domingo, 21 de março de 2010

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (26)
POSSIBILIDADES ATRAVÉS DE UMA ESTAMPA NUMA CAMISETA
Estou aqui no Rio de Janeiro (onde ficarei até a próxima quarta) e hoje, domingo, seguia só de metrô, sentido Centro até Copacabana (estava a caminho da casa de Tito Madi, para papos e almoço). O vagão vai lotando aos poucos e numa parada adentra um casal, só o lugar ao meu lado vago. Ele a deixa sentar e fica em pé na nossa frente. Quando olha para minha camiseta com a estampa do Che Guevara, abre um sorriso e me diz: "Ela é cubana e acaba de chegar ao Rio". Paro instantâneamente de ler minha revista e passamos a conversar. Diz ser física e estar no Rio, para aprimoramento profissional, devendo permanecer por aqui mais duas semanas. Seu nome é Beatriz Concepción Rosabal. Foram aproximadamente uns 10 minutos de um papo dos mais agradáveis, onde falamos da Cuba atual, da educação naquele país, de minha estada por lá e da insensibilidade midiática atual diante de um regime onde o humano é o privilegiado. Ressalto a ela o mesmo que o presidente Raúl disse quando esteve com Lula: "Aceitamos discutir tudo sobre Cuba, só que em igualdade de condições. Não me venha falar de uma morte, enquanto os EUA produzem milhares ao dia e nada é discutido. Discutindo tudo, abro o diálogo". Disse também sobre a felicidade que foi a vivida num portão de um escola infantil na periferia de Santiago de Cuba, quando presenciei ao lado do amigo Marcos Paulo, uma criança de quatro anos recitando versos de Pablo Neruda. "Quando isso acontece em qualquer outro país?", ressaltei. Trocamos emails, desço na estação Arcoverde, Copacabana e eles seguem até a próxima, em Ipanema. Quando desço fico pensando nessa coisa maravilhosa, do que uma simples imagem pode fazer com as pessoas. Eu ali sentado num banco de trem, de um momento para outro, por causa da estampa em minha camiseta, conheço gente que nunca imaginaria conhecer. Ganhei o dia. E sigo perambulando numa tarde chuvosa pelo Rio de Janeiro, eu e minha camiseta do Che.

5 comentários:

Anônimo disse...

Que inveja meu meu camarda. Você no Rio ao lado de uma linda cubana, aliás todas são belas.
Hasta siempre compañero.

Marcos Paulo
Mov. Comunismo em Ação

Mafuá do HPA disse...

caro Marcos
Foi mesmo muito belo o encontro com a cubana e seu amigo carioca. E foi tão rápido e eu aqui de uma lan-house nem postei junto ao texto algo muito interessante. Disse a ela que assim como nós, os cubanos podem viajar mundo afora, existindo um só impedimento, o economico, o de não ter dinheiro para essa finalidade. Viajens internacionais custam caro (nós podemos servir de exemplo, não? pago a minha até hoje). Para os cubanos as viagens internas são de custo reduzido, porém as para o exterior, só pagando. Citei a ela o caso da professora cubana residente em Bauru, nossa amiga Rosa Tolón, que por 3 vezes trouxe a mãe cubana até Bauru, pagando sua passagem. Ela pode vir sem problema algum, desde que tivesse a passagem paga. Ela concordou com tudo. Adorei o encontro, tanto que fiz questão do seu relato no blog.
Um abraço meu querido amigo do

Henrique, nesta semana, até quarta ausente do seu mafuá

Anônimo disse...

Liberdade para os presos políticos em Cuba.



Seja humano, Lula!

Pela segunda vez, prisioneiros políticos cubanos imploram ao Presidente do Brasil que interceda junto ao Presidente de Cuba para impedir que torturas e maus tratos continuem sendo a tônica nas prisões cubanas, aplicada contra adversários políticos pela polícia sanguinária da ditadura cubana, que já dura mais de 50 anos.
Na primeira vez, a Embaixada do Brasil negou-se a receber a carta dos presos e Lula praticamente assistiu a morte, por greve de fome, de Orlando Zapata Tamaya, um operário, depois de mais de 80 dias de sofrimento e falta de atendimento. Enquanto Zapata morria, Lula comemorava o seu reencontro com Fidel Castro, em fotos que chocaram os democratas e ativistas dos direitos humanos do mundo inteiro.
Agora, pela segunda vez, os presos políticos enviam carta à Lula, através da imprensa internacional, para que interceda pelo final da greve de fome de Guillermo Fariñas, um sociólogo, que se encontra nesta situação desde o dia da morte de Orlando Zapata. Ele pede que sejam libertados os presos políticos doentes, vários deles estado terminal, que necessitam de atendimento médico e do carinho dos seus familiares. Idosos e doentes, não representam perigo algum. A pergunta que fica é: Lula sujará as suas mãos com o sangue de mais um preso político cubano?
Os 136 Blogs pela Democracia estão liderando esta petition online para exigir que Lula seja humano! Que interceda junto a Raul e Fidel Castro para que atenda as exigências dos presos políticos. Que respeite a Declaração de Direitos Humanos e seja solidário com o sacrifício dos presos políticos, cuja existência é reconhecida diretamente pela ONU, condenado pelo Parlamento Europeu e pelas maiores lideranças mundiais. Eles não são presos comuns, Lula! São prisioneiros de consciência!
O Brasil pode e deve pressionar Raul e Fidel Castro para que libertem os presos políticos que necessitam de tratamento de saúde. O nosso país está fazendo pesados investimentos em Cuba, da ordem de U$ 2 bilhões de dólares, tendo, portanto, instrumentos de pressão para exigir que os Castros mudem o seu posicionamento. Não queremos um boicote! Queremos que Lula respeite o dinheiro do Brasil, que é fruto do suor de todos os brasileiros e que não pode ser usado para financiar crimes contra os direitos humanos.
Nosso pedido é: seja humano, Lula! Interceda pela libertação dos presos políticos de Cuba! Já e oficialmente! O Brasil não quer sujar as mãos com sangue de inocentes!

Blogs pela Democracia

Sincerely,

The Undersigned



http://www.petitiononline.com/Presos/petition.html

SANDRA ROSA BATISTA - sandra.rosa44@yahoo.com.br

Henrique disse...

Sandra, por favor procure outro fórum para invencionices. Já discuti isso aqui à exaustão por aqui e não sou de ficar me repetindo, sempre com as mesmas explicações. O tema aqui é outro e Cuba continua sendo para todo o mundo um oásis dentro desse imenso mar de imbecilidade que se transformou o mundo atual.

Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

Caro Henrique

Todavia estoy en Rio, regreso a Cuba en mayo.
Vi su blog. esta muy interesante

Le recomiedo la pagina web
www.rebelion.org

Cuando usted piensa ir a Cuba? Si le puedo dar indicaciones sobre
uiversidades que usted puede visitar.

Seguimos en contacto
saludos

Beatriz