sábado, 19 de setembro de 2020

COMENDO PELAS BEIRADAS (92)


HOJE TEM O RETORNO DO TIME DO MEU CORAÇÃO, O NOROESTE - ALGO DO QUE VEJO EM CURSO
Sou noroestino de quatro costados, desses que não perde jogo, mesmo na maior das adversidades. Não arredo pé do Alfredo de Castilho, na alegria e na tristeza, na saúde e na doença. Inenarráveis contendas e idas e vindas ao estádio desde meus tempos de cueiros. Estávamos mais do que felizes neste ano, pois faltando apenas três rodadas para o termino da fase de classificação, já estávamos lá e com imensas chances de sair da AIII do Paulistão, galgando mais um degrau, ano que vem na AII. Só quem acompanha de perto tudo o que rola de dificuldades e percalços nessas divisões inferiores do futebol paulista sabe do que falo. O Noroeste e quem o toca pega o tal do touro a unha e destrincha algo ainda não totalmente entendido por mim. Neste momento mesmo, fico cá pensando com meus botões: como é possível, diante de tanta quebradeira, país praticamente parado, o Noroeste tendo praticamente fechado suas portas neste ano, só pensando em voltar ano que vem, aceita retornar - até para não punido - e o faz, conseguindo quase todo o mesmo elenco que tinha antes da pandemia, o mesmo técnico e sem grana?

Esse fênix, renascimento das cinzas é algo inexplicável no futebol, mas rola muito aqui pelo interior paulista. Nesta AIII mesmo vejo quase todos os demais times participantes do campeonato com as mesmas dificuldades, fazendo rifas, pedágios nas ruas de cada cidade, movimentando seus torcedores para algo solidário e tudo para arrecadar dinheiro para manter o que virá. Como conseguem e o arrecadado é suficiente? Futebol não é brincadeira e os custos são mais que altos, todos sabemos. A torcida bauruense faz até mais do que pode e agora, nessa campanha do Ingresso Solidário se supera. Ontem, sexta, fui lá na banca do Adilson Chamorro, comprar o meu ingresso, R$ 15 reais cada e o fiz também para meu amigo, o Claudio Lago, meu candidato a vereador no próximo pleito e assim demos nosso quinhão de contribuição para manter a chama noroestina mais do que acesa. Assim mesmo, sempre que posso ajudando, sei que isso tudo não é o suficiente para manter os gastos já assumidos pela Diretoria. De onde vem o restante? Algumas perguntas que gostaria de ver respondidas pelos atuais dirigentes e quem mais possa me esclarecer: De onde entra mais grana para o Noroeste neste momento? Da Federação entra algum? Quais são os atuais patrocinadores, eles existem? Qual a atual receita e despesa do time?

Pergunto isso tudo, pois diante do país e do momento atual vivido por todos, as dificuldades se multiplicaram e hoje, com pedidos variados e múltiplos de ajuda vindos de todos os lados, orçamentos mais que estourados, nosso rico dinheirinho precisa ter um destino mais do que conhecido. Eu ando envolvido em várias frentes neste momento, não só lutando pela restituição de um país hoje praticamente perdido, no fundo do poço, como tantas outras, quase todas com pedidos diários de ajuda. Esse pouco que faço em prol do Noroeste poderia fazê-lo para situações até mais conflitantes e necessárias, mas amante do futebol e das cores do meu vermelhinho, tive que comparecer. É pouco, mas é o que me é possível no momento. Tentarei comprar outros ingressos, mas queria ver algo vindo do lado de lá, com pronunciamento sério vindo dessa Diretoria, uma pegando o bonde andando, mostrando da seriedade financeira do que estão a realizar. 

No jogo de hoje estarei ouvindo, 17h, ouvidos ligados na 87FM, Jornada Esportiva, narração de Rafael Antonio Lisboa Mainini e equipe. Eis aqui outros abnegados noroestinos. Estes também tiram leite de pedra, pois imagino das dificuldades para eles conseguirem patrocínio e continuarem de portas abertas fazendo o belo trabalho que sempre fizeram em prol do esporte bauruense. Se existe algo mais onde gostaria de ajudar, dando também parte do meu quinhão é para o pessoal do Jornada, pois remam contra a maré e produzem o que de melhor temos no quesito esporte local e regional. São inigualáveis, imbatíveis e hoje concorrem com essa bazófia produzida pela imprensa massiva, a Jovem Pam, ops, digo, Velha Klan, a degeneração do jornalismo em tudo onde metem a colher. Portanto, defender o Noroeste, o país, resistir contra as investidas deste cruel e insano neoliberalismo predatório é também saber por onde estarei ouvindo os jogos. É isso, pequenas grandes coisas que não posso me esquecer de estar também sintonizado quando deste auspicioso momento, o do retorno ao campo do glorioso e centenário Esporte Clube Noroeste, o time do meu coração e de minha aldeia. Vou sempre estar com ele e ao seu lado, mesmo quando não concordava nem um pouco com o que via acontecendo em seus bastidores. Transparência se faz necessário em tudo. Ainda acredito numa possibilidade de administração popular, com torcedores de fato comandando os destinos deste grande time, algo construído coletivamente, sem desvios obscuros e vantagens pessoais, mas enquanto esse dia não chega, não posso me esquecer, hoje tem jogo e mesmo aqui em Bauru, 17h, contra o Comercial de Ribeirão Preto, sem público, estarei de ouvidos colados no radinho e acreditando que tudo vai dar certo, subiremos e daremos a volta por cima. Da mesma forma, luto e esgrimo diariamente para que o país reencontre seu caminho e volte a ser honrado, soberano e audaz como dantes. Dias melhores terão que vir, das ruas e das lutas, como dizia Roque Ferreira, pois como sabemos, essa vida é e mesmo um eterno palco de contendas. Essa só mais um delas.

QUESTÃO DE NOMENCLATURA - EMANCIPAR O POBRE
Tem momentos que é mais que ótimo ser chamado a atenção. Dias atrás o fui, assimilei muito bem o toque, tanto que faço questão de aqui reproduzir com a devida citação da fonte, ou seja, de que me puxou devidamente a orelha. O fato não se repete somente comigo, mas com muitos e serve não só para o ocorrido, mas para outros temas similares. Muitos candidatos e gente que se diz de esquerda, mais voltados com as questões sociais, gostam de afirmar algo assim: "Eu faço política pra pobre". Marcos Paulo Resende, o Comunista em Ação dá o toque: "Política pra pobre todos fazem, inclusive os de direita. Vocês precisam parar de ficar apregoando que se propõe a fazer política pra pobre. Vamos fazer uma política com propositura de política pra pobre. Isso é do ideário capitalista, burguês, pois esses precisam deste ideário exatamente pra manipular o pobre. Manter o povo pobre na base da ignorância para manter e impor as suas ideologias. O discurso socialista e classista é da emancipação da classe trabalhadora. Poucos querem e clamar no sentido dessa emancipação. Os encantadores de serpente, gente como o Raul, Gazzetta e todos os outros fazem política para manter o pobre na base do desespero e das migalhas, pra impor os seus programas de beneficiar dos de cima. É um absurdo ver essas coisas sendo reproduzidas pela boca de muita gente que se diz de esquerda. As coisas só irão mudar neste país quando a classe pobre for emancipada e não enquanto estiverem fazendo política pra eles".

EDUCADOR PAULO FREIRE COMPLETARIA HOJE 99 ANOS
O Brasil infelizmente não conhece quase nada do melhor e maior educador do mundo. Ele é brasileiro e hoje é repugnado pelos bolsonaristas nos poder, mais pela ignorância ou exatamente por saberem que, quando um povo sabe o que quer, gente como eles não teriam chance. A proposta libertadora da educação de Paulo Freire resiste exatamente aí, instruir o povo e assim impossibilitar que ele possa ser enganado pelos seus algozes, os que sendo lobos em peles de cordeiro, enganam a tudo e todos à sua volta. Bolsonaro e sua corja tem ciência do que fazem e daí, tentam a todo custo impingir em gente querendo libertar a mente do povo, pois com o povo pensando e ciente do que faz, não teriam chance nenhuma de continuarem fazendo o que estão a fazer, essa deliberada destruição do país. Nessa falada do educador numa palestra de um hora, algo mais sobre ele e para quem não o conhece, reproduz baboseiras a seu respeito, sem conhecimento de causa, eis a possibilidade de mudar de opinião. A pessoa quando começa a entender o que realmente se passa diante dos seus olhos ela não só se liberta, como se revolta e investe pesado contra quem lhe mantém no obscurantismo. Ah, se povo brasileiro ousasse descobrir o tanto de maldade que é feito hoje contra seus interesses. Como escrevi hoje num outro post, basta de ações para os pobres e tudo para emancipar o ser humano. Paulo Freire é um dos emancipadores do ser humano e é exatamente isso o que mais incomoda os que agem e apunhalam o povo.
Eis o link para assistir sua palestra - "Impossível seria não homenagear o patrono da educação brasileira, Paulo Freire, no dia em que celebraria 99 anos. Sua trajetória deixa para o mundo lições de como pensar na educação além do espaço escolar. Ficam os ensinamentos também para combater a educação excludente e elitista. Como forma de lembrar do nosso querido Paulo Freire, vamos transmitir uma palestra proferida por ele em novembro de 1994 na USP" -  https://www.facebook.com/groups/1758647674353458/permalink/2765974963620719/ 

Nenhum comentário: