quinta-feira, 10 de março de 2016

DOCUMENTOS DO FUNDO DO BAÚ (89)


CARTA ABERTA PARA SECRETÁRIO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO HOJE EM BAURU
De forma muito respeitosa esse HPA tentará protocolar hoje à tarde junto do Secretário da Educação Estadual, o Sr José Renato Nalini uma Carta Aberta de encorajamento para suas próximas atitudes dentro da pasta da Educação paulista. Muito já foi dito e escrito sobre atitudes do mesmo anteriormente tomadas , após as declarações emitidas tempos atrás quando desse vídeo: https://www.youtube.com/watch?time_continue=12&v=AbrQc22CJE0. Diante dos fatos, nada mais justo do que, de forma límpida, clara e transparente elogiá-lo pessoalmente pelo brilhantismo da defesa anteriormente feita e reivindicar o mesmo para os professores da rede estadual de ensino, motivo atual de sua dedicação em tempo integral e exclusiva. Com um advogado como esse, tenham a plena certeza, os professores terão enfim suas reivindicações atendidas. Vejam o conteúdo de minha Carta Aberta:

Caro Secretário Estadual da Educação
Sr José Renato Nalini
Em mãos


Louvamos e muito sua iniciativa de circular pelo estado de São Paulo e na qualidade de recém empossado no cargo supra citado, estar se inteirando dos problemas educacionais referentes ao mesmo. É exatamente dessa forma que se constroem decisões maduras, sensatas e voltadas de fato e direito para os verdadeiros interesses de uma até então judiada categoria profissional. Tanto os alunos, como professores e todos os funcionários desse laborioso serviço público estão mais do que atentos aos seus atos, prontos para denunciar e reivindicar os motivos de antigas querelas entre as partes. Esse voto de confiança dado por tudo, todas e todos nesse momento tem um sentido e vai muito além de uma trégua. Trata-se da constatação de como o Sr procedeu em iniciativas e procedimentos outros no passado e, dessa forma, no aguardo de procedimentos idênticos quando imbuído dessa nova missão, uma das mais importantes de sua vida, como Secretário Estadual da Educação.

Permanece bem vivos em nossas memórias como foi sua brilhante atuação na defesa dos interesses de sua categoria profissional, a dos juízes, quando a mídia tachou de forma jocosa e até inadequada o fato como “Ternos de Miami”. O que ocorreu e entendemos foi a sua intransigente defesa do Auxílio Moradia para os Juízes, algo pelo qual todos pleiteavam e após sua participação, foi garantida com maior facilidade. Nada como ter alguém com esse cabedal e prestígio empunhando armas na luta pela defesa de sua categoria. Vitórias são alcançadas dessa forma e jeito.

Inesquecível seu pronunciamento quando da revalidação das conquistas: “Esse auxílio-moradia na verdade disfarça um aumento do subsídio que está defasado há muito tempo. Hoje, aparentemente o juiz brasileiro ganha bem, mas ele tem 27% de desconto de Imposto de Renda, ele tem que pagar plano de saúde, ele tem que comprar terno, não dá para ir toda hora a Miami comprar terno, que cada dia da semana ele tem que usar um terno diferente, ele tem que usar uma camisa razoável, um sapato decente, ele tem que ter um carro. (...) E até para fazer com que o juiz fique um pouquinho mais animado, não tenha tanta depressão, tanta síndrome de pânico, tanto AVC etc”. Todas justificativas mais do que plausíveis, incontornáveis, tanto que foram prontamente aceitas quando julgadas. Brilhante sua atuação, impecável e irretocável. Sem máculas. Foi ao cerne da questão e obteve a vitória para os seus. Grande feito a ser inscrito definitivamente no seu já grandioso currículo.

Hoje, após ser convidado para a nova função se encontra nesse momento diante de novos problemas, querelas outras e desse algo novo, como bem o Sr sabe, muita cobrança em torno das muitas reivindicações inerentes a uma categoria profissional, a dos professores, com pendências a serem resolvidas desde há muito tempo. Sei que isso deve atormentá-lo sobremaneira, assim como sei, as de sua categoria o fizeram tomar uma imediata atitude. O ilustre Governador do Estado, Sr Geraldo Alckmin assim se pronunciou quando de sua acertada nomeação: “É um homem do diálogo, da cultura, da Academia Paulista de Letras. Temos absoluta confiança de que vamos dar um grande passo para melhorar ainda mais a qualidade da escola pública de São Paulo em benefício dos nossos alunos” (Carta de Campinas).

Diante dos fatos aqui narrados e lembrados de forma a encorajá-lo, só resta a todos os interessados nas próximas decisões que, porventura venha a tomar, que as façam tomando por base o mesmo procedimento anteriormente adotado. A categoria dos professores está mais do que atenta, pronta para lhe dar o devido respaldo quando se pronunciar com a mesma ênfase e determinação quando da defesa da questão dos injustiçados juízes. Que esse encontro sendo realizado aqui na cidade de Bauru possa ser o encorajador para uma decisão histórica e, porque não revolucionária de sua parte, quando tendo um pronunciamento, seguido da assinatura decisória, possa não pedir por auxílio moradia com altos valores, mas atender o mínimo de uma justa pauta de reivindicações sendo arrastada ao longo do tempo e prejudicando o bom andar da carruagem educacional no Estado mais rico da Federação.

É dessa forma que Bauru o recepciona, cheio de renovadas esperanças. Não nos decepcione, pois assim como os juízes, essa categoria profissional também clama pelo justo atendimento de antigas reivindicações. E, sabemos muito bem, o Sr é a pessoa mais indicada para assim proceder. Cabedal, conhecimento de causa e, principalmente, por atitude anteriormente tomada, é aquele que veio empunhar nesse momento o bastião da mudança educacional tão almejada.
Grato pelo acolhimento de minha modesta missiva

HENRIQUE PERAZZI DE AQUINO
Professor sem cátedra, porém atento aos anseios de sua categoria.

Bauru SP, quinta, 10 de março de 2016.

Nenhum comentário: