domingo, 22 de maio de 2016

RELATOS PONTENHOS / LATINOS (26)


COMO GOSTARIA DE CRUZAR COM CERTAS PESSOAS PARA PODER AJUDAR NA SONORA VAIA - SERRA EM BUENOS AIRES E TOMATO EM BAURU

Hoje, domingo, 22/5, tomo conhecimento pelo diário argentino (que leio diariamente via virtual - experimentem) Página 12, que o ministro, golpista de primeira mão JOSÉ SERRA estará visitando o país vizinho, a Argentina, com encontro marcado com o basura presidente Maurício Macri, quando tratarão de temas para melar de vez com o Mercosul, a Unasul e tudo o que, porventura possa significar união de países latino-americanos. O que farão de fato será defender os interesses dos norte-americanos e estudarem conjuntamente a melhor forma de favorecer a eles em tudo, com privatizações e acordos comerciais onde só um dos lados terá benefícios. Ou seja, algo vergonhoso para todos nós, ainda uma soberana nação (toc toc toc), mas já perdendo tudo o que de saudável até então possuía. O jornalista brasileiro ERIC NEPOMUCEMO traça, em espanhol, um perfil do encontro e do triste papel de ambos, Serra e Macri. Ler é entender um pouco mais da sórdida trama desse cruel golpe de estado ainda em curso no país e com alguma possibilidade de reversão, desde que o povo acorde e os bote todos para correr. Leiam o texto clicando a seguir:
http://www.pagina12.com.ar/…/elmun…/4-299932-2016-05-22.html

Ontem, estive nas ruas aqui em Bauru, vi algo grandioso contra o golpe, quando jovens entraram na frente da gravação de uma entrevista feita ao vivo pela TV TEM, afiliada da TV Globo, numa atividade do festival de Bonecos aqui realizado, com cartazes de Fora Temer e Globo Golpista. Esse o alento a mover esse país, uma resistência em curso. Passo num viaduto aqui perto de casa hoje pela manhã e lá, outra forma explícita de resistência, quando pichações encobrem um outdoor desses a enaltecer o lema de Temer do "trabalho a todo custo", devolvendo a realidade das ruas à bestialidade de tentarem enganar o povão. Ontem estive também no festival de Bonecos e lá me encontrei com um velho amigo, o argentino Victor Ávalos, conhecido como Tomato, artista de rua mundialmente famoso, morador dos arredores de Buenos Aires e um especialista em balões. Algo me incomodava nele, pois em todos os anos que aqui vinha para o Festival o ouvia reclamar de Cristina Kirchner e sempre uma espetada a mais em seu Governo. Fui ouvi-lo esse ano, o primeiro após a chegada dos neoliberais macristas ao governo do seu país. Ele, querendo se justificar, me disse algo assim: "Sempre achei que Cristina roubava, torci pela mudança e hoje vejo que Macri o faz muito mais e ainda com uma cruel diferença. Ela podia roubar, mas tinha projetos sociais, fazia algo para o povo, atendia alguns dos seus interesses e hoje, com Macri nada mais disso ocorre, ele ascabou com tudo o que existia e tudo é feito somente para o interesse dos ricos. E te digo, vocês brasileiros estão no mesmo caminho. Aqui acontecerá exatamente o mesmo que na Argentina, sem tirar nem por. Esses no poder hoje são muito piores que Cristina e Dilma". Não precisou dizer mais nada, havia entendido tudo.

Desabafos domingueiros de alguém que vai para a rua nesse exato momento, pois sabe que, por mais repercussão que possa existir em escritos via internet, nada substitui a presença nas ruas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Isso aí companheiro
Maria Helena Ferrari - Rio RJ

Anônimo disse...

Henriquessências

Patricia Karst Caminha