quarta-feira, 13 de julho de 2016

BEIRA DE ESTRADA (65)


POSICIONAMENTO
Primeiramente, Fora Temer!

Vamos aos fatos das últimas horas envolvendo o PT Bauru. Um Núcleo de Base foi criado, o DNA PETISTA, com único objetivo de oxigenar as relações, fazer política, atrair gente distante do partido e querendo voltar a participar do processo. Estou no grupo, juntamente com Cláudio Lago, Guilherme Reis, Maurício Passos, Vera Lúcia, Ana Lellis, Yuri de Freitas, Aparecido Ribeiro e outros. Não viemos para brigar com ninguém, mas para construir, ou melhor, ajudar e dar seu quinhão na necessária reconstrução e revitalização. Uma tentativa concreta. Com as adesões e expectativas criadas, algo novo, depuração despontando na curva da esquina. Num momento de distanciamento com o partido, o Núcleo nasce propondo uma aproximação e apostando que tudo pode e deve melhorar. Apostamos nisso e nascemos com esse propósito, produzir e fazer vicejar o bom debate de ideias e ações.

O PT local, Direção Provisória escolhe como candidato o professor Carlos D’Incao. Pelo sim, pelo não, temos um candidato. Num momento em que muitos se afastam do partido, Carlos se reaproxima e com um discurso dos mais louváveis, propondo o diálogo com a esquerda, a não coligação eleitoral com partidos golpistas e, o melhor de tudo, sabendo fazer o embate tão necessário com as forças conservadoras, num elevado nível e com consistência. Ponto positivo. O negativo foi a forma como se deu a escolha. Resolvível. Percebo Carlos com forte personalidade e não engolindo desnecessários sapos. Publicando regularmente textos no JC e nas redes sociais passa a ser mais conhecido, inclusive seus posicionamentos. Internamente vão se ajeitando as coisas, mas surge algo novo. A mesma direção que, apostava na candidatura D’Incao quer descarta-lo e se aliar a um partido, o PRB (o mesmo onde Chico Maia foi se alojar, eis a primeira contradição), com umbilical ligação com a Igreja Universal e ao empresário e ex-bancário Emirates, ambos golpistas. Ele não aceita, quer se manter candidato sem esse tipo de coligação, que certamente colocará definitivamente o PT no fundo do poço.

Ocorre o rompimento dele com Estela Almagro, vice prefeita e declarada candidata à vereança no próximo pleito. D’Incao aposta numa campanha onde atuará junto a uma parcela da população que sempre votou no PT, nas esquerdas e é declaradamente contra o golpe. Acredita-se que esse percentual esteja hoje em torno de 20%. Já, a direção provisória do partido, aposta em acordo com um partido que ajudou apunhalar o PT, declarados golpistas, tudo para favorecer uma única candidatura à vereança dentro do partido e também alavancando a do pastor Luiz, ex-vereador e homem forte da Universal na cidade. Evidente que D’Incao se opõe a isso. Tem início um triste debate pelas redes sociais, onde a direção local o quer sem a legenda para a disputa à prefeito, sendo essa utilizada pelo Emirates. Na Entrelinhas do JC de ontem algumas notas, “Babilônia”, “Desconforto” e “Conforto” explicitam o imbróglio:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=244221. D’Incao, acreditando que as notas foram plantadas no jornal por Estela Almagro publica um longo texto com sua versão nas redes sociais:https://www.facebook.com/carlos.dincao/posts/753063144836606?pnref=story.

Disso tudo algumas necessárias explicações. Ocorreu algo desagradável num Grupo aberto indevidamente para pessoas de fora do Núcleo e foi iniciado um indevido debate. Se o ali discutido desagradou a D’Incao e outros, tudo foi devidamente esclarecido. Paz selada, o Núcleo aposta que será altamente prejudicial ao partido unir-se a partidos com conotação golpista e deixar de concorrer com candidatura própria. Conversamos com D’Incao ontem à noite (três fotos do encontro) e lhe mostramos nossa linha de atuação e conduta. Ficou entendido que, continuaríamos nessa trincheira, com ele ou não como candidato, mas com o partido tendo candidatura própria. O momento que estamos atravessando no país, partido e cidade exige um trabalho de união em prol de interesses similares. Esses existem e precisam ser reforçados. Estamos fazendo exatamente isso, lutando pelo rejuvenescimento do PT enquanto partido de luta, da criação e realização de sonhos. Apostamos nisso e será com essa bandeira que continuaremos seguindo sempre em frente.

No JC de hoje, a continuidade das notas sobre como a mídia interpreta o que está a ocorrer no interior do PT, com “Rachou”, “Implosão”, “Periferia”, “por ela...” e “Um print”:http://www.jcnet.com.br/editorias_noticias.php?codigo=244238. O Núcleo não quer dividir ou brigar com ninguém, quer só que o PT seja o que sempre foi, um PT de luta, trincheira de transformação social e local de reunião, aglutinação de ideias e ideais na busca desse novo mundo. O maravilhamento é notar nesse renascimento de um Núcleo a junção disso tudo. O caminhar assim é cheio de encantamento e prazer, a luta se torna menos árdua ao lado de gente realmente envolvida, disposta a se doar por aquilo que acredita. Discutir a cidade de forma séria, objetiva, concreta, com os pés no chão e propondo uma nova forma de adminstração.

Finalmente, Fora Temer!

HPA

10 comentários:

Anônimo disse...

Rindo alto aqui, porque foi avisado sobre tudo isso, é o PT sendo PT, direita.
Não vou dizer que isso foi burrice porque já vivenciou isso antes, o fato é que vocês vislumbraram uma possibilidade de eleição e consequentemente sentar em cargos públicos. Mas desde o início tudo já se mostrava um fiasco eleitoral. Nunca houve intenção de resgate à esquerda, de discutir a cidade, tudo era um caldeirão de vaidades que explodiu agora com os egos inflados.
Engraçado ver essa hipocrisia sobre partidos golpistas sendo que o PT morreu por sua própria espada, 13 anos abraçados com essa gente, na eleição da câmara o PT poderia ousar mostrar algo diferente e que estava disposto a mudar algo, que seria votar na Erundina, mesmo com a derrota, mas seria uma vitória moral, claro que o PT não o fez, porque como falei, é o PT sendo PT, direita.

Se pensassem mesmo em esquerda e tivessem interesse em tentar discutir Bauru, tomariam os passos do Roque, mas claro que muitos desses velhos nomes aí só pensam e tirar proveito de cargos, essa é a grande ideologia. Pode ver que desde o início a Tatiana também não aceitou e se misturou com tal cena patética onde todos se abraçaram com a Estela na casa dela.

Você não imagina como é bom ser honrado com a ideologia e fiel com os amigos, porque com essa gente eu não quero estar nem na esquina.

Ah e pra fechar, periferia não significa gente despolitizada, humildade é o principal para quem quer governar algo e saber aprender com as pessoas, chega de velhacarias de despotismo esclarecido.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

caro Marcos
Os passos do novo Núcleo foram parecidos com o do companheiro Roque, ele com seu grupo no PSOL e também sem poder de fogo, pois tiveram somente o espaço cedido pela agremiação para disputar pleitos, nada além disso. Com o Núcleo, logo de cara o rompimento com o grupo no poder e uma proposta diferente, com ou sem o candidato escolhido. Isso foi muito discutido, não interessava o nome, mas o partido ter candidatura própria, propostas para a cidade. O que ocorreu foi que, venderam a legenda para uma sigla golpista e isso, inaceitável. Resistindo e ainda no campo de batalha. São tentativas últimas de salvar esse partido na cidade, pois do contrário, permanecerá nas mão de quem hoje o trata como propriedade sua.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O PT se tornou um partido comum há tempos, não é de esquerda mais e essa nunca foi a maior conotação do partido junto a população, as pessoas depositaram esperanças no PT, inclusive o grosso da classe média, pelo sentido ético que o partido tinha, o contexto histórico do início dos anos 80 e o surgimento do PT, empurrados pelo movimento da sociedade levaram a criação do partido com toque de esquerda, mas o principal foi o que veio das comunidades eclesiais de base que deram essa roupagem ética ao PT que os outros partidos não tinham e as pessoas compraram essa ideia, você acha que o povo que elegeu o Lula em 2002 era em sua maioria por ser de esquerda?? Claro que não, mas pelo sentido ético e cansados de tantas mazelas, o PT ao fazer a mesma política que o governo anterior perdeu toda essa base e crença que a população e a classe média depositavam no partido.

Aquele contexto histórico se perdeu e hoje a nova geração não se espelha em partidos, isso é o que vocês não entendem, ou melhor, desaprenderam por fanatismos, as pessoas desorientadas, sem referências olham para candidatos e tentam se espelhar em ideias destes, o Roque por exemplo tem sua entrada no meio dos trabalhadores bauruenses não por ser de esquerda, mas porque o trabalhador percebe que ali tem uma representatividade, percebo isso conversando com as pessoas no ônibus e nas ruas.

Se vocês tivessem um real interesse em discutir a cidade e fortalecer um ideário de esquerda, estariam todos dando sustentação ao Roque nessas eleições, mas nunca o fizeram nem quando ele brigava somente com o grupo dele sozinho dentro do PT, sabe por que nunca o ajudaram?? Por que sabem que com ele não tem cargos, não clientelismos e muitos desses que você se rodeia só pensam em disputar cargos e troca de favores usando um pseudo discurso.

Querer impor um grupo achando que vai mudar algo, não vai, porque isso nunca funcionou, um partido, um movimento, só toma tamanho quando empurrado por um contexto de um momento histórico. O PT Bauru é o reflexo do partido nacionalmente, o Sakamoto escreveu ontem questionando justamente isso, o por que do PT não mostrar que pode ser diferente, ao menos um pouquinho que seria fechando questão com a Erundina. Não o faz por causa disso, o PT é um partido comum hoje ligado as práticas espúrias e de direita.

O PT é igualmente golpista, ele não é vítima, temos toda a razão de gritar contra o Temer e todas as mazelas, mas o PT não tem esse direito porque faz parte de tudo isso, aliás só está acontecendo toda essa desgraça e um país destroçado por causa desse tipo de política.

Só pra fechar em questão municipal, política não é amadorismo, o Tuga fazia alianças, mas nunca compôs com clientelismos e tinha plano de governo fincado na realidade da cidade, fosse o plano bom ou não, mas havia plano. Essas cenas aí que protagonizaram e o discurso de vocês foram dignos de episódio dos 3 patetas.

Tá mais do que na hora de repensar as atitudes, porque tem errado demais a mão.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

caro Marcos
Não fale pelos que rodeiam, pois nem sabe com quem ando. Ultimamente só tenho tido olhos para os irrelevantes, como eu, tu e o rabo do tatu. os que me cercam não pensam em cargos e talvez aí sua alongada escrita erra e peca. Se o PT foi um dia algo de salutar, tento como última cartada reviver aquilo e se não o conseguir, junto minhas coisas e vou flanar na vida, rosetar e passar o resto da vida, como tu, jogando pedras nisso tudo. Deixa eu tentar, ainda acredito em alguma possibilidade. Nunca vou me aliar a algo próximo e tendo Estela Almagro, voce bem sabe disso. Precisamos para recomeçar e ter alguma esperança de salvar o PT, defenestrar Estela e os seus do partido. Só assim, alguma possibilidade. Tatiana pensa do mesmo jeito. Se é amadorismo não sei, sei é que não sou um vendido, nem inocente, muito menos massa de manobra. é que não encontro outro partido como o que um dia foi o PT em todos os que estão hoje funcionando. Vamos nos falando.
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Não é o PT que tem que ser salvo, o país com o seu povo pede socorro há séculos e nada muda, vocês deixam de discutir e lutar pelas reais necessidades das pessoas e por isso estão indo pro gueto.

Não existe na história um partido ou movimento que foi criado por cima, ninguém cria nada, o que forma um movimento grande é a força da sociedade em um contexto histórico, o povão não vota em partidos, se vocês quisessem de fato fortalecer uma representatividade popular, juntariam forças em cima de candidaturas onde há projeto inteligente e popular, sem discursos mirabolantes e vazios, a Erundina está em terceiro nas intenções de voto em SP, mas irá perder porque a tal "esquerda" estará preocupada em "salvar" o PT. Idem o Roque aqui em Bauru.

Quanto aos que rodeiam, comento em cima dos nomes que vejo expostos aqui e que conheço muito bem e critico o que eu bem entender e a hora que eu quiser pois não tenho rabo preso com ninguém e você como jornalista de Bauru e formador de opinião que aceite a posição como jornalista que se expõe e retruque quando achar necessário. A Tatiana sonha sim com uma mudança ainda no partido, mas totalmente diferente da forma que propõem, ela mesma não gosta também de certas figuras aí.

Quanto a Estela, novamente vocês tentaram engolir o sapo durante um período e desde o começo alertávamos sobre isso, nada de novo aconteceu, a Estela ainda existe no PT Bauru porque conta com o apoio da excutiva estadual e nacional, essa é a cara do partido.

Acho desperdício largar a vida e ir flanar apenas, mas largar mão desse partido e correr no possível pelas pessoas, esse sim sempre foi o ideal, o PT era apenas um instrumento e que quebrou, vida que segue pois há um país a ser arrumado.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos
Faça ao menos como eu, sai de sua redoma e venha pras ruas tentar. Tentando. Depois te conto o que deu isso tudo. Hoje tem mais...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Você se afastou tanto que fala coisas sem saber, quem vive em redoma cidadão??? Pego ônibus todos os dias as 7 da manhã e o que mais tenho feito é dialogar com as pessoas seja no ponto ou dentro do ônibus ouvindo e aprendendo com mil histórias de sofrimentos das pessoas, vejo os anseios de operários da Cral, dos motorista de ônibus e cada coisa absurda que ocorre no dia a dia.

Estou construindo um projeto gigante internacional com muitas pessoas com base no Canadá onde já abrimos inclusive o registro de empresa lá onde teremos uma plataforma inédita para a questão do continente africano. Você era o cara que contávamos para tudo isso e se fechou no gueto, nem imagina o pé que estão as coisas, estou conversando até para uma matéria na imprensa sobre esse projeto, o barulho futuro será grande.

Quando quiser relaxar para depois lutar apareça, pago uma rodada no Bahamas pra nós.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

Marcos

Pés no chão meu caro, só isso.
Sonho utopicamente como tu e sabemos: como é bom sonhar, eles nos levam facilmente ao que dificilmente construímos passo a passo aqui no mundo concreto, do pedra por pedra.
Seu sonho internacional não difere do que quis dizer do meu flanar, que sabemos, nunca estará desligado dos problemas no entorno. Somos assim.Li o que escreveu outro dia de uma proposta que recebeu para ir para um desses grupos morando coletivamente, mas estaria distante de tudo o mais.
Opa! Se vai me pagar uma cerva, topado. Pode ser aí no seu vizinho do lado, ou ele ainda continua intransigente e barulhento insensível? Combinamos...

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Esse sonho já deixou de ser porque agora é real, a coisa está acontecendo e muita gente envolvida e não há nada melhor do que na oportunidade de bom ganho, compartilhar com as pessoas, principalmente com aqueles que nem chance de sonhar tinham, já iniciei o processo imigratório, após as eleições de 2018 onde quero deixar minha contribuição para o Brasil, a mudança será feita, mas todo projeto já está a todo vapor.

Sabe por que pastores e um cara como o Russomano que lidera a pesquisa de SP tem prestígio junto ao povão?? Porque eles ouvem os problemas das pessoas e abraçam esse psicológico, só que para o mal. As boas pessoas de esquerda erram gravemente, pois se prendem a discursos prontos que não é ciência, que não correspondem a realidade e ao psicológico das necessidades do povão, por isso esse tipo de postura leva cada vez mais ao isolamento das ideias e chego a conclusão que muitos não querem olhar a realidade e mudar nada do povão, porque em SP por exemplo, a Erundina vem aí com projeto, pés na realidade, entende os anseios e necessidades do povo, mas a militância que era pra ir para essa guerra, vai querer ficar defendendo o PT e o Russomano acabar sendo eleito, vejo um cenário assim para 2018, já que a burrice não gosta de quem tem projeto de nação como o Ciro, infelizmente tornaram-se seitas.

Passei a ouvir muito as pessoas nas ruas e dialogar em cima do problema de cada um e eles entendem, assim se ganha a atenção deles e confiança, mostrando como podem melhorar seus problemas e mostrar a melhor forma de participação política. E somente o povo pode mudar o curso das coisas, nós como indivíduos, podemos abrir o máximo de mentes e ajudar no limite do possível como esse projeto que se realiza onde escolhemos a questão da África para fazer um belo trabalho dentro das possibilidades.

Quanto a pagar a rodada acho que houve um engano, falei de pagar no Bahamas em SP e lá não é cerveja, é água mineral.

Camarada Insurgente Marcos

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Luciana De Arruda Covolan Essa Estela é nojenta. Tomara que não ganhe nem para vereadora

Mario Neto É um engodo

João Neto Por favor , alguma outra pré candidatura? Se não ? Caminhemos...Uma chapa de esquerda pra mim seria o ideal .Talvez com D`cão Sim e com Psoll sim. Mas ... o que fazer se dividir sempre foi a regra básica da esquerda. Por ego ou ideologia ou pura burrice. Paciência. O país real a esquerda jamais vai conhecer. O bem maior não está no que acreditamos certo , mas no que podemos construir juntos. PSTU ta acabado, PCB praticamente não existe , o PCO luta para sobrevive ,o PT agoniza com seus proprios erros e o Psol vai durar até quando?Outros ja debandaram para direita , conforme a conveniencia. To com Henrique Perazzi de Aquino e o Claudio . Não conheço ,assim como a maioria o D`ção , mas os posicionamentos estão corretos.

Tatiana Calmon Karnaval o fato do Dincao ser um desconhecido de militantes como voce, a forma e quem o indicou, pesam contra. Não dá, João.

Henrique Perazzi de Aquino A proposta do Núcleo é discutir isso tudo internamente e buscando a união de todos nós, os que estamos se unindo buscando a solucionática (olha o Dario ai gente!) e não a problemática. Pelo que vi hoje iria (ou irá?) ocorrer uma reunião ampliada, proposta pelo Sergio Bispo Bispo, lá na Associação dos Aposentados onde tudo isso é a pauta. Se ela acontecer seria ótimo todos estarmos lá e buscarmos uma coletiva solução. Caminhando...

Patricia Karst Caminha Orgulho deste pessoal. Finalmente um PT para chamar de seu. Os antigos petistas de Bauru NADA FIZERAM para construir um partido atuante. Não tem sede, o diretório não é atuante e reuniões somente em ano eleitoral começaram. Antes, só florzinha bom dia boa noite pelo whatsup. Os antigos petistas, por favor, vistam as devidas carapuças e se são militantes, que venham. Com coragem. Ficar na poltrona reclamando ja era, né?

Aparecido Ribeiro União, ponto! Se queremos chegar, não podemos dispersar. Vaidades pessoais tem que ser deixadas de lado e pensar no que é importante para o partido. Ideias diferentes mas com sentidos convergentes, e sobre alianças, temos exemplos recentes a nível federal com o PMDB e os tais PR, PRB, PTB, etc etc, deu no que deu!

Reginaldo Tech Primeiramente, fora Temer... segundamente, fora Temer... terceiramente: é primordial a oxigenação. O PT pode voltar a ser o PT.

Renata Ribeiro Gustavo Garcia Toniato

Fernando José De Almeida Costa Concordo com as palavras da Tatiana Calmon Karnaval, o partido ruiu com os escândalos de corrupção, a direção corrupta dele continua, logo difícil reconstruir sem que os que envergonharam a nação saiam do comando do partido.
O ideal era bom, até se perderem na roda da corrupção.

Marcelo Cavinato força galera !!!

Helio Maffei o PT já era.

Tatiana Calmon Karnaval Parece que o prefeitavel foi defenestrado . Pelo menos foi isso que ele postou. Ou seja, estela pretende que não tenha candidatura majoritária. Chapa camarão. A menos surja outro candidato. Pelo andar da carruagem mais candidatos a vereador também desistirão.

Renata Santin A cara dela fazer isso