domingo, 27 de março de 2016

RELATOS PORTENHOS (24)


40 ANOS DO GOLPE CIVIL MILITAR NA ARGENTINA DEU POVO NAS RUAS E AQUI... – DIA 31 SE APROXIMANDO
Mal Barack Obama, o presidente da hoje nação irmã da Argentina macrista apeava de Bariloche, onde foi descansar após dias de convivência com o pérfido (des)Governo neoliberal de Maurício Macri (100 dias completados por esses dias), chegou a presenciar assim de soslaio e pela janela dos blindados automóveis pelos quais desfilou pelo país a intensa manifestação ocorrida em diversas praças, não em comemoração, mas lembrando e relembrando que, 40 anos atrás um nefasto Golpe Civil Militar havia infelicitado aquela nação, deixando marcas indeléveis para todo o sempre. Macri também aproveitou a despedida de Obama e foi descansar no que ainda lhe resta deste final de semana prolongado. O povo não, esse foi para as ruas e deu uma inconteste demonstração de como entende o que se passou com o país décadas atrás.

É sabido que a ditadura argentina foi muito mais cruel que a nossa e envolveu uma quantidade de torturados muito maior. Foram de uma extrema crueldade e para quem fez questão de conhecer pessoalmente, como o fiz ano passado, os seus Centros de Tortura, algo para ser lembrado ad eternum, com o intuito de que nunca mais se repitam. Isso não isenta a Ditadura brasileira de suas crueldades e maledicências. Só não fizeram pior por um simples motivo: não houve necessidade. Isso histórico e já muito bem retratado em compêndios de História ao longo das últimas décadas. Intensificariam a coisa, sem sombras de dúvidas.

A Argentina de hoje é o exemplo vivo, descarado e evidente de como estaria o Brasil nos dias de hoje se quem tivesse ganho as eleições tivesse sido Aécio Neves. Primeiro, o desrespeito à leis, com a imposição de troca de juízes nas cortes supremas, ao bel prazer do novo mandatário. Depois, algo também de extrema crueldade, demissões em massa no quadro de servidores federais e o consequente aniquilamento de todas as conquistas sociais anteriormente conseguidas. A famosa Lei de Médios uma delas. O controle dos meios de comunicação é mais do que necessária, evitando conglomerados de poder incomensurável, quando o razoável é distribuir e ter mais e mais possibilidades, diversidade total e absoluta de ideias no comando das mais variadas possibilidades. Mesmo em minoria no Congresso, Macri impõe sob a forma de decretos à sua vontade e a de seu grupo político. Espalha o medo como forma de Governo.

Algo ocorrido lá me chama demasiado a atenção. Uma famosa ativista política, líder comunitária e deputada do Parlasul, Milagro Sala (leia sobre ela e a injusta prisão clicando a seguir:http://www.vermelho.org.br/noticia/275214-70) foi e continua mantida detida, simplesmente por se manter nas ruas e nas lutas, denunciando o descalabro do novo Governo e propondo uma reação popular. Sabem o que isso significa dentro do novo panorama sendo criado lá e por pouco aqui, se o tal Golpe vingar nos próximos dias? Eles não prenderão a todos, mas o farão com alguns. A intenção é medrar o povo, segurar a insatisfação e frear qualquer tipo de reação. Com alguns presos, em evidência injustiça, fica aquele clima no ar: o mesmo pode acontecer comigo? Esse o perigo. Lá foi Sala, aqui poderá ser Lula. O ministro do STF, Marco Aurélio de Mello, declaradamente opositor, sensatamente disse dias atrás: “Se fizeram isso com Lula, imagine com o homem comum”. Sabe o que essa fala significa? Reajam enquanto é tempo, pois depois será tarde demais.

O Golpe de lá tem a cara de um Governo democraticamente eleito e revertendo um país para os moldes neoliberais mais predatórios do momento, os que danam de vez com todas as conquistas das classes trabalhadoras. Não espere algo diferente do que está em curso no Brasil. A diferença é que lá chegaram ao poder sem a necessidade de um novo Golpe e aqui, diante da impossibilidade nas urnas estão a praticar o mais sórdido plano de retomada do poder pela mão grande. Entender isso é motivo para outro texto. As reações do povo argentino estão se suscedendo pelo país e ocorreram principalmente dias atrás quando da passagem dos 40 anos do Golpe. Para os interessados alguns belos textos extraídos do diário argentino Página 12, bem elucidativos sobre a situação e a reação.

Os cem dias que impulsionaram o dia 24: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295458-2016-03-26.html.
Foi a maior marcha de todas: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295463-2016-03-26.html.
A memória e a resistência: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295439-2016-03-26.html.
Flagrantes de uma praça que não se entrega:http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295438-2016-03-26.html.
A praça das praças: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295542-2016-03-27.html.
Ecos de uma praça histórica, pela memória: http://www.pagina12.com.ar/…/elpais/1-295541-2016-03-27.html.

Resistir é preciso, lá, aqui e acolá. Alerta máximo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Algumas perguntas para não cairmos no surreal:

01- Neoliberalismo e neoliberalismo predatório são coisas distintas?? Pois sempre vi o neoliberalismo como algo totalmente péssimo para a nação e sem nenhuma vertente mais.

02- Por que o povo equatoriano adora o Rafael Correa(esse sim bom presidente) e ganha qualquer eleição que disputar e na Argentina e aqui os governos perderam a popularidade??

03- Qual seria sua postura se o Aécio fosse o eleito e claro estaria fazendo as mesmas medidas do governo eleito, como ajuste fiscal, reforma da previdência, direitos trabalhistas sufocados, corrupção, privatizações e etc..??? Por que só o atual governo pode fazer tudo isso e ficar livre de impopularidade??

04- Você não acha que o governo cavou a própria cova ao fazer a mesma política fisiológica e não ter desenvolvido o país como nação??

Gostaria de debater ideias como as pessoas faziam antigamente ao invés de pensamentos binários do porque "sim ou não".

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

caro Marcos
Eis minhas respostas:
1 - Existe só um neoliberalismo, o predatório é para reforçar, somente isso, assim como poderia fazer uso de mais adejtivos, todos bem pejorativos.

2 - Infelizmente nem Correa já não detém a mesma popularidade e unanimidade de outrora. Padece dos mesmos males de todos os outros, inclusive dos Castro em Cuba, de Evo na Bolívia e de Chávez na Venezuela, ou seja, não souberam construir seus sucessores (veja bem, escrevo no plural) e vão criando meios de se perpetuar no poder, o que é uma pena.

3 - Aécio faria por livre espontânea linha de pensamento, já dona Dilma, sabes tão bem quanto eu, o faz por essa merda chamada governabilidade, essa falida forma de coalisão, onde necessita de outros para continuar aprovando algo no pior Congresso de nossa História. E, também sabes tanto como eu que, com ele no poder a coisa já estaria num patamar pior do que hoje ocorre na Argentina.

4 - Não acho, tenho certeza, mas nem por isso deixarei de me posicionar contra o golpe em curso, pois vejo que um retrocesso muito pior do que o momento vivido hoje está prestes a ser dcolocado em prática, inclusive com perseguições e cerceamento de liberdades. Vejo que também deveria estar engajado nessa luta, que é a minha no momento.

Copntinuo propondo o bom debate, longe do binarismo dito por ti. Encampo facilmente uma ideia aqui já exposta por ti anteriormente, a de que um ótimo candidato para esse momento vivido hoje será o cearense Ciro Gomes.

Compareça sempre nesse espaço, gosto muito...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Perfeito, Henrique Perazzi de Aquino!
Assim como as reações dos nossos hermanos estão contagiando toda Argentina, o mesmo deve ocorrer no Brasil. Precisamos ter uma inteligência emocional para explicar aos que estão sendo modelados por fascistas a favor do pró-impeachment, para poder explicar a eles como o golpe vem funcionando, como nossos direitos estão ameaçados, como o impeachment da presidenta Dilma é um atentado à democracia e direitos.

Sei e entendo que por muitas vezes é difícil manter uma civilidade e paciência perante um debate, no entanto temos a retórica, a história, o conhecimento de causa política e a constituição. São ferramentas indispensáveis para quebrar qualquer argumento.
Quem ler, verá quem é o imperativo e quem é o assertivo.

Os dias se aproximam, e precisamos mantermos firmes e fortalecidos nesta luta.
Em nome dos descendentes argentinos e de toda a população Argentina, lhe agradeço pelo post.

Fernanda Bolívar Redondo

Anônimo disse...

Henrique para reforçar as respostas:

01- Não é verdade que o Rafael Correa padece do mesmo mal, parte da esquerda equatoriana que o critica é burra demais, muitos movidos pela tolice ambientalista contra a energia nuclear e etc, mas veja que ele tem base popular sólida, não digo que ele é o estadista dos meus sonhos, mas o melhor porque além de ter auditado a dívida pública e acabado com os parasitas dos títulos públicos, ele busca desenvolvimento econômico ou seja industrialização com fortalecimento educacional com inclusão social e reforço da renda, existe ao menos um projeto no Equador, aqui e nem na Argentina nunca existiu nada além do fisiologismo político, por isso perderam as bases. Quanto a Cuba precisa acompanhar mais o que ocorre por lá e ouvir menos os sectários daqui, Cuba tem sim uma geração boa e sólida base popular, tudo o que está acontecendo lá é de continuidade evolutiva, não há perda de soberania, as bases sociais foram construídas, agora a retomada de crescimento econômico está muito interessante, sabia que junto do Equador é o país que mais cresceu o PIB?? O Obama cede as pressões do empresariado americano que querem negociar com Cuba, esse papo dele de democracia fajuta vc sabe Cuba jamais abrirá mão de sua soberania, guarde isso que talvez vc ainda viverá pra ver, Cuba será uma escandinávia do Caribe e teremos o mesmo orgulho que temos hoje de Cuba, lá tem administradores inteligentes e sempre um projeto de nação.

02- Governabilidade Henrique só existe duas, para os privilegiados ou governabilidade com base popular que é o que elegeu o Lula na primeira vez e o que sempre entendemos como um dos pilares marxistas essa base, mas traição, o fisiologismo, o poder pelo poder mostrou o caráter deste cara e tantos outros, o Lula quis entrar na Casa Grande, fez negócios, curtiu, desfrutou, agora com crise e sem a força que o bancava que era sua popularidade a Casa Grande está o expulsando de volta para a senzala, não tenho pena Henrique, porque esse não teve honra e humildade e meus ídolos sempre tiveram isso, o Fidel com toda a perseguição e atentados e escutas da CiA que sofreu nunca se fez de vítima e nunca caiu porque jamais perdeu o seu povo pois esse sempre reconheceu a sua honra e idealismo.
Da Dilma sinto pena sim, porque é uma mulher decente e está colhendo o que o PT fez de absurdos antes dela, talvez vc não percebeu mas ela e o Lula já estavam estremecidos, ela deixou correr a lava jato achando que se livraria dos abutres pendurados no governo como o Eduardo Cunha cujo Lula entregou Furnas em troco de apóio, a Dilma cortou a turma do Cunha por isso está sofrendo essa pressão, a Dilma tentou comprar muitas brigas Henrique, desde com os bancos até moralizar essa podre coalização, não teve sucesso pelo próprio PT jogar contra e não ter mais a base popular de apoio que tinha. O Lula querendo tirar ministros como fez, querendo bancar o tutor, só desmoralizou com o papel da presidência da república diminuindo o papel da Dilma e se meter com a Federal sem nenhum tipo de cintura foi de uma burrice dele tremenda.
Já falei que essa coisa de que com o PSDB seria pior isso é chantagem emocional com a população que o PT faz, Henrique não diferença alguma de governabilidade, o FHC tb tinha uma linha de pensamento diferente de quando chegou no governo e esculhambou com tudo, continuamos a falar dos mesmos problemas de sempre, dá desespero ver o sofrimento das pessoas, isso não é vida, nunca existiu um projeto de nação, essa de dar alguma ajuda aos pobres mas não resolver desde o império governantes fazem isso, o lulismo é apenas uma versão bizarra do malufismo.

continua....

Anônimo disse...

03- O meu posicionamento em relação ao seu tem uma diferença, sou contra o impedimento da Dilma por não ser solução para governo ruim, paralisa de vez o país e não resolve no sentido de discutir reformas que impeçam estes fisiologismos, agora vc se posiciona contra mas defendendo o governo, e este é indefensável, tirando os oportunistas e pelegos, há gente boa tanto os que estão inconformados com o governo e os que estão a favor, o que revolta é a falta de ideias e esse grande fla-flu que virou onde ninguém tem razão, e quando o vácuo de ideias se forma, é claro que gente articulada e má intencionada como um Malafaia toma a consciência do povo.
Falar que haverá cerceamento de liberdades é um erro Henrique, porque nunca conquistamos isso, vamos andar pela cidade e ver como anda essa relativa liberdade.
Quanto ao Ciro Gomes, gostaria mas não acredito que terá chance, porque ele será execrado por essa própria "esquerda" maluca, abrindo caminho para a Marina, porque acredite, tanto o PT quanto o PSDB não desfrutam mais de tanta preferência entre o eleitorado.

Estou sempre aberto ao debate de ideias, ando triste com tudo isso, as pessoas enlouqueceram e não consigo conversar com quase ninguém, ambos os lados só sabem gritar, ofender, um reducionismo total no pensar. Vou embora daqui num futuro não muito distante, mas vc não imagina os projetos que estão em andamento e a caravana sendo montada, vamos fazer muito barulho pelo mundo com muita arte e tb ajudar a política a combater por igual os que detém o grande capital ajudando a financiar boas campanhas, sabe quem irei encontrar dia 9 de abril?? A Erundina. É com gente sensata e que não desiste dos sonhos e combater sempre esse status quo é que devemos andar.

E pra deixar uma última pergunta em forma de reflexão: "Existe diferença entre uma direita de verdade e uma esquerda de mentira??"

Camarada Insurgente Marcos

Anônimo disse...

Henrique só mais um adendo, hoje a "melhor" coisa para a Dilma é enfrenta o processo de impeachment no congresso, ela pega os votos necessários, encerra o processo e segue a vida até 2018 e ameniza um pouco esse fla-flu, não é fácil cassar um presidente, vc sabe que não basta maioria simples, ela não tem mais a folga que teria numa votação antes porque esgotou a fonte para dar o "agrado" aos deputados, mas veja que essa prática mesmo com tudo isso não muda, o Lula tentou falar com o Temer duas vezes dizendo que ele teria que ter mais protagonismo, piada não?? Então entrega logo para o PMDB, não foi a oposição tacanha que inventou o Temer no governo Henrique, o próprio PT quis se enforcar nessa corda.
Se a Dilma já na eleição passada tivesse rompido com esses caciques do PT, saído da tutela do Lula, mostrado a personalidade que ela sempre teve desde quando andava com o Brizola, tivesse impedido o marketing mentiroso e raso do João Santana e ao invés de apenas de usar o medo contra a Marina(coisa que o PT já sofreu), ido ao segundo turno desconstruindo a Marina no debate e com projeto claro de nação, a Dilma sairia fortalecida perante a opinião pública, mas ao apelar contra a Marina e levar o Aécio ao segundo turno, fez com que a mentira que só o Aécio faria tais medidas impopulares custou muito caro junto ao povo que hj se vê endividado, com falta de emprego e tudo o mais de sempre, a ilusão se foi.

O fato de eu não ter facebook, me fez nesses últimos tempos buscar entender a fundo as entranhas de nossa sociedade e buscar pautar o debate de ideias na realidade de nosso povo, esse vale tudo sectário vai custar muito caro para o país Henrique.

Camarada Insurgente Marcos