segunda-feira, 16 de maio de 2016

COMENTÁRIO QUALQUER (151)


REFLEXÃO DE UM HISTORIADOR ANTES DE DORMIR


"Olhem para o céu, há um desejo premente
pela manhã que nasce diante de vocês.
A História, apesar de sua dor lancinante,
jamais poderá deixar de ser vivida; se enfrentada
com coragem, dispensa ser revivida.

Olhem para o dia
que irrompe diante de vocês.
Façam com que o sonho
renasça."
Maya Angelou, "On the Pulse of Morning".

Ouvi, li e vi tanta besteira nesses últimos tempos e gente defendendo a bestialidade do que fizeram ao país nos últimos dias como algo normal, enquadrado dentro da mais normal das democracias. Foi mesmo bestial ver as pessoas, eivadas de ódio nas ventas fazer a defesa dessa transformação como algo normal, como se não houvesse nada de anormal, como se uma sórdida trama não estivesse por detrás de tudo e um engendrado GOLPE em vias de ser enfiado goela abaixo da nação. Passados apenas quatro dias, os tais que comandaram a derrubada de um Governo legalmente eleito e sem motivos dentro da normalidade para tanto, não irão assumir o caráter da quebra do preceito institucional, pois lá no fundo se envergonham do que fizeram. E enganaram aos incautos que os seguiram cegamente. São desavergonhados, pois nem ao menos possuem a coragem para assumir a bestialidade feita. Impossível tentar demonstrar para qualquer um com um pouco de conhecimento de História a não ocorrência de um relés golpe, tacanho movimento de uma elite cruel, insana e municiando uma mídia perversa, mentirosa e inimiga da nação. Só pensam nos seus interesses, nunca na nação. Defender o país, o Brasil é estar longe de apoiar e referendar a besteira feita como, no mínimo, recondutora do país a um clima de normalidade e trilhando pelo fim da corrupção, quando na prática já se mostram piores do que o Governo que conseguiram destituir na mão grande. Não tentem enganar um historiador. Ele pode até ficar quieto, calar-se diante de tanta besteira ouvida, mas quando a poeira começa a baixar, ele tem que levantar a voz e dizer em alto e bom que, além do erro cometido, o país foi enganado. Ainda dá tempo de mudar e destituir os algozes da nação. Isso tudo vai muito além dessa briguinha de ódio contra o PT.
O sonho desse país grande pode voltar a vicejar, mas terá que ter a participação de todos, inclusive dos que se deixaram enganar e hoje, com a ficha caindo, percebem o engodo em que foram metidos. Faço parte do time dos que desde o começo não se deixou enganar e nem por isso me orgulho disso e fico deitando falação como sabichão. O serviço sujo já está feito, mas não está completo, falta algo e não podemos deixar ele se completar. É chegada a hora da recuperação da democracia e para isso é preciso uma união nacional. Os golpistas precisam ser encurralados e destronados, o país já percebe o grande mal que está por detrás dos seus atos. A História já os julgou e desde sempre os taxou corretamente, GOLPISTAS. Precisa agora a parte consciente da nação acordar de vez, reconhecer a besteira feita e parar de dar corda para quem vai em pouco tempo enforcá-la. Vamos todos enfrentar com a devida coragem esse momento e devolver a paz a essa nação, destituindo quem tomou o poder de forma impura e insana. Não será com esses hoje no poder que teremos um novo Brasil. Em quatro dias já provaram o contrário. Falta nós, o povo, com coragem e poder de decisão, frear essa caminhada. Basta de golpistas, o Brasil não merece isso. Vamos exigir o nosso velho e bom Brasil de volta. Do contrário, nem teremos mais um Brasil diante de nós, pois em pouco tempo tudo estará irremediavelmente destruído e dilapidado. Quem fez ou ajudou o serviço sujo, precisa agora refazer tudo e tirar o aval dado. O país clama por isso e com a união de todos, em breve, isso tudo não passará de um pesadelo, superado, enterrado e esquecido. mas precisamos agir e JÁ.


Será que estou vendo coisas?

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique, você tem razão, mas a perde quando se utiliza da mesma forma rasa para proteger um lado e tentar passar um como vítima e o outro como o total culpado.
Quem fomentou toda a elite financeira nos últimos anos e as grandes mídias com enormes repasses do BNDES foi o governo, assim como tantos outros governos fizeram.
Justamente por você ser um admirável historiador, não é possível entrar nesse debate tão reducionista.
Sou contra o impedimento, odeio o Temer, mas tudo isso só aconteceu porque o PT assim o fez Henrique, esse outro país altaneiro não existe, nunca existiu aqui, a rasteira política destes se deu justamente na hora que explodiu a grande crise e o governo perdeu o grande apoio popular que tinha, tudo isso é sim responsabilidade de quem está há mais de 10 anos no governo e nada fez para mudar o status quo pelo contrário.
Ser altaneiro é ser independente, desenvolvido tecnologicamente e industrialmente, com economia forte e alto desenvolvimento humano. Me desculpe, mas esse "bom e velho" Brasil que quer de volta eu não desejo, até porque ele continua aqui, o mesmo de sempre.
Você já se perguntou porque pessoas como eu deixaram de apoiar o governo?? Por que planejamos ir para outras terras com grandes projetos para sacudir o mundo?? Ou será que me acha agora um golpista, uma persona non grata??
Até acredito muito que a Dilma voltará, o placar foi apertadíssimo no Senado, 3 votos que perderem já não cassa mais o mandato e tem senadores que deixaram claro que estavam votando pela admissibilidade do processo e não condenando, como o Cristóvam e o Romário disseram, portanto é bem provável que daqui uns 3 meses que é a data que o Senado acha que deve estar a votar, a Dilma volte, mas será apenas para esperar 2018 chegar, porque independente de quem esteja, a vida do trabalhador continuará sempre uma merda. Hoje no ponto de ônibus um idoso estava d ejoelhos em pleno horário de pico implorando por alguma esmola, essas coisas acabam com a gente, odeio esse país Henrique, porque era para estar muito diferente e melhor com todas as esperanças que depositamos nestes, tudo solucionado claro que não, mas era para ser bem diferente e ando cansado disso.
Pior é que em 2018 vocês vão novamente se matarem de brigar com os tucanos e enfraquecer a única candidatura que pode fazer diferente, o nosso Rafael Corrêa, Ciro.
Encontro com um sujeito do pstu a tarde na rua e o sujeito vem me questionando se estava pelegando ao vir neste seu espaço defender a eleição do Ciro Gomes, sendo este um capitalista e não um revolucionário a estatizar tudo. Olha Henrique, essa burrice, esse retardo mental dessa "esquerda" brasileira é de dar nojo, quando poderíamos concentrar forças para eleger um cearense porreta, que não tem papas na língua, que mais entende hoje da realidade economica do Brasil e se coloca ao nosso lado, vem essa burrice de pensamento.

2018 ainda estarei aqui para as eleições Henrique, depois tchau, projetos mil em outras terras, se quiser estar ao nosso lado vermelho de sempre, não perca tempo com esses que não querem pensar um Brasil de fato melhor.

Camarada Insurgente Marcos