domingo, 13 de novembro de 2016

PALANQUE - USE SEU MEGAFONE (92)


UMA FOTO PARA ESQUENTAR O DEBATE DOMINGUEIRO (OU SERIA DOMINICAL?):

ONG ARCA DA FÉ - RESGATE ANIMAL


Nos sinais de Bauru uma turba vestindo camisetas vermelhas e tentando coletar donativos em espécie para uma tal de ONG a favor dos animais, uma com conotação religiosa (evangélica). Dizem que possuem uma chácara e lá estariam esses animais cujos auxílios são obtidos nas esquinas bauruenses. Outro dia fizeram uma manifetsação diante da rodoviária e vi muitos deles ali deitados no asfalto, num ato aumentando a visibilidade sobre o que fazem. Estou me recusando a dar donativos a eles, pois pelo entendimento até agora feito, vejo que os animais são os menos atendidos nisso tudo, mas queria conhecer mais sobre eles. São muitos e ocupam várias esquinas cidade afora. Muito já foi dito sobre eles. Mas na verdade, quem seriam? O que representam? Como seria essa ONG? E esses animais como são tratados? O dinheiro arrecadado é mesmo utilizado dessa forma? Quem souber algo que diga aqui e iremos construindo coletivamente um melhor entendimento sobre quem são e como agem esses que tentam juntar grana para algo em prol dos animais. Como pouco sei sobre eles, peço a ajuda de todos por aqui para ampliação e esclarecimento sobre o assunto???
HPA

7 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:

Bruno Mestrinelli https://www.facebook.com/ongarcadafe/?fref=ts
ONG Arca da Fé Resgate Animal
Organização Não Governamental (ONG) · 3.122 curtidas
Foto de ONG Arca da Fé Resgate Animal.
ONG Arca da Fé Resgate Animal

Bruno Mestrinelli Pode ver informações na fanpage... Abraços

Henrique Perazzi de Aquino Sim Bruno Mestrinelli, interessantes, mas oficiais,queria também tomar conhecimento das não oficiais, para poder na junção de tudo, formatar melhor tudo o que tenho ouvido sobre eles.

Bruno Mestrinelli Você marcou bastante gente aqui que tem tido contato com eles... O que sei é que é uma ONG que tem ajudado no resgate animal. A prefeitura, inclusive, tem acionado eles porque não consegue fazer resgates de cavalos, por exemplo. Enfim, espero ter ajudado. Vou marcar a página aqui, assim podem também falar sobre os assuntos... ONG Arca da Fé Resgate Animal

Henrique Perazzi de Aquino Sim, o fiz por entender que assim poderíamos entender coletivamente dos motivos da aceitação, por um lado e da repulsa, de outro. Ouvindo mais e mais pessoas, algo que possilite uma melhor compreensão sobre esse trabalho. é o que espero surja desse debate. E até entender de como começou isso desdizendo deles? Qual o fundamento de uma coisa e outra...

Maria Dolores Barbosa Gomez Daniel, você está meio atrasadinho nesse quesito. Procure se informar melhor. Sempre a prefeitura encaminhou para quem pudesse fazer o que é de sua obrigação.

Kizahy Baracat Muitas histórias atrás dessa história. .

Daniel Pestana Mota Chama minha atenção o frenesi em que se transformou a bandeira da proteção animal, diretamente proporcional do quanto nos afastamos das questões afetas à proteção dos humanos (sobretudo crianças e idosos).Já me disseram que tal proteção se justificaria porque eles, animais, são desprovidos de consciência (a agir, defendendo-se, por si sós). Não discuto e não julgo. Mas percebo o quão raso isso pode significar em termos de empoderamento, ou mesmo fraternidade. Por certo não serão os animais, ajudados ou não, que irão transformar a realidade. Isso não os coloca, obviamente, como destinatários de descaso. Talvez uma pista seja a inexistente resistência dos bichinhos. É fácil tirar da rua quem não resiste a tal ajuda. Mel na chupeta e consciência - ainda que rasa - de dever cumprido! Difícil é colocar-se no lugar do outro, do humano que não tem o mínimo, e cuja situação muita passa por omissões e ações de outros humanos. Se ao menos este gesto de salvar animais fosse um trampolim para outros salvamentos mais ousados....

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2

Henrique Perazzi de Aquino Daniel, muita boa essa sua reflkexão... Podíamos começar por aí...

Daniel Pestana Mota Henrique Perazzi de Aquino, precisamos envolver as pessoas no salvamento humano desde cedo, já na escola, nos jardins de infância!

Kizahy Baracat A República de Curitiba elegeu na última eleição duas vereadoras que usaram com bandeira a proteção de animais de ruas. Por outro lado nenhum para a proteção dos moradores de ruas. Para complicar mais elegeram um prefeito que vomita quando sente cheiro de pobre.

Henrique Perazzi de Aquino Curitiba está por La Grecca... Ou da Brecca, sei lá...


Maria H. Fernandes Eu ja critiquei e fui criticada por isso . Prometi a mim mesmo se tiver que ajudar apenas quem conheço . Mesmo assim a gente passa batido so se vê nomes de grife

Manoel Carlos Rubira Oportuno questionamento Henrique!

Rufino Junior tenho dúvidas se os que estão pedindo são os mesmos que cuidam Acredito que não. Creio que se fazem de acusadores mas não fazem parte da ONG*. O melhor é ir no local onde ficam os animais e doar diretamente lá.

Adilson Talon Interessante..oportuno questionamento HPA

Henrique Perazzi de Aquino Ouvi tanta coisa e queria entender melhor o que está por detrás desse trabalho. E ainda não entendi??? Percebo que ninguém quer entrar ao vivo e a cores numa dividida com o pessoal da tal ONG, tanto que recebi duas informações aqui pelo Reservado e com pedido de não identificação. Ou seja, li, entendi, mas sei do receio, pois dizer algo é uma coisa, provar é outra. E daí, o dito pelo não dito, o consenso sem provas é preocupante.

Rosana Zani Olha Henrique já ouvi muita coisa negativa a respeito deles, não tenho como concordar ou discordar mas é bom ficar esperto e não doar para quem não conhecemos e já tem má fama.. Tem ONGs e pessoas em Bauru que tem um trabalho a muito tempo e é melhor ajudar essas pessoas pois já temos visto muita sacanagem de quem usa a religião para angariar dinheiro e o povo inocente doa. Quer ajudar mesmo castre seu cão, não abandone e principalmente ADOTE como vc fez Henrique Perazzi de Aquino..

Henrique Perazzi de Aquino Bom procedimento, já adotado e compartilhado...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Fabiana Trevisan de Lima Amigo eu apoio a causa animal e são várias as ONGs que fazem o trabalho que o Poder Público deveria fazer. Quanto a tal ONG, nos grupos q participo não tem boa fama. Seria interessante procurar as histórias do presidente fundador. Nesse caso está relacionado com uma igreja, e tantas outras histórias. A Ong só se formalizou depois de muitas denúncias sobre ela. Tenho acompanhado. Espero q de fato eles aprendam a respeitar as pessoas e parem de tirar proveito da situação de pessoas q vejo q fazem uma lavagem cerebral. A ajuda das outras Ongs é tratar, acompanhar, devolver aos donos. Eles adotaram a posturam de se tomar posse de animais entre outras coisas. Se estão certos ou não? Não sei. Até pq estão sempre no meio da OAB e outros políticos e autoridades.

Fabiana Trevisan de Lima Aliás na página deles está estampado isso. Agora estão trabalhando com um trabalho de MKT interessante, mas... enfim, eu tenho o princípio de não dar esmola ou a tal caridade ou ajuda pra ngm em semáforos. Por questões pessoais e por acreditar q isso não ajuda ngm. Mas cada um faz o q quer. Se vc quiser conhecer o trabalho deles pelo q sei, vc tem q deixar seu RG, sim o documento, para eles agendarem um dia para vc conhecer a tal chacara deles. Ah, e levar um saco de 25 quilos de ração. Agora tire vc as conclusões.

Fabiana Trevisan de Lima As outras ONGs tem feito um alerta, para não divulgar local de onde estão alguns animais, pois pasmem, de repente começou sumir e principalmente os de raça. A coisa é seria na area de proteção animal, e o Poder Público deveria fazer sua parte. Temos q salvar as crianças como bem disse alguém antes de mim, sim temos, mas essa omissão do PP pode causar um problema social e de saúde publica muito sério.

Enoquemorais Morais Aqui em agudos essa ong fez um trabalho que a prefeitura não faz, recolheu cães doentes eu agradeço muito pelo trabalho

Maria Dolores Barbosa Gomez Para quem como a grande maioria prefere que as mazelas sejam retiradas de suas vistas, acredito o trabalho foi MAGNIFICO!!!

Ecorreto Produtos E Serviços · 102 amigos em comum
Santa ingenuidade!

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

Maria Dolores Barbosa Gomez O caráter especificista de alguns comentários, me deixam realmente triste. Porque um animal não deveria se protegido, se até os bandidos mais cruéis tem os tais dos direitos humanos? Porque alguns se arvoram em decidir o que e quem se pode e deve proteger? Chegou a tal ponto o patrulhamento? Quem quer e pode proteger os humanos que estão vulneráveis, deve e pode faze-lo, sem questionar o tipo de caridade de outras pessoas. Com certeza deve acreditar que são a única e melhor obra de Deus. Estou por demais cansada de ver tanta ignorância no que diz respeito à vida, e me refiro a qualquer ser que a tenha. Quanto ao assessor parlamentar acho que deve se informar um pouco mais, pois a UIPA existe há trinta e um anos, e sempre recolheu TODOS animais que estavam em situação vulnerável na cidade. Inclusive o parlamentar que assessora, veio na porta da minha casa, acompanhado do Daniel Rufino, para se colocar a disposição, quando de sua primeira eleição. Há pelo menos 50 anos, pois tenho 68, vejo esses encaminhamentos, como o que a nossa prefeitura faz. São os que pagamos, que nos encaminham os problemas, e ressalve-se, com recursos privados. Pretensão elevada à enésima potencia, os puros decidindo o que e quem as pessoas querem e devem ajudar ajudar. Quanto a ONG em questão, só se tem referencias do seu mentor fundador pelo numero de denuncias. Conseguiu deveras amealhar um patrimônio, coisa que qualquer ong que conheço e que direciona suas ajudas a quem se comprometeu a ajudar, não consegue. Cada um é cada um e acredito que ajuda quem quer e como quer.

Maria Dolores Barbosa Gomez Procurem se informar sobre o estudo que o FBI fez por mais de 10 anos, a respeito dos animais. Verão que quando os protegemos, estamos protegendo aos humanos. Quando se agride animais, arvores, oceanos etc está se colocando em risco toda humanidade.

Cristina Maria Cristina Marta Caputo💐

Gabriel Garcia Martinão Marta Caputo

Ecorreto Produtos E Serviços · 102 amigos em comum
Gabriel Garcia Martinão, resposta da Marta Caputo abaixo.

João Neto Felix E caso de forma uma comissão na Câmara e investiga. E protocola no ministerio público pedido de investigação

Pallu Roberto Precisamos marcar um papo pessoalmente Henrique Perazzi de Aquino

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 5:

Ecorreto Produtos E Serviços · 102 amigos em comum
Tomamos a liberdade de levar os questionamentos colocados aqui à protetora Marta Caputo, já que ela foi marcada na presente discussão e ela gentilmente nos respondeu:

A questão é que nem a população, nem as ONGs e muito menos o poder público querem investigar, afinal, o que é Proteção Animal.

Alguns elementos que poderiam elucidar a questão:

1. A Universidade de Cambridge emitiu uma declaração em junho de 2012, a propósito daquilo que hoje se denomina SENCIÊNCIA ANIMAL. Por meio da definição do conceito, os cientistas envolvidos na redação da referida declaração conclamam a comunidade científica, os governos e o público a reconhecerem que animais são PESSOAS NÃO HUMANAS e, portanto, sujeitos de DIREITO, dignos de irrestrita proteção. Todas as constatações científicas que embasam a declaração têm o propósito de alertar os entes aos quais a declaração se dirige, para que, dentre outras coisas, acabemos com os testes em animais, com o consumo da carne (visão corroborada por outra importante declaração, desta feita, proveniente da ONU, recomendando a dieta vegana) e com a devastação de nossos biomas, todos detonados pela pecuária.

2. A visão antropocêntrica que norteia a relação homem x animal constitui a nefasta mola mestra do que hoje se denomina ESPECISMO, conceito cunhado para definir a atribuição de valores ou direitos diferentes a seres dependendo da sua afiliação a determinada espécie. O termo é usado para se referir à discriminação que envolve atribuir a animais sencientes diferentes valores e direitos baseados na sua espécie.

Portanto, quando nós, humanos, deixamos de reconhecer que somos TODOS ANIMAIS, estamos sendo especistas. Quando brancos se consideram superiores aos negros, estamos sendo especistas. Quando homens oprimem mulheres, estão sendo especistas. Quando feministas querem se impôr, da mesma forma que machistas o fazem, estão sendo especistas. Movimentos especistas encontramos inúmeros, ao longo da história e eles ainda desfilam pelas ruas do mundo empunhando bandeiras até hoje. Orgulho hetero, orgulho gay, orgulho branco, negro, crespo, liso, tingido ou com dreadlock: tudo ESPECISMO!

Tecidas tais considerações, pergunto:
Por quê os abrigos de animais NÃO FUNCIONAM? Não estamos tentando "protegê-los", dessa forma?
RESPOSTA: NÃO e NÃO.
Explico:

A. Primeiramente, por quê a visão limitada de ética animal e de saúde pública dos agentes por trás desses abrigos é consequência de visão antropocêntrica e, portanto, ESPECISTA e exclusivamente financeira. Os animais, nesse caso, são apenas instrumentos de apelo sentimental para se arrecadar.

B. Segundo, por quê o poder público simplesmente lava suas mãos e não assume, suas responsabilidades. Com a maior desfaçatez, agentes públicos entendem que a questão da proteção animal é "hobby" de alguns tantos descerebrados cidadãos que se empenham em acolhere animais abandonados, prestar socorro, alimentar, castrar, vacinar, encaminhar para adoção. Portanto, sem recursos VOLUMOSOS e contínuos, os abrigos são apenas DEPÓSITOS de animais. Mas que continuam existindo com a absoluta conivência do poder público, que os considera oportunos. Se tem o abrigo conduzido pelos equívocos e oportunismos da "sociedade civil organizada", por quê a prefeitura deveria se preocupar com isso???

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 6:

C. Os preceitos éticos para a proteção de animais domésticos são CLAROS. Se queremos realmente minimizar o problema da enorme quantidade de animais abandonados e o sofrimento dos mesmos, a conduta é: acolher, castrar, vacinar e buscar por adotantes que se comprometam a cuidar do animal até o fim de suas breves vidas (cães vivem cerca de 15 anos; gatos, cerca de 13), arcando com periódicas visitas ao vet, alimentação de qualidade, medicamentos, etc

No caso da ONG em questão aqui, toda a celeuma é resultante dessa forma equivocada de tratar a questão. Não nos consta que procedam da maneira descrita acima. Apenas arrecadam e não prestam conta de suas ações para a comunidade que os sustenta. Infelizmente, com o beneplácito de entes públicos e privados que deveriam estar pensando e agindo diante do problema, municiados por conhecimentos, práticas, condutas e protocolos científicos, morais e éticos que fazem questão de ignorar.

Para entender as muitas questões que o tema Proteção Animal suscita, recomendo que assistam ao excelente documentário Terráqueos, que desvela os bastidores dos, abrigos de animais, dos criatórios de filhotes, do comercio de couro e pele, das fazendas industriais e da carreira médica e científica. A realização do documentário só foi possível mediante a utilização de câmeras escondidas, revelando a realidade de todos os empreendimntos que usam animais para lucrar.
https://www.youtube.com/watch?v=Q-TVktxouEY

Algumas leituras importantes para pensarmos nossa relação com a fauna, tanto urbana quanto silvestre, coisa que o cidadão comum só faz de forma utilitarista, sem pensar que a vida daquele animal tem tanto valor que a sua, pois ambas são ÚNICAS:

Abrigo não é a solução!
http://wp.clicrbs.com.br/.../19/abrigo-nao-e-a-solucao/...

O que é especismo?
http://www.anda.jor.br/.../filme-promete-mudar-visao-dos...

Sobre a Declaração de Cambridge:
http://www.anda.jor.br/.../declaracao-de-cambridge...

Declaração da ONU sobre os perigos que a pecuária intensiva e extensiva representa para toda à vida na Terra:
http://www.anda.jor.br/.../onu-recomenda-dieta-vegana...

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 7:

Manoel Carlos Rubira Ótimas informações, esclarecedoras e que propõe aprofundar o debate.

Renato Purini · 389 amigos em comum
Henrique..qdo puder vamos conversar.Tenho muita coisa " interessante" sobre a tal ong mas,especialmente,ao cidadão q a controla e usa.Abração!

João Neto Felix Não entendi? Quem representa o poder publico? Não tá querendo se expor? Pra que o mandato?
Ora. Monta a comissão . Procura ministerio publico e faz o que precisa ser feito.