto, com uma afirmação lépida e fagueira: “nunca te chamei de imbecil, mas se assim me chama, vejo que findamos aqui qualquer possibilidade de diálogo. (...) Se você tem pensamentos direitosos, fique com eles e não venha me desrespeitar, pois nunca agi assim contigo. Passar bem.”. Daí, deu de me compartilhar textos em cima de textos centrados em sua linha de pensamento, todos facilmente rebatidos, um mais descabido que o outro. Pedi educadamente para que parasse com aquilo e mesmo assim não bloqueei sua "amizade".
Continuamos por aí, espécie de trégua até não sei quando. Tem aquele que você não conhece, entra na sua conversa já sem ser convidado e desfere uma assim do ex-presidente, sem discutir nada, sem querer dialogar: “aquele molusco, analfabeto, crustáceo”. Quando não algo pior. Como vou dialogar com alguém que usa termos dessa natureza? Impossível.

Posto agora duas reações distintas de amigos, de como resolvem muito bem essas questões todas. Primeiro a de Sivaldo Camargo: “Gente vou ser sincero, todas as postagens dos amigos do Face, que tiver uma imagem ou texto da sobre a passeata, ou tiver outro nome mais festivo !!! só vou curtir o que está dentro dos meus princípios, não vou responder a nenhum coxinha amigo. "DOIS PASSOS A FRENTE, UM PASSO ATRAS, DOIS PASSOS A FRENTE, UM PASSO ATRAS" boa noite a todos os manifestantes e os que não se manifestaram, e aos que foram na feira livre, fizeram churrasco, levaram o cachorro para passear, boa noite a todos que poderão chegar em casa e colocar a cabeça no travesseiro e dormir sem culpa, ou melhor dormir tranquilo !!! boa noite a todos !!!”. Para bom entendedor meia palavra basta. Adoto o mesmo procedimento daqui por diante para o que vier pela frente.

OBS.: As ilustrações desse texto foram sacadas daqui -http://cargocollective.com/oddworx/inkteraction.

2 comentários:

Anônimo disse...

Na minha humilde opinião, acredito que em um futuro não tão longe, existirá uma data comemorativa no Brasil onde será celebrado a queda do pt (assim como tem a queda da bastilha na França e o dia D no Mundo). A façanha desenvolvida por esse partido político foi tão grande, que quando for falado sobre corrupção, enganar a maioria da população e desfaçatez aos nossos netos e bisnetos, os nomes de maluf, collor, acm e sarney nem serão lembrado pois ficaram no chinelo comparados ao que está acontecendo.
Triste assistir a tudo isso (pois votei no lula as duas vezes e na dilma na primeira) e ver a maioria da população honesta (ricos e pobres) serem ignorados.
Paz!

Mafuá do HPA disse...

Triste a pessoa que cai nessa ladainha.
O PT, assim como todos os partidos políticos, fizeram, fazem e alguns continuarão a fazer a farra do boi com a dinheirama pública brasileira.
Eu já te afirmo isso, no futuro a História vai contar esse período triste, lamentável e com a participação de um partido dito do trabalhador, que um dia ousou ser diferente, noutro acabou fazendo o que todos fazem e mesmo assim, por ter ousado fazer algo pelos mais necessitados pagou um alto preço. Swerá reconhecido o bom que fizeram, mas também o ruim, acorrupção e por terem se aliado ao bandidos de sempre para governar. Daí deu no que deu.
Podia ser diferente, mas mesmo assim, não tiro méritos no PT, pois nenhum outro fez o que fizeram até hoje pelos menos favorecidos.

Henrique - direto do mafuá