terça-feira, 22 de março de 2016

MEMÓRIA ORAL (186)


GERALDO BERGAMO, PROFESSOR MARXISTA, NAS RUAS E NAS LUTAS

Em tempos onde muitos preferem se omitir, fingir que nada do que ocorre fora de sua janela tenha algum perigo a oferecer e daí, tocam suas vidas como se tudo estivesse na maior normalidade. Até as pedras do reino mineral sacam que, a anormalidade viceja e não mais desponta, pois já está latente, pulsante e querendo impor suas bestialidades. Num momento como esse ressalta muito as grandes pessoas, as que não se entregam, não se omitem, muito menos se escondem. Para tudo não piorar mais e mais, até com o suprimento das liberdades individuais, que certamente virão com regimes fascistas, nada como os que enfrentam o touro a unha. São tantos bons exemplos e me fixo hoje num, exemplo de professor, algo pelo qual segue consigo pro resto da vida.


GERALDO ANTONIO BERGAMO chegou a ocupar a vice reitoria na UNESP, após tantos anos de ininterrupta cátedra. Trabalhou numa época em que já existiam perseguições, patrulhamentos, mas venceu pela perseverança de saber se impor, algo que vai além da ideologia política. Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1976), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Bauru (2006). Com muita experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuou sempre focado nos seguintes temas: Educação Emancipadora, Produção de Conhecimento, Método marxista, resolução de problemas ampliados, ensino e aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Cultura na administração Tidei de Lima PMDB, numa época em que esse partido ainda abrigava gente a defender de fato esse país. Com a aposentadoria, passou um tempo mais recluso, mas sem nunca abandonar o amor pela política e a educação. Chegou a dar aulas de Marxismo pela aí e foi visto em quase todos os jogos do Noroeste no Alfredo de Castilho. Não deixou também de se posicionar, sempre ao lado de uma causa pela qual se mantém fiel, a de que o mundo só se salvará pelas vias do socialismo. Hoje, quando o fascismo bate às portas do país, retrocesso bestial, Bergamo comparece aos chamamentos na defesa do que nos resta de dignidade. Um eterno lutador pela causa dos menos favorecidos.

Um comentário:

Henrique disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Flavio Da Silva Grande educador prof. Geraldo Bergamo!

Bel Marques Foi meu professor ! Não cheguei a ve-lo, que pena !

Ana Maria De Carvalho Guedes Amigo muito querido , excepcional profissional, mais que um competente professor, um EDUCADOR, um cidadão incomum. O semblante, permanentemente, sereno, mas o espírito democrático jamais permitirá que se acovarde. Na verdade, um grande lutador, cujo coração pulsa pela liberdade e pelos direitos humanos. Impossível não estar presente neste momento.

Marcos Cunha Foi meu mestre, grande educador...

Cleide Portes E como foi maravilhoso reencontrá-lo, com a coerência de sempre.

Maria Cecilia Martha Campos Merecida homenagem.

Neli Maria Fonseca Viotto Foi um ótimo Secretário de Cultura, grande pessoa

Aparecido Ribeiro Tive o prazer de conhecê-lo pessoalmente. Mais que merecida!

Tião Camargo Grande Mestre!