PS: O senhor de ontem era lindinho e só não fui abraçá-lo assim do nada, outro dos meus hábitos, pois resolvi seguir à risca os preceitos, normais e dizeres do tal do afastamento social anti-Covid, algo que ainda nos consegue manter vivos. Do contrário...
CONFINAMENTO RIMA COM LIVROS - CARREGAR A GELADEIRAEu moro aqui perto da GELADEIRA da igreja Humanidade Livre, iniciativa dos padres Beto e Matheus, quando conseguiram uma usada, dessas inservíveis, adesivaram ela inteira e assim se deu o início desta bela empreitada, a de angariar e distribuir livros na cidade Bauru. Outras iniciativas existem aqui na cidade - gostaria de conhecer e divulgar todas -, mas essa, até por ser perto de casa, sempre contou com minha participação. Virou vício e desde que ali foi instalada, passando de carro na rua Henrique Savi, não consigo resistir, paro o carro e vou ver se existem novidades. Tenho também deixado coisas boas por lá, pois a coisa se dá não só tirando, mas também colocando livros. Conheço muitos que, como eu, já leram preciosidades dali advindas. O leva e trás é uma delícia, contagiante e inebriante, diria também viciante.
O tempo foi passando, a pandemia chegou, a igreja fechou as portas temporariamente - já reabertas - e a geladeira ali permaneceu como uma espécie de totem da irradiação de Cultura na cidade. Nem a Prefeitura, o pessoal lá na Biblioteca Central, junto ao Teatro Municipal, que sei possuem livros para serem doados aos borbotões não possuem algo neste sentido, daí a iniciativa desta geladeira me é muito grata. Desde uns dois meses a geladeira, infelizmente, está abarrotada de livros didáticos e quase nada de novo chega para outros leitores, os que já não precisam mais deste tipo de leitura, mas necessitam de outros livros e leituras para tocar suas vidas, ainda mais em tempos como estes, de confinamento e reclusão mais que estabelecida. Eu não me canso de passar ali e ver as novidades, mas nos últimos tempos só decepção. Imaginem a felicidade de alguém em levar livros que serão lidos por outrens e ao abrir a porta dar de cara com algo que o provoque e o arrebate a levar para seu lar e iniciar nova leitura. Isso é o êxtase do êxtase, puro orgasmo.
Querendo revigorar o que antes por ali florescia, lanço aqui uma campanha para que, tudo, todas e todos que estão com livros em situação de descarte - mas só o servíveis, hem! -, que passem por ali, desçam de seus carros e abasteça a geladeira, pois ela anda muito triste e seus habituais frequentadores, dentre os quais me incluo, mais ainda. A circulação de gente no entorno da geladeira não se dá somente entre fiéis da igreja, mas estudantes, comunidade no entorno e inclusive frequentadores do parque Vitória Régia, daí lanço aqui o apelo pelo revigoramento da dita cuja, pois ela fica muito tristinha quando sem livros bons, destes que podem circular de mão em mão, abrindo mentes e corações. Já estou separando alguns aqui dentre os que posso descartar - difícil tarefa, pois não quero me desfazer de nenhum - e levarei lá na próxima saída e do mesmo jeito, conclamo para outros tantos que me lêem para fazer o mesmo. Abarrotar essa geladeira e propiciar essa circulação de livros é uma benção nestes tempos. Adoradores de livros agradecem de todo coração.
OBS.: Se existirem outras iniciativas de igual teor na cidade, por favor, enviem fotos, informem os locais, pois ver mais e mais gente lendo é um encanto. E se o pessoal lá na Cultura, da Biblioteca Central resolver montar algo parecido, me avisem, pois começo desde já uma campanha para conseguir uma servível geladeira.
RELEMBRANDO O BATE PAPO DO HPA COM O ATOR PAULO BETTI O papo aconteceu há quase duas semanas atrás e rende boa conversas até agora, ou seja, causou e foi bom. Muitos me pedem: "Mas como localizá-lo?". Publico novamente o link de sua localização pelas redes sociais, minha página aqui no Facebook: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/3829166040446710.
Falamos de tudo um pouco e do todo um pouco. Já começamos ousando, ele soracabano envergando a camisa do São Bento e eu bauruense com a do Noroeste. Política, Teatro, Cultura, reminicências, posicionamentos, muita coisa de Bauru e também de Sorocaba e de onde ele está atuando e participando da efervecência de uma vida mais que contagiante. Vale a pena rever a conversa e com um grande final, quando adentra Ana Bia, a esposa e juntos relembram de como ele pelo menos uma vez na vida foi cupido, quando me apresntou a ela e deu no deu, 12 anos juntos. Paulo Betti não se esquiva de responder nada e a converrsa foi tão agradável, gerando pedidos para que localize e a divulgue novamente. O bom daquele papo foi que ele, no dia seguinte me passa um curto recado pelo whatts: "Gostei muito". Eu também.
"NÃO SEI SE ESTOU ME FAZENDO ENTENDER, O CERTO É SEGUIR OS MANDAMENTOS BLACK"Quase uma década atrás o SESC trouxe a Bauru o "rei do soul brasileiro", GERSON KING COMBO, morto terça passada aos 76 anos, após complicações pela diabetes. Possuidor de gingado dos mais contagiantes, enfeitiçou o pessoal do meio musical e os que gostam de requebrar ao som de soul e funk. Aqui em Bauru não foi diferente, lembro bem dele e vários músicos bauruenses numa tenda montada junto ao gramado do parque Vitória Régia e todos inebriados com seu jeito malemolente, inclusive Ralinho Manaia. Nosso James Brown tinha uma voz rouca e dele tenho somente um CD, comprado naquele dia, 24/10/2010, o "The Best of Gerson King Combo - A Fúria Negra do Soul". Gasto ele por estes dias por aqui na vitrolinha e escolho para compartilhar a MANDAMENTOS BLACK
Eis o link: https://www.youtube.com/watch?v=l_Bq7pSrg3g
"Brother!/ Assuma sua mente, brother!/ E chegue a uma poderosa conclusão/ De que os blacks/ Não querem ofender a ninguém, brother!/ O que nós queremos é dançar!/ Dançar, dançar e curtir muito som/ Não sei se estou me fazendo entender/ O certo é seguir os mandamentos blacks/ Que são, baby/ como dança um black!/ Amar como ama um black!/ Andar como anda um black!/ Usar sempre o cumprimento black!/ Falar como fala um black!/ E eu te amo, brother!/ Viver sempre na onda black!/ Ter orgulho de ser black!/ Curtir o amor de outro black!/ Saber que a cor branca, brother/ É a cor da bandeira da paz, da pureza/ E esses são os pontos de partida para toda a coisa boa, brother/ Divina razão pela qual amo você também, brother!/ Eu te amo brother!".
Nenhum comentário:
Postar um comentário