terça-feira, 26 de julho de 2016

RELATOS PORTENHOS (28)


TAXISTA E JORNALEIRO DE BUENOS AIRES

O taxista é italiano de nascimento. Veio com os pais muito jovem para Buenos Aires e hoje se considera mais argentino que muitos aqui nascidos. Adentramos seu táxi em quatro pessoas e me sento à frente. Uma conversa animada rola dentre os do banco de trás. Aproveito e puxo conversa com o motorista, um senhor beirando entre 60 e 65 anos. Ao vê-lo ouvindo um programa de rádio, desses de bate papo, muito comuns por aqui, digo conhecer um locutor famoso no país. Ele já estava predisposto a mudar de estação quando lhe digo o nome: Victor Hugo Morales. Sua reação é de rejeição imediata. Não muda de estação, fecha a cara e me diz não gostar dele. “Já gostei, hoje fala demais e esses possuem coisas não muito boas. Ele recebeu muito dinheiro da Cristina (Kirchner) para só falar bem dela. Quando Macri tomou posse deram um jeito e o tiraram do ar, mas agora voltou nessa 750, uma emissora kirchnerista”, diz. Para ele, Macri está certo em tudo e Cristina e tudo o que estiver com algo a defendê-la, errados até a medula. Para me certificar disso, o instigo perguntando sobre outro famoso jornalista no país, Jorge Lanata, o Gordo, um ex-kirchnerista, hoje inimigo declarado deles e escrevendo no diário Clarin, a mídia conservadora do país. Não me diz uma só palavra desabonadora sobre sua controversa atuação e me diz até o canal de TV onde também atua. Ainda tento algo sobre Victor Hugo, falando sobre o trabalho que fez para a TV ao lado de Maradona. Não abre a guarda, se irrita mais e aproveita para descer a lenha também no craque da bola: “Os dois são muito faladores. E estão do lado de Cristina”. Daí solta algo mais sobre a situação do país: “Cristina cobrava somente cinco pesos por mês pelo gás e isso era totalmente deficitário. Macri foi obrigado a subir a conta em 400%. Alguém tinha que parar com a brincadeira e pagar a conta. Era impossível continuar com aquele preço”. Digo que, quem está pagando essa conta é o trabalhador e gente como ele e o prazo de seis meses pedido por Macri ao país já venceu e nada mudou. Fecha a cara e começa a perceber que terá problemas para responder e se safar do que viria pela frente, mas chegamos ao destino e ele mal de despede de mim, fechando a cara como diante de um questionador e voraz inimigo.

O jornaleiro tem sua banca ali na movimentada avenida Santa Fé, perto da calle Lerea, sede da Universidade Palermo onde estive o dia todo. Sua pequena banca fica numa das esquinas e o abordo na hora do almoço dessa terça, debaixo de uma persistente chuva e com muito frio. Sai antes da hora e me separei do grupo só para comprar o diário Página 12. Olho por todos os lados na banca e não o vejo. Bem na frente dos nossos olhos o Clárin, mas esse, disse ao senhor que me atende, não o queria nem de graça. Peço o Página 12 e ele saca lá debaixo e me estende. São R$ 20 pesos. Pago e ele me pergunta de que país sou. Sabendo ser brasileiro, digo ser de São Paulo, Bauru, terra onde Pelé nasceu para o futebol. Fala-me do Santos e lhe digo ser corintiano. Foi o que bastou para me falar de Tevez e lembrar o fato dele já ter jogado no Corinthians. Digo ontem ter visto a atitude dele, todo alegre na TV dizendo não querer saber de propostas na Europa, que fica no Boca e é aqui que é e está feliz. “Precisamos de mais jogadores assim, apostando nas coisas desse continente, dessa América Latina. Nós somos todos irmãos e só seremos livres e soberanos quando um ajudar o outro. Cresceremos juntos e seremos mais felizes. O Mercosul é algo maravilhoso, que nos une a todos e quando sacarmos isso, um abrir coletivos de olhos, seremos muito mais. Nós temos muito mais a ver com a Venezuela do que com a França”, diz. Pede um instante e volta com a edição de ontem do diário esportivo Olé nas mãos e me entrega, um com Tevez na primeira página. “Esse é um regalo para ti, pois pensa como eu, lê um bom jornal, sério e correto. Sacamos das maldades que estão a fazer com o povo, principalmente o pobre”. Despeço todo feliz e volta na chuva até as portas do Congresso com dois jornais debaixo do braço.

4 comentários:

Anônimo disse...

O povo não mente. Cristina foi tarde.
Comparar a Venezuela com alguma coisa é difícil hoje. O país está sendo destruído faz tempo pela esquerda.

Anônimo disse...

O taxista é um fudido, vendido e sem noção. Quando a ficha cair será tarde, pois é ele quem paga hoje a conta do aumento do gás e não orico. o jornaleiro é sensato e pregando a união da América como a salvação de nossos povos latinos se mostra com maior visão e não faz o jogo dos que enganam a gente via mídias. Fico com o jornaleiro.
Paulo lima

Anônimo disse...

Depois de Barba e Brahma, o novo apelido de Lula: Zeca Pagodinho

Novo apelido etílico foi dado por dirigentes da OAS

No passado, quando era alcaguete da ditadura militar, Lula era conhecido como "Barba". Era o seu codinome de informante. Mas detalhes foram dados por Romeu Tuma Jr. no livro Assassinato de Reputação. Mais recentemente, quando passou a ser presidente e palestrante, exercendo a influência governamental sobre grandes grupos de empreiteiras, passou a ser chamado, principalmente por Leo Pinheiro, dono da OAS, de "Brahma", uma referência ao fato de ser o número 1.

Agora, de acordo com o relatório da Polícia Federal que afirma que o sítio de Atibaia pertencia ao ex-presidente, também se descobriu mais um apelido dele: Zeca Pagodinho. As informações estão em uma conversa entre Leo Pinheiro e Paulo Gordilho onde eles discutem reformas do referido sítio. Os apelidos dos locais eram Zeca Pagodinho 1 (Atibaia) e Zeca Pagodinho 2 (Triplex no Guarujá).

Zeca Pagodinho vai ter de rebolar para explicar o relatório da PF.

Mafuá do HPA disse...

ANÔNIMO
Não se fie nessas baboseiras em que acredita.
Lula enrolado com um Judiciário como esse é algo salutar, pois o descredito desses que o julgam é internacional e só denota o comprometimento dessa instância com os tais donos do poder no país. Lula pode ter N defeitos e os possui, mas essa baboseira do policialzinho de quinta que é o filho do Tuma, não é algo levado a sério nem por quem acredita em histórias de carochinha. Você acredita? Vc acha que se os algazoes de plantão tivessem mesmo alguma prova contra Lula ele já não estaria detido? Não as possuem e daí ficam instigandom, provocando, jogando a mídia contra alguns políticos. Na verdade, a direita hoje no poder se mostra em pouco mais de 90 dias muito pior do que Lula e Dilma, daí mais do que necessário o Fora Temer! e Volta Dilma!
Passar bem
Henrique - direto do mafuá